Se há um ministro que tem feito da sua pasta do limão uma limonada, este é o pernambucano Silvio Costa Filho, em Portos e Aeroportos. Repete a façanha de outro conterrâneo saudoso que se foi cedo, Eduardo Campos, no comando de Ciência e Tecnologia no primeiro mandato de Lula, entre 2004 e 2005.
Silvinho, como é tratado pelos mais próximos, inclusive o chefe Lula, não para um instante, em agendas internacionais e no País. Em Pernambuco, alavanca os portos do Recife e Suape, retomou obras e projetos antigos, como os aeroportos de Caruaru e Serra Talhada. Este, aliás, terá em breve balizamento noturno.
Li, há pouco, que, pela primeira vez, entre janeiro e agosto, cinco aeroportos do Nordeste registraram simultaneamente recordes de movimentação de passageiros: Recife (6,3 milhões), Maceió (1,8 milhão), Porto Seguro (1,6 milhão), São Luís (1,1 milhão) e João Pessoa (1,1 milhão).
O feito marca um salto inédito na aviação brasileira e mostra que as politicas implantadas por Silvio Filho estão no caminho certo. Mostra também que o crescimento da região vai além dos tradicionais hubs de Salvador, Fortaleza e Recife. Destaques como João Pessoa, com alta acumulada de 20% no ano e 22% apenas em agosto, e São Luís, com expansão de 18% no mês, consolidam a descentralização da malha aérea.
Em todo Nordeste, foram 3,46 milhões de passageiros em agosto, contra 3,24 milhões no mesmo período de 2024, crescimento de 6,9%. No acumulado de janeiro a agosto, a alta é de 4,93%, reforçando o papel estratégico da região na economia e no turismo brasileiros. Os dados constam no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo o ministro, a expansão resulta de uma estratégia integrada entre governos e setor privado, com investimentos em infraestrutura, modernização de terminais e ampliação da malha aérea. “Esse movimento reflete tanto o bom momento econômico vivido pelo Brasil quanto a efetividade das políticas públicas implementadas neste Governo que retirou o País do atraso, superando uma era que ninguém quer mais de volta”, diz Silvinho.
RECORDE EM PASSAGEIROS – O avanço, ainda segundo o ministro, é puxado por duas frentes complementares: de um lado, o turismo, que segue impulsionando destinos litorâneos como Maceió e Porto Seguro; de outro, cidades como Fortaleza, Salvador e Recife, que consolidam como polos de negócios e hubs de voos internacionais. A combinação coloca a região como motor duplo da aviação nacional, capaz de atrair turistas, diversificar conexões e movimentar setores como hotelaria, comércio e serviços. Apenas os cinco aeroportos recordistas já somaram mais de 11 milhões de passageiros em oito meses.

Elogio público de Lula –Em meio as pressões e expectativas para a reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é só elogios ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Numa recente cerimônia, de assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o petista afirmou: “Quero parabenizar o companheiro Silvio Costa, o Silvinho, que é um menino, um pernambucano, que escolhi para ministro e ele tem dado certo, um esforço incrível no trabalho dele”. (Da Coluna do Magno Martins)

