
A cidade de Abaré, no norte da Bahia, com pouco mais de 18 mil habitantes, viveu uma manhã histórica no dia 01 de Junho de 2025. A 2ª edição da Alvorada de Abaré, uma festa cultural que começa às 5h30 da manhã e encerra às 15h, reuniu mais de 3 mil pessoas, movimentou a economia local, e projetou o município para além de suas fronteiras. Por trás desse sucesso, está a força criativa e estratégica do Grupo Saminina, que assinou toda a identidade visual, campanha publicitária e cobertura da festa.
Foi o primeiro ano da agência à frente da comunicação da Alvorada, e os números impressionam: 739,5 mil visualizações no Instagram da festa, com crescimento orgânico de mais de 1.500 novos seguidores em apenas algumas semanas. Tudo isso com campanha 100% orgânica, sem investimento em tráfego pago.
“O que entregamos em Abaré foi mais que uma campanha — foi um reposicionamento de imagem. Uma cidade em crescimento, do interior da Bahia, com uma festa matinal, tradicional e diferente do que o mercado costuma explorar. Transformamos isso em um produto cultural de grande valor, com estética, narrativa e visibilidade”, afirma Carla Carvalho, CEO do Grupo Saminina.
A agência foi responsável por: criação da marca da Alvorada, sinalização do evento, identidade visual, gerenciamento de redes sociais, plano de patrocínio, materiais on e offline e toda a cobertura audiovisual. Tudo isso com o olhar apurado e acompanhamento presencial de uma equipe multidisciplinar da agência.
“Nossa missão é entender a alma do evento, conhecer a história e repassar isso com profissionalismo. E foi exatamente o que fizemos desde as primeiras reuniões. A Alvorada é sobre emoção, fé, pertencimento. O desafio era comunicar isso sem perder a beleza estética e o impacto. E conseguimos”, conta Cléa Ferraz, Head de Atendimento do Grupo Saminina e responsável direta pela conta.
Para Ênyo Possidônio, presidente da Associação Cultural Alvorada de Abaré e responsável pela realização do evento, o trabalho da agência foi determinante:
“Foi a primeira vez que tivemos uma comunicação profissional de verdade. A Saminina não só entregou, como nos surpreendeu. Eles planejam, organizam, se envolvem e têm um time que entende de gente, de cultura, de arte e de impacto. A Alvorada ganhou uma nova dimensão com eles.”
O resultado, segundo a equipe da Saminina, é fruto de um trabalho com olhar sensivel: briefing bem construído, alinhamento com a comissão organizadora, estudo de posicionamento e uma entrega que uniu criatividade e estratégia.
O Grupo Saminina, que este ano também assinou pela quarta vez a campanha da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte-PE, e o São João de Mirandiba-PE e Parnamirim-PE, vem consolidando sua atuação como referência em comunicação cultural, institucional e governamental no Nordeste. A chegada a Abaré representa não só uma conquista profissional, mas também o reconhecimento de que eventos culturais regionais podem — e devem — ser tratados com o mesmo nível de excelência das grandes marcas e grandes capitais.

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.