A cidade de São Paulo teve radar que, entre janeiro e julho do ano passado, chegou a aplicar mais de 300 multas em um único dia. A lista dos radares que mais flagraram infrações cometidas pelos motoristas traz velhos conhecidos dos paulistanos e também um equipamento que surpreende por ter alcançado a vice-liderança no ranking, após uma mudança no limite de velocidade.
O primeiro colocado entre os radares que mais multaram entre janeiro e julho, segundo dados mais atuais disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, fica na Avenida Prestes Mais, na pista em direção ao centro, logo após, a Passarela Rua das Noivas, entre a Estação da Luz e o túnel sob a Senador Queiróz, com velocidade máxima de 50 km/h.
Radar na Rua Heitor Penteador, na zona oeste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Radar na Rua Heitor Penteador, na zona oeste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Radar na Rua Heitor Penteador, na zona oeste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Radar na Rua Heitor Penteador, na zona oeste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Radar na Rua Heitor Penteador, na zona oeste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Placas na Rua Heitor Penteador, na zona oeste de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Não chega a ser novidade, porque também ficou no topo da lista em 2024, mesmo tendo entrado em operação apenas no segundo semestre.
Já o radar que desponta entre aqueles que mais multam em São Paulo surpreende por ter um volume de veículos menor do que grande parte dos outros que compõem o “top 10” das infrações em São Paulo.
Trata-se de um equipamento instalado na Rua Heitor Penteado, 25 metros depois da Rua Cristiano Viana, em uma subida, na pista em direção ao centro. Em fevereiro, o limite de velocidade no local caiu de 50 km/h para 40 km/h, e as multas saltaram da casa de 700 para até 8.000 por mês.
Em agosto, a prefeitura voltou atrás e recolocou o limite de 50 km/h naquele ponto da Heitor Penteado. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a mudança tinha se dado a pedido de uma escola nas proximidades e, agora, é estudada uma alternativa.
Levantamento realizado por autoridade de trânsito em outubro de 2023 mostrou que a Heitor Penteado naqueles ponto é uma via arterial, com um volume médio diário (VMD) de 42 mil veículos. É praticamente metade dos 85 mil veículos que passam pelo equipamento na altura do 638 da Avenida Alcântara Machado, que aplicou quase 24 mil multas.
O radar da Heitor Penteado flagra quem ultrapassa o limite de 50 km/h, rodízios comum e de caminhões. Segundo o laudo, é um local com “trânsito de vulneráveis”, como pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas e veículos não motorizados.
O ranking dos radares que mais multam também traz um equipamento que chama a atenção pelo fato de flagrar tantas infrações, com baixo VMD, mesmo após inúmeras reportagens e alertas divulgados em redes sociais, na região da Faria Lima.
O volume médio diário da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, na altura do 2.453, é de menos de 10 mil veículos. Entretanto, de janeiro a julho do ano passado, o equipamento instalado no local registrou mais de 24 mil infrações. É uma via arterial também com “trânsito de vulneráveis”, incluindo crianças, onde a velocidade máxima permitida é de 40 km/h.
Veja a lista dos 10 radares que mais multaram em 2025*
Local – Multas
- Avenida Prestes Maia (Bairro/Centro), a mais 13 metros do número 913 A – 66.131
- Rua Heitor Penteado (Bairro/Centro) a mais 25m da Rua Cristiano Viana – 42.098
- Av. Santos Dumont (Centro/Bairro) a menos 162m da Av do Estado – 38.825
- Av. Santos Dumont (Bairro/Centro) a menos 20m R. Rodolfo Miranda – 33.892
- Marg. Tietê, Pista Expressa (Castelo Branco/Ayrton Senna) a menos 55m Ponte do Limão – 33.695
- Av Embaixador Macedo Soares (Cb/As) nº 10001 – 30.624
- Av. Nove de Julho (Centro/Bairro) nº 5.866 – 28.550
- Av. Queiroz Filho (Centro/Bairro) nº 1700 – 25.570
- Al. Gabriel Monteiro da Silva (Marg. Pinheiros/Centro) nº 2.453 – 24.117
- Av. Alcântara Machado (Centro/Bairro) nº 638 – 23.754
(*de janeiro a julho)
O que diz a Prefeitura de SP
Sobre o radar da Rua Heitor Penteador, nas proximidades da Rua Cristiano Viana, a CET diz que realiza avaliação de medidas de segurança no local mencionado pela reportagem.
“Em um primeiro momento, em caráter experimental, a pedido de uma escola no trecho, o equipamento de fiscalização eletrônica instalado no cruzamento da Rua Heitor Penteado com a Rua Alves Guimarães, sentido centro, teve a velocidade máxima alterada de 50 km para 40 km”, diz, em nota.
Segundo a CET, após meses de testes e avaliações, verificou-se um aumento considerável de autuações no radar e, ao mesmo tempo, não houve redução de velocidade por parte dos motoristas.
“Diante deste cenário, desde agosto de 2025, o equipamento voltou a operar com o limite de 50 km/h”, afirma.
A CET diz que, atualmente, novas alternativas estão em estudo a fim de garantir a segurança dos pedestres e dos motoristas no trecho mencionado.