Após três anos da concessão pública para a gestão privada de 26 terminais integrados de ônibus e metrô e 44 estações de BRT, a infraestrutura e a organização desses espaços de transporte público na Região Metropolitana do Recife mostram melhorias significativas.
Enquanto as estações de BRT ainda enfrentam desafios, como a falta de refrigeração que dificulta o controle de acesso, os terminais integrados (TIs) têm passado por uma transformação notável. A reforma dos espaços, a organização da operação e a modernização dos serviços oferecidos em quiosques e áreas comuns têm contribuído para criar ambientes menos hostis e mais agradáveis.
O TI Joana Bezerra, por onde circulam mais de 45 mil pessoas diariamente, é um exemplo dessa mudança. Antes marcado pela desordem e insegurança, o terminal foi um dos primeiros a ser revitalizados e hoje oferece um ambiente mais seguro e organizado para os passageiros.
“Acho que o terminal melhorou muito. Antes, era muito agitado, sem respeito às pessoas, principalmente no horário de pico da manhã. Muitos ambulantes vendendo de tudo, gritando, sem organização e segurança. Agora está bem melhor. Mais organizado e seguro. É claro que ainda precisa melhorar, mas percebo que isso está acontecendo”, relata Jhonathan Ferreira, usuário do TI Joana Bezerra.
Desde o início da gestão privada, em janeiro de 2022, os equipamentos de transporte público têm recebido melhorias constantes. Mais de 1.150 pessoas circulam diariamente pelos TIs e estações de BRT, representando mais de 80% dos passageiros do transporte público no Grande Recife.
O contrato de gestão, no valor de R$ 113 milhões por 35 anos, exige resultados da empresa responsável, a Nova Mobi Pernambuco. A empresa tem promovido mudanças significativas, tornando os terminais mais acessíveis, modernos, sustentáveis e seguros.
Uma das novidades implementadas nos TIs é o sistema de informações das linhas e horários dos ônibus em tempo real. Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) foram instalados em 14 dos 26 TIs, indicando as linhas, a chegada e a saída dos coletivos. As informações também são disponibilizadas em TVs de 55 polegadas e no aplicativo Cittamobi.
Outras melhorias incluem a instalação de bicicletários inteligentes nos terminais Joana Bezerra e CDU, que permitem a guarda segura das bicicletas com controle digital, e o Programa Informa, que diversifica a oferta de serviços e produtos nas estações, atraindo mais usuários. Atualmente, o programa está presente em quatro terminais, com 83 quiosques de produtos e serviços.
Os serviços previstos no contrato de concessão incluem obras emergenciais, como instalações elétricas, iluminação e hidrosanitárias, e melhorias, como a requalificação das áreas comuns, a construção/ampliação/reforma de módulos comerciais, sanitários, operacionais e administração, a implantação de nova comunicação visual e paisagismo, a adequação da acessibilidade, a instalação de painéis LED, a recuperação da sinalização viária e a construção de bicicletários.
Até o momento, todos os terminais tiveram as obras emergenciais finalizadas, 13 terminais tiveram as obras de melhorias finalizadas, 37 estações de BRT foram revitalizadas e 36 estações de BRT e 12 TIs estão conectados ao CORE e são totalmente monitorados. Além disso, quatro terminais já contam com sistema de energia solar implantado, que atende a nove TIs.
As obras de melhorias estão em andamento em 11 TIs e a implantação de tecnologia e de energia solar está em curso em 14 e 11 TIs, respectivamente.