Sete dos últimos 10 campeões da World Surf League (WSL) foram brasileiros. A lista inaugurada por Gabriel Medina em 2014 e prolongada por ele mesmo, Adriano de Souza, Italo Ferreira e Filipe Toledo foi atualizada nesta segunda-feira (1º/9), com a primeira conquista de Yago Dora.
Paranaense radicado em Florianópolis, Yago desbancou o americano Griffin Colapinto no último duelo do WSL Finals, em Fiji. Líder do ranking após o fim da temporada regular, o brasileiro de 29 anos tinha o privilégio de precisar vencer somente uma bateria para faturar o troféu. Caso perdesse, a disputaria se tornaria melhor de três. O talento das águas teve uma decisão tranquila, com quase nenhum susto. Fechou o confronto com nota 15,66 contra 12,33.
“Obrigado a todos que me acompanham e me ajudam de alguma forma. É fruto de muito trabalho. Estou feliz demais de levar esse título para o Brasil. Obrigado”, discursou, ainda na água, à transmissão internacional da WSL.
Yago fechou a temporada como o surfista mais vitorioso desta temporada da WSL. Com a decisão em Fiji, o Circuito Mundial chegou a 12 etapas. Além da final, o brasileiro foi soberano em outras duas: Peniche (Portugal) e Trestles (Estados Unidos). O Brasil é o país com mais vitórias. Além de Yago, Italo Ferreira e Filipe Toledo ergueram troféus em Abu Dhabi e Gold Coast, respectivamente.
Leia a matéria completa no site do Correio.
📷: Ed Sloane/World Surf League