PUBLICIDADE

Tornado Devasta Paraná: Cinco Mortos e Centenas de Feridos em Rio Bonito do Iguaçu

Um tornado atingiu a região centro-oeste do Paraná na última sexta-feira, deixando um rastro de destruição e um saldo trágico de cinco mortos e 432 feridos. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com cerca de 14 mil habitantes e localizada a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba, foi a mais afetada.

A Defesa Civil do Paraná confirmou os números na manhã deste sábado, informando ainda que 28 pessoas estão desabrigadas e cerca de mil desalojadas. Estima-se que o total de afetados chegue a 10 mil pessoas.

Fortes rajadas de vento provocaram destelhamentos, abalos em estruturas, queda de árvores e postes, deixando a cidade sem energia elétrica. Cerca de 50% das estruturas da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foram danificadas.

Imagens divulgadas mostram edifícios colapsados e carros revirados. A Defesa Civil informou que mais da metade da área urbana foi afetada por destelhamentos, muitos totais, além de inúmeros colapsos estruturais em edificações comerciais, órgãos públicos e residências. A malha viária também foi comprometida.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, confirmou a ocorrência do tornado e a mobilização de equipes da Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar para o resgate de vítimas e atendimento à saúde. Os feridos estão sendo encaminhados para hospitais da região, em cidades como Laranjeiras do Sul, Cascavel e Guarapuava.

Segundo o Simepar, o tornado foi ocasionado por uma tempestade classificada como “supercélula”, com ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h. A ocorrência foi classificada preliminarmente como um tornado categoria F2 da escala Fujita, mas pode ser reclassificada como categoria F3, equivalente a ventos acima de 250km/h, dependendo de novas análises.

O Corpo de Bombeiros está mobilizando equipes de outras partes do estado para reforçar os trabalhos de resgate. O foco, no momento, é a busca e salvamento de possíveis vítimas, triagem, atendimento pré-hospitalar e remoção de desabrigados.

Os temporais na região estão associados a uma combinação de fenômenos, incluindo o deslocamento de uma frente fria impulsionada por um sistema de baixa pressão atmosférica, ao mesmo tempo que um ciclone extratropical se desloca do continente para o oceano. Algumas cidades registraram ventos acima dos 70 km/h e volumes de chuva significativos.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE