Pernambuco notificou mais sete novos casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Com isso, o estado chega ao total de 44 casos suspeitos. Além de três pacientes residentes de outros estados que notificaram possível intoxicação aqui.
As informações constam no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na tarde desta sexta-feira (10/10).
Dos setes casos suspeitos, um foi registrado no Recife, dois em Bodocó, um em Pedra, um em Lagoa do Ouro, e um em Tacaratu. Sendo quatro altas, um internamento e uma evasão hospitalar, respectivamente. O sétimo caso é um óbito do sexo masculino, de um morador de Olinda.
De acordo com a SES-PE, quatro casos notificados foram descartados. Sendo um em Lagoa do Ouro, dois em Jaboatão dos Guararapes e um em Olinda. No total, 17 casos já foram descartados.
O Ministério da Saúde enviou para Pernambuco uma remessa de 68 ampolas do antídoto fomepizol para tratamento de intoxicações por metanol.
A aquisição brasileira foi realizada com a subsidiária de uma empresa japonesa. O medicamento é considerado raro devido à baixa produção mundial.
Por Diário de Pernambuco

