PUBLICIDADE

Senado Federal Valida Nomes para Liderar ANS e Anvisa

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (19), os nomes indicados pela Presidência da República para cargos de direção nas principais agências reguladoras de saúde do país: ANS e Anvisa. A votação, realizada em plenário, confirmou Wadih Nemer Damous Filho para a direção-presidente da Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e Leandro Safatle para diretor-presidente da Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Daniela Marreco e Thiago Campos também foram confirmados como diretores da Anvisa.

A aprovação dos nomes ocorreu após sabatinas na semana anterior. Agora, os indicados aguardam a nomeação oficial pelo presidente da República para assumir suas funções.

A votação para o cargo de diretor-presidente da ANS, que exigia maioria absoluta, contou com a participação de 60 senadores. Wadih Damous obteve 38 votos favoráveis, 20 contrários e duas abstenções, gerando debates acalorados no plenário. O senador Sérgio Moro expressou sua oposição à indicação, criticando a atuação de Damous à frente da Senacon e suas ligações políticas. Em contrapartida, parlamentares da base governista defenderam a nomeação, ressaltando a competência e abertura ao diálogo do indicado. Damous, atual titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), substituirá Paulo Rebello. Ele é advogado, ex-presidente da OAB-RJ e ex-deputado federal.

As votações para os indicados à Anvisa transcorreram de forma mais consensual. Leandro Safatle, o novo presidente em substituição a Antônio Barra Torres, recebeu 54 votos a favor e dois contra. Economista e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação no Ministério da Saúde, Safatle já atuou na Fiocruz e foi consultor em diversas instituições.

Daniela Marreco foi aprovada com 59 votos favoráveis e uma abstenção. Bióloga com especialização em saúde coletiva pela Fiocruz, ela ocupa atualmente a secretaria-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) da Anvisa. Thiago Campos, por sua vez, recebeu 49 votos a favor e cinco contrários. Formado em direito, com especializações em gestão, ele é coordenador da consultoria jurídica da Ebserh e conselheiro do Conselho Estadual de Saúde da Bahia.

O Senado agendou uma nova sabatina para esta quarta-feira (20), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para avaliar a indicação de Lenise Secchin ao cargo de diretora da ANS, em decorrência do término do mandato de Alexandre Fioranelli. A indicação de Secchin também deverá ser submetida à votação no plenário do Senado, caso aprovada na comissão.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE