Formado por crianças e adolescentes das comunidades dos Canos, território periférico de Arcoverde, o grupo Coco Erêmin traz para Salgueiro nesta terça, 19, e quarta-feira, 20, o projeto “Erês na pisada do coco no Sertão”. As atividades serão realizadas na Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Nossa Senhora de Fátima, com oficinas hoje e show artístico amanhã.
O objetivo da turnê é promover ações formativas de dança e percussão típicas do Samba de Coco de Arcoverde em escolas e creches, contemplando crianças e adolescentes. A ação já passou por Triunfo e Mirandiba e chegará a Araripina após a programação em Salgueiro
De acordo com o Coco Erêmin, as cidades foram selecionadas estrategicamente devido a parcerias já estabelecidas com grupos e pesquisadores culturais locais, o que permite um aprofundamento do intercâmbio entre coco e as diversas expressões populares de cada município.
As cidades recebem no primeiro dia duas oficinas simultâneas, com uma hora de duração: “Na batida do triângulo” (percussão) e “Pisada do trupé no tamanco” (dança). As aulas são ministradas por integrantes do grupo Erêmin. No segundo dia o público é convidado para um show completo do Coco Erêmin, repleto de cultura popular e alegria.
As ações são cuidadosamente acompanhadas por monitores adultos, que coordenam o grupo, garantindo a segurança e o bom andamento do projeto. As oficinas gratuitas ainda contam com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a pessoas com problemas auditivos.
Por Chico Gomes