O Sport volta a campo nesta quarta-feira (15), às 20h, na Ilha do Retiro, para encarar o Ceará em um clássico nordestino válido pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo marca um novo desafio para o Leão, que segue tentando um “milagre” na luta contra o rebaixamento.
Apesar do momento crítico, o Rubro-Negro tenta usar o fator casa como trunfo para reagir. Nos últimos oito anos, foram nove confrontos entre Sport e Ceará na Ilha do Retiro, com vantagem rubro-negra: seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
No entanto, o último encontro entre as equipes no Recife não traz boas lembranças para o torcedor leonino. Pelas quartas de final da Copa do Nordeste, em julho, o confronto terminou empatado em 0 a 0 e o Ceará venceu nos pênaltis, eliminando o Leão e marcando a reestreia de Daniel Paulista no comando técnico.
Na lanterna com 16 pontos, o time comandado por Daniel Paulista vem de derrota por 3 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e encara um cenário extremamente delicado na competição: segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Sport tem 98,6% de chances de cair para a Série B. A distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos, é de 12 pontos.
O Sport chega para o jogo diante do Ceará com desfalques importantes. O meia Hyoran está fora por conta de uma lesão na coxa sofrida ainda no primeiro tempo contra o Atlético-MG. A ausência do camisa 19 é sentida por Daniel Paulista, já que o jogador vinha em boa fase, sendo titular em quatro das últimas cinco partidas do Leão. A tendência é que Lucas Lima retorne à equipe e reassuma a vaga no meio-campo.
Outras baixas confirmadas são o volante colombiano Christian Rivera e o zagueiro Ramon Menezes, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Para o lugar de Ramon, o português João Silva é o favorito para formar dupla com Rafael Thyere na zaga.
No meio-campo, o técnico tem à disposição Pedro Augusto e Lucas Kal como opções diretas para a vaga deixada por Rivera, além do português Sérgio Oliveira.
Foto Rafael Vieira
Por Diário de Pernambuco

