A redação do Farol reecbeu visita de um integrante da equipe do SAMU-Serra Talhada, que acaba de completar 4 anos de bons serviços prestados a região. Mesmo enfrentando diversos problemas, inclusive, estruturais, os trabalhadores e trabalhadoras se dedicam por completo, a missão de salvar vidas.
Porém, o que pouca gente sabe é que o serviço ainda funciona com pouco planejamento e de forma precária. Leiam com atenção o depoimento abaixo, e saibam os bastidores de uma ‘batalha’ diária.
Leia o depoimento na íntegra:
“Ontem (terça-feira) o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – está comemorando 4 anos de atendimento. E como é bom poder contar com um serviço dessa grandeza em nossa região, com um atendimento personalizado e de tão grande importância para aqueles que necessitam.
Mas nem tudo é só alegria, o serviço hoje conta com um atendimento em mais de dez cidades de nosso sertão e apresenta com o passar dos anos vem apresentando falhas administrativas que a tempos vem sendo relatadas por alguns colaboradores que já passaram por esse serviço.
Com mudanças no quadro médico e também funcional, que ao invés de trazer mais qualidade ao serviço, também vem deixando desejar pela falta de experiência de alguns profissionais. Há também a questão dos EPIs que não são fornecidos da forma continua como deve ser feita.
Fardamentos, nunca se foi dado a quaisquer um dos colaboradores da assistência ou da administração. Quem quer novo que compre, e assim segue na parte de manutenção das ambulâncias. Estes dias tenho visto uma ambulância velha e sem condições rodando.
Uma noite destas estive lá na base e vi que tem uma ambulância parada e sem placa. Então, por que ela não está rodando? Há falas internas que já tem mais de um ano parada. O pagamento dos colaboradores estão em dia.
Mas fala se que quando chega a época do pagamento, sempre se houve da coordenadora que não tem previsão, que esta esperando os recursos de repasses, e que deixa todos inseguros. Houve recentemente, ou podemos dizer, não tão recente, uma seleção para contratação e regularização dos colaboradores, que há 3 anos trabalham sem férias, décimo terceiro ou qualquer outro direito trabalhista.
E até o momento não se vê chamar ninguém. Logo se vê que um serviço que poderia estar numa ascenção, beira a uma decadência. Mudanças pontuais foram feitas na parte administrativa, mas talvez não surta efeito, por conta do embate político que há entre governo municipal e governo estadual.
Gostaria de parabenizar todos os colaboradores, principalmente os da assistência, que há anos vêm fazendo o que pode e o que não pode para manter um atendimento de excelência.
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Por Farol de Notícias