Destaque
Funaro contradiz ex-assessor e liga Temer a propina
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/08/temer_ieko90.jpg)
Operador financeiro diz ter “certeza” que Cunha “dava um percentual também para Temer” do esquema que ele “capitaneava”.
Em depoimento gravado em vídeo, o operador financeiro Lúcio Funaro afirmou que o advogado José Yunes, ex-assessor especial de Michel Temer, “tinha certeza” de que entregou a ele uma caixa com dinheiro em setembro de 2014, às vésperas da eleição.
Ao falar sobre desvios na Caixa Econômica Federal, Funaro disse ter “certeza” que o ex-deputado Eduardo Cunha “dava um percentual também para o Michel Temer” do esquema que ele, Cunha, “capitaneava”.
“Eu nunca cheguei a entregar, mas o Altair (Altair Alves, operador de Cunha) deve ter entregado, assim, algumas vezes. O Altair às vezes comentava que tinha que entregar um dinheiro para o Michel”, disse.
Funaro disse ainda que o presidente atuou em defesa de interesses de empresas portuárias durante a tramitação da MP (Medida Provisória) dos Portos, em 2013.
A Folha de S.Paulo teve acesso à gravação do depoimento prestado por Funaro à Procuradoria-Geral da República em 23 de agosto. Seu acordo de colaboração foi homologado pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Parte da delação foi usada na última denúncia da PGR contra Temer, sob acusação de obstrução de Justiça e organização criminosa, à espera de apreciação da Câmara.
Até hoje, haviam sido divulgados trechos da delação retirados de termos de depoimentos e do anexo (espécie de roteiro de apresentação) que ele entregou na negociação.
Nos vídeos, agora revelados pela Folha, Funaro conta sua participação num esquema de desvios ligados ao PMDB. Ele detalha, por exemplo, sua versão sobre o episódio que levou à saída de Yunes da assessoria de Temer em dezembro.
O relato de Funaro diverge do de Yunes, que afirmou ter sido “mula” do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) para receber do delator um pacote com dinheiro. O delator afirma que essa versão do advogado “é impossível”, e que ele é que foi até Yunes receber o pacote.
“Ele [Yunes] tinha certeza que era dinheiro, ele sabia que era dinheiro, tanto que ele perguntou se meu carro estava na garagem, porque ele não queria que eu corresse risco de sair com a caixa para a rua. E até pelo próprio peso da caixa, para um volume de R$ 1 milhão, é uma caixa bem pesada”, afirmou Funaro.
No relato, Funaro diz que foi pegar no escritório de Yunes uma caixa com R$ 1 milhão a pedido do ex-ministro Geddel Vieira Lima, hoje preso na Papuda. “Todo mundo sabe que a caixa tem dinheiro. Isso aí está óbvio que a caixa tinha dinheiro”, disse Funaro.
A PGR então perguntou: “O José Yunes sabia que existia dinheiro na caixa?”? “Lógico, lógico. Ele sabia que eu iria lá retirar dinheiro. […] Eu fui receber dinheiro que ele [Yunes] tinha recebido da Odebrecht, a parte que era destinada a financiar a campanha do Geddel”, afirmou.
No vídeo, Funaro relatou a visita ao escritório do ex-assessor de Temer: “Parei o carro na garagem e a secretária dele me levou até a sala dele, que ficava no primeiro andar. É uma casa que tem até um elevador dentro. Subi nesse elevador e fui até a sala dele”.
“E aí desci, quando desci junto com ele e aí ele falou: o seu carro está aí dentro? Eu falei ‘tá’. Aí ele pegou e solicitou que a secretária entregasse uma caixa pra ele e ele pegou essa caixa, me entregou e eu pus essa caixa não sei se foi no banco de trás do carro ou no porta-mala de trás do carro”, disse.
PORTOS
Funaro contou ainda que soube da interferência de Temer na medida provisória dos Portos porque Cunha lhe contou. O delator mencionou supostas relações de Temer e Cunha com três empresas que operam no porto de Santos, no litoral paulista: a Rodrimar, o grupo Libra e a Santos Brasil, além da Eldorado Celulose, que pertencia ao grupo J&F, controlador da JBS, e que tinha interesse em atuar em uma área própria em Santos.
A Rodrimar é alvo de um inquérito aberto recentemente no STF para investigar suposto favorecimento à empresa na edição de decreto sobre portos assinado por Temer em maio deste ano.
“Essa MP foi feita para reforma do setor portuário e ela ia trazer um grande prejuízo para o grupo Libra, que é um grupo aliado de Cunha e, por consequência, de Michel Temer, porque é um dos grandes doadores das campanhas de Michel Temer”, disse Funaro.
Com informações da Folhapress.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Destaque
Prefeitura de Salgueiro alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sem-titulo-17.png)
A Prefeitura de Salgueiro, em Pernambuco, reforça a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças podem apresentar sintomas semelhantes, mas possuem diferenças importantes:
- Dengue: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e sangramentos.
- Zika: febre baixa, coceira, olhos vermelhos, manchas na pele e dor leve nas articulações.
- Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, e manchas vermelhas.
A população deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, procurar um posto de saúde. A melhor forma de proteção é a prevenção: elimine criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Pix tem instabilidade no início da tarde desta sexta-feira
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2021/07/pix-banco-central-capa2019-01-e1627042121300.jpg)
Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.
Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota.
Reclamações
Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30.
O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto.
Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix.
Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.
Foto Shutterstock
Por Agência Brasil
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Pix já pode integrar sistema internacional de pagamento
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2023/08/PIX.jpg)
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (6) que a tecnologia desenvolvida com a criação do Pix no Brasil pode ser usada na integração de outros sistemas de pagamento instantâneo ao redor do mundo.
A tecnologia para conectar pagamentos internacionais rápidos já existe, segundo Galípolo. “O Pix tem o potencial de integração de pagamentos com sistemas instantâneos internacionais. Hoje, a tecnologia não é mais um obstáculo para essa conexão”, disse ele em uma fala de oito minutos no Conferência Chapultepec, no México, realizada para discutir o aprimoramento da infraestrutura financeira nas Américas.
Para isso, afirmou, os países interessados precisam entrar em acordo. “Para integrar o sistema de pagamento internacional, precisamos estabelecer um campo de jogo com regras mínimas”, disse ele sobre a “facilitação” dessas transações financeiras.
“Cada país pode ter seu próprio sistema de pagamento rápido, e a tecnologia [criada] pode conectar diferentes sistemas de pagamento instantâneos de diferentes maneiras”, disse o presidente do Banco Central do Brasil.
A criação do Pix
Galípolo disse que a criação do Pix enfrentou obstáculos. “[Foram] mais de 10 anos de resistência” desde sua proposição, disse ele sobre a tecnologia, lançada em 2020.
Para tirar o projeto do papel, o BC precisou entrar em campo. A instituição atuou como “regulador de sistema de pagamento para forçar a participação de mais de 500 mil contas e instituições”, afirmou. “A criação de uma massa crítica de usuários foi crucial para o sucesso do Pix.”
Como resultado, disse, “o Pix aumentou a competição no setor de pagamento brasileiro”. “Também cobriu a demanda por uma opção de pagamento rápida, barata, fácil e segura”, concluiu.
Não é só no Brasil
Mais de 50 países têm sistemas de pagamento instantâneo. É o caso da MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão. O Brasil é o 8º país com mais transações do tipo, segundo um relatório global da ACI Worldwide e GlobalData.
Fonte: UOL
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos