O prefeito do Recife, João Campos, e a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitaram, na manhã desta segunda-feira (11), as obras de requalificação da Unidade Básica Tradicional (UBT) Mário Ramos, em Casa Amarela (Rua Oscar de Barros, s/n).
A unidade está passando por uma reforma de toda sua estrutura, com renovação de equipamentos e mobília, e será transformada em Unidade de Saúde da Família Mais (USF +), ganhando novas equipes, serviços e horário ampliado de atendimento à população. Com investimento de R$ 1,1 milhão, a nova USF + será entregue à população até o final de novembro deste ano.
“Aqui temos quatro novidades: a primeira é uma estrutura completamente nova, toda requalificada. A segunda é o aumento das equipes de Saúde da Família, com três equipes, e três equipes de Saúde Bucal”, explicou João Campos. “Outra novidade é que aqui vai ter uma Farmácia da Família. Nós prometemos duplicar as farmácias da família e esta será uma delas, voltada principalmente para medicação controlada. Teremos farmacêutico disponível para atender quem utiliza esse tipo de medicação nessa área da cidade. O quarto ponto é que aqui vai ter uma sala de telesaúde. Para quem for fazer teleconsulta ou teleatendimento, haverá um computador, internet e o espaço adequado para utilizar esse método. Já estamos implantando salas como essa em várias unidades, para que seja possível fazer consultas com especialistas do Recife e de todo o Brasil, através do nosso programa de teleconsulta”, disse o prefeito.
A obra de requalificação, dentro do alto padrão de qualidade das USF +, garantirá acessibilidade, climatização, novas instalações elétricas, hidráulicas e ambientes dentro das mais modernas normas da Anvisa para serviços de saúde. Estão sendo construídos consultórios, sala de vacina, de procedimentos e de acolhimento, além de uma Farmácia da Família. Essa obra foi um grande desafio vencido pela equipe de engenharia da Sesau, uma vez que, durante uma manutenção geral, foi verificado que a edificação antiga não possuía suporte estrutural. Por isso, foi necessário fazer a escavação de todo o terreno, encontrar as bases para, então, reerguer a unidade praticamente do zero.
“A USF+ Mário Ramos era uma Unidade Básica Tradicional e agora passa a ser uma USF+ para prestar todo o atendimento básico à população do entorno: consulta médica, consulta de enfermagem, pré-natal, consulta odontológica e a visita dos agentes comunitários nas casas da redondeza”, destacou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde. “É mais uma unidade completamente requalificada, climatizada e com várias novidades. Teremos mais uma Farmácia da Família e também uma sala de teleconsulta, já que a saúde do Recife vai investir nessa modalidade para reduzir as filas“, acrescentou.
Por Ponto de Vista