A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), iniciou o processo de implantação do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-PE), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Na segunda-feira (18/09), servidores de todas secretarias executivas da SES-PE participaram de uma oficina voltada para estabelecimento do mecanismo.
Com um núcleo técnico especializado, o Centro reunirá, integrará e interpretará dados estratégicos, transformando informações complexas em conhecimento aplicável.
O resultado será um sistema de saúde mais ágil, eficiente e capaz de responder com precisão aos desafios e oportunidades do setor.
“O Centro de Inteligência em Saúde é um passo importante para Pernambuco. Mas não adianta termos as melhores tecnologias sem investir na preparação da equipe, e essa oficina cumpre esse papel de fortalecer o SUS e aprimorar a tomada de decisão em saúde”, disse o secretário Executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária a Saúde, Renan Freitas.
A princípio, ele vai atuar nas áreas de ondas de calor, mortalidade materno-infantil e acidentes de transporte e será expandido gradualmente.
O espaço segue exemplos de outros Centros implementados pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).
O objetivo é que seja constituída uma equipe técnica, que fique dedicada ao planejamento e monitoramento estratégico de indicadores de saúde, permitindo a análise integrada dos dados provenientes da vigilância em saúde e dos serviços de atenção básica, especializada, hospitalar e de urgência/emergência.
Por Portal de Prefeitura