PUBLICIDADE

Quaest: percepção sobre melhora na economia sobe pela 3ª vez seguida

Para 22% dos entrevistados da Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20/8), a economia brasileira melhorou nos últimos 12 meses. O índice foi atingido após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter o pior resultado em março deste ano, desde o início da série histórica do levantamento, iniciado em agosto de 2023.

Após os 16% em março que viam melhoria, o indicador passou para 18% em maio, 21% em julho e agora chega aos 22%. Ainda assim, há 46% que consideram que houve piora na economia nos últimos 12 meses. Outros 30% avaliam que ficou do mesmo jeito e houve 2% que não souberam opinar ou não responderam.

Os entrevistados também foram perguntados a respeito do preço dos alimentos. Para essa questão, 60% têm a percepção de que os produtos subiram no último mês contra 76% que pensavam assim no mês anterior. O percentual dos que consideram que os preços reduziram passou de 8% para 18%, entre julho e agosto.

A percepção dos entrevistados está em conformidade com o último resultado da inflação, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, o grupo alimentação recuou 0,27%. No mês anterior também houve recuo, de 0,18%. Em julho, os destaques foram as diminuições no preço do café (-10,1%) e da batata-inglesa (-20,27%).

Aprovação

O foco da pesquisa é a aprovação do governo Lula. O levantamento mostra que houve um segundo aumento consecutivo na aprovação, que alcançou 46%. O número anterior, referente a julho deste ano era de 43%.

Mesmo com a melhora na aprovação, a desaprovação a Lula ainda supera a provação. Há 51% que desaprovam o presidente. O resultado, nesse caso, também foi, de certa forma, positivo, pois no levantamento anterior o número era de 53%. Em maio, o percentual era ainda maior: 57%.

Confira a evolução dos dados:

A pesquisa

A pesquisa Quaest foi realizada do dia 13 ao dia 17 de agosto deste ano nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Foram realizadas 12.150 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança divulgado é de 95%.

Fonte: Metropole

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE