PUBLICIDADE

STF teria ameaçado retaliação contra parlamentares caso Impeachment de Moraes avance, diz Basilia Rodrigues

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), descartou completamente a possibilidade de dar andamento ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em reunião com líderes partidários da base do Governo Lula e da oposição, nesta quinta-feira (7), o senador declarou: “Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”.

A declaração foi feita em tom elevado, durante encontro que contou com a presença dos senadores Rogério Marinho (PL-RN), Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Rogério (PL-RO), entre outros líderes. Irritado, Alcolumbre ressaltou que nem mesmo um pedido unânime dos senadores o faria colocar o processo em pauta.

A fala do presidente do Senado esfriou os ânimos dos aliados de Bolsonaro, que anunciaram ter alcançado as 41 assinaturas necessárias para que o pedido de impeachment seja considerado admissível, caso tivesse o aval da presidência da Casa.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), um dos articuladores da ofensiva contra Moraes, reagiu à fala de Alcolumbre: “Um processo de impeachment não é fruto de vontade do presidente da Casa. É um movimento de maturação e tempo. O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também não ia votar o impeachment de Dilma Rousseff. Mas uma hora o vento muda”, declarou.

Apesar do bloqueio político, Portinho celebrou o número de assinaturas alcançado: “Uma coisa de cada vez. Agora temos 41 assinaturas. Depois conseguiremos apoio para ter 54 votos. Vamos comemorar a vitória de hoje”, disse.

Segundo as regras, além das 41 assinaturas para a admissibilidade, são necessários 54 votos no plenário do Senado para que o impeachment de um ministro do STF seja aprovado. Com a decisão de Alcolumbre de não pautar o pedido, no entanto, o processo continua travado.

Fonte: No Centro do Poder

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE