O veleiro pernambucano Adrenalina Pura consolidou seu favoritismo e conquistou a Fita Azul na 36ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) neste domingo (28).
A embarcação cortou a linha de chegada no Mirante do Boldró às 7h47 (horário de Recife), completando o percurso em 17h47min46s. Este tempo representa o quarto melhor da história da competição.
Hegemonia na Travessia
O resultado reafirma o domínio do Adrenalina Pura na Refeno. Os três melhores tempos da travessia também pertencem ao veleiro, incluindo o recorde estabelecido em 2007, quando percorreu as 300 milhas náuticas (560 km) entre Recife e Fernando de Noronha em 14h34min54s.
A largada da regata ocorreu no início da tarde de sábado (27), no Marco Zero do Recife, com a presença de um grande público.
Nesta edição, 95 embarcações participaram, divididas em cinco grupos. O Adrenalina Pura assumiu a liderança logo após a largada e manteve o ritmo até confirmar sua décima Fita Azul.
Um Histórico de Vitórias
Em dez participações na Refeno, o veleiro Adrenalina Pura se destacou por chegar sempre em primeiro lugar ao arquipélago. Foram sete conquistas entre 2000 e 2008, sendo a última sob a bandeira da Bahia, e três vitórias consecutivas representando Pernambuco em 2023, 2024 e agora, 2025.
A embarcação pertence aos sócios do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Avelar Loureiro e Cecília Peixoto.
“Temos que reverenciar esta máquina chamada Adrenalina Pura, que hoje tornou-se decacampeã da Refeno. Temos muita sorte de fazer parte desta história”, declarou Loureiro.
A Tripulação Campeã
A tripulação vitoriosa em 2025 foi composta por Benedicto Ferreira Neto, Carlos Antônio Filho, Eduardo Henrique de Oliveira, Lucas Sant’anna, Patrick Sena, Pedro João de Almeida, Ted Monteiro, Rafael Monteiro, além de Avelar Loureiro e Cecília Peixoto.
As demais embarcações continuam na disputa, e a organização da regata estima que todas cruzarão a linha de chegada em Fernando de Noronha até a noite de segunda-feira (29) ou na manhã de terça-feira (30).