O uso de eletrodomésticos se tornou indispensável no dia a dia, facilitando diversas tarefas domésticas. No entanto, é fundamental manter a atenção à segurança, especialmente na cozinha, para evitar acidentes elétricos e reduzir o consumo de energia com atitudes simples e eficazes.
Segundo o engenheiro elétrico Gleison Salvador explicou ao Metrópoles, todo aparelho de uso eventual deve ser desligado da tomada logo após o uso.
“Eletrodomésticos que têm a função de aquecer, como chaleiras elétricas, sanduicheiras, ferros de passar, aquecedores de ambiente e similares, precisam ser retirados da tomada imediatamente após o uso. Também é importante evitar deixá-los ligados no modo automático durante a noite ou enquanto se tira um cochilo”, orienta o profissional.
Entre os aparelhos com maior risco de acidentes estão aqueles que produzem calor, como torradeiras, fornos elétricos, ferros de passar e aquecedores.
O engenheiro também reforça que todo eletrodoméstico danificado pode representar risco de incêndio, por isso, não deve ser utilizado em hipótese alguma até que seja devidamente avaliado ou reparado.

