O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado nesta segunda-feira (27), ressalta a urgência de se promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Originalmente criado para focar na diminuição de acidentes físicos, o dia passou a englobar discussões sobre os riscos que afetam a saúde mental dos trabalhadores.
Além da correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs), é essencial que a prevenção considere fatores psicossociais, como sobrecarga de trabalho, pressão excessiva, conflitos e outras situações que possam levar ao adoecimento mental dos colaboradores.
Dados do Ministério da Previdência Social apontam que, em 2025, o Brasil registrou o maior número de afastamentos laborais relacionados a transtornos mentais em uma década, com mais de 546 mil casos. Esses transtornos ocupam a segunda posição entre as causas de afastamento, ficando atrás apenas das doenças que afetam a coluna.
Laura Pedrosa Caldas, psicóloga e perita judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), observa que elementos como pressão excessiva, modelos de gestão inadequados, conflitos, violência psicológica e a falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal têm um impacto significativo na saúde dos trabalhadores. A especialista, que é autora do livro "A saúde mental por um fio de alta tensão: entre os riscos psicossociais invisíveis e a governança psicossocial", propõe que a saúde mental seja integrada às estratégias de segurança nas organizações, não sendo apenas uma responsabilidade individual.
"Quem mais adoece pessoas são pessoas. A empresa não sai ilesa – assume o ônus da rotatividade, absenteísmo, presenteísmo, retrabalhos e boicotes de trabalhadores", afirma Laura.
Ela destaca que aspectos como excesso de cobrança, jornadas desgastantes, falta de autonomia, insegurança, relações abusivas e ambientes onde os trabalhadores não se sentem ouvidos podem prejudicar a saúde mental. Para a prevenção eficaz, é necessário que tanto empresas quanto trabalhadores atuem juntos.