Conecte-se Conosco

Destaque

Operação Torrentes: Três coronéis da PMs presos e um Tenente Coronel com tornozeleira eletrônica

Publicado

em

Tenente-coronel Laurinaldo Félix do Nascimento – Foto: Divulgação

 

Depois da audiência de custódia realizada na tarde desta quinta (9), na sede da Justiça Federal, a 36ª Vara Federal decidiu que três dos quatro militares presos pela Polícia Federal (PF) na Operação Torrentes, que investiga fraudes em ações de reconstrução de cidades castigadas pelas chuvas na Mata Sul do estado em 2010 e 2017, vão para um presídio da Polícia Militar em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco. O quarto militar julgado fica preso em regime domiciliar, com monitoramento através de tornozeleira eletrônica.

Os coronéis Fábio de Alcântara Rosendo e Roberto Gomes de Melo Filho, além do coronel aposentado Waldemir José Vasconcelos de Araújo, seguiram para a Academia da Polícia Militar, em Paudalho, em cumprimento à ordem de prisão temporária pelo prazo de 5 dias. O tenente-coronel Laurinaldo Félix do Nascimento passa a ser monitorado por tornozeleira eletrônica “em razão da necessidade de submissão a procedimento médico em hospital particular, previamente marcado”, segundo nota da Justiça Federal em Pernambuco.

O quarteto teve participação efetiva nas fraudes de recursos federais destinados a ações de reconstrução de cidades pernambucanas atingidas por enchentes, neste ano e em 2010, de acordo com a PF.

Segundo a PF, Laurinaldo Félix era o coordenador administrativo da Casa Militar na Operação Prontidão, de 2017, e responsável por pregões de licitação e chefe dos processos na Operação Reconstrução, em 2010, duas ações criadas pelo governo estadual para dar auxílio a flagelados das cheias que devastaram municípios pernambucanos nesses dois anos. Além dele, os outros três oficiais militares tiveram participação efetiva nas fraudes de recursos federais destinados às ações de reconstrução de cidades atingidas pelas enchentes, de acordo com a Polícia Federal.

O grupo de 14 pessoas chegou à sede da Justiça Federal em Pernambuco, no bairro do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife, por volta das 15h30. À noite, foram divulgados os resultados das audiências de custódia.

Segundo decisão da juíza titular da 36ª Vara, Carolina Souza Malta, os presos Antônio Manoel de Andrade Junior, Antônio Trajano da Rocha Neto, Heverton Soares da Silva, Ricardo Henrique Reis dos Santos, Ricardo José de Padilha Carício, João Henrique dos Santos e Daniel Pereira da Costa Lucas foram encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, em cumprimento à ordem de prisão temporária pelo prazo de 5 dias.

Também em cumprimento a essa ordem, Roseane Santos Andrade, Taciana Santos Costa e Rafaela Carrazzone da Cruz Gouveia Padilha, que é esposa do empresário Ricardo Padilha, foram encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Recife.

A Operação Torrentes surgiu a partir de denúncias anônimas envidas à Controladoria Geral da União em Pernambuco, no ano passado. Os contratos investigados totalizam R$ 450 milhões para compra de comida, colchões, filtros de água e lonas de proteção para os desabrigados. Segundo a PF, a fraude no valor de contratos para reestruturação de municípios da Mata Sul de Pernambuco após as enchentes de 2010 e deste ano pode chegar até a 30%. Segundo os investigadores, foi verificado ainda um conluio entre quatro grupos de empresas para que se conseguisse as licitações durante os períodos emergenciais. (Veja vídeo acima)

De acordo com a PF, a 36ª Vara Federal expediu 71 mandados judiciais, sendo 36 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 20 de condução coercitiva. Também houve uma condução coercitiva no Pará. Os 260 agentes da PF, de 10 estados, realizaram buscas nos prédios da Casa Militar do governo pernambucano, onde atuavam os PMs detidos, e da Vice-Governadoria, no Recife. Houve operação também no Centro de Abastecimento de Pernambuco (Ceasa), Coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe), bem como em imóveis no Recife e em Olinda.

Todos os mandados foram cumpridos, com exceção de um de prisão de temporária, mas o advogado de Ítalo Henrique Silva Jaques afirmou que o cliente irá se apresentar à polícia na sexta (10). Além dos oficiais militares, outras pessoas foram presas pela PF nesta quinta (9). Entre elas, estão dois empresários suspeitos da prática de irregularidades ao fornecer mantimentos para os flagelados, mediantes contratos fraudulentos: Antonio Manoel de Andrade Junior e Ricardo José de Padilha Carício, que tinha sido preso em outubro deste ano, durante a Operação Mata Norte, que investigou fraudes em licitações de merenda escolar em cidades dessa região pernambucana.

Também foram levados para depor quatro oficiais da PM. Entre eles, o coronel Carlos D’Albuquerque, ex-comandante-geral da corporação até fevereiro deste ano. Também seguiu para a sede da PF, no Centro do Recife, o ex-secretário da Casa Militar de Pernambuco coronel Mário Cavalcanti, que trabalhou com o ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um acidente de avião em 2014. (Veja vídeo acima)

Os outros militares levados para prestar depoimento foram o tenente-coronel Jair Carneiro Leão e o capitão Rolney Feitosa de Souza. Estão na lista de conduções coercitivas outros PMs: o aposentado Adauto Chaves da Cruz Gouveia Filho, o soldado Patrese Pinto e Silva e Emmanoel Feliciano Ribeiro. A PF também cumpriu mandados de condução coercitiva contra civis. Entre eles, destacam-se o empresário Rogério Fabrízio Roque Neiva e o ex-chefe do Ceasa Romero Fitipaldi Pontual.

Seguiram, ainda, para prestar depoimento: Karina Carrazzonne Pacífico da Rocha, Diego César Silva Jaques, Josileide Gomes Neiva, Diego Renato Carneiro de Andrade, Elza Maria José de Santana,Sybelle Maria de Araújo Lima, Wagner Belizário da Silva, Adriana Padilha Carício Montenegtro, além de Tertuliano de Oliveira Montenegro e José Walter Alves Ferreira. Tiago Augusto Silva Jaques foi alvo de condução coercitiva no Pará. (Veja vídeo abaixo)

Procurado pelo G1, advogado Ademar Rigueira, que representa Ricardo José de Padilha Carício, Rafaela Carrazzone da Cruz Gouveia Padilha, Taciana Santos Costa, Ricardo Henrique Reis dos Santos e João Henrique dos Santos, informou que estava em conferência com outros advogados de defesa e só se pronunciaria depois de ter acesso à denúncia completa.

Rigueira também é o advogado de defesa do empresário Romero Fitipaldi Pontual e assinou uma nota divulgada na tarde desta quinta (9). “Na operação de hoje não houve nenhuma determinação judicial de prisão contra o empresário Romero Pontual. Na verdade, houve apenas uma busca e apreensão de documentos em sua residência. Ele já prestou depoimento perante a Polícia Federal. Em seu depoimento, esclareceu todos os atos administrativos praticados, bem como sua retidão e regularidade. Maiores esclarecimentos serão prestados quando a defesa tiver acesso à cópia integral do inquérito policial em andamento”, traz o texto.

Por telefone, o advogado Rafael Caetano, que defende Roseane Santos de Andrade, presa temporariamente, e Diego Renato Carneiro de Andrade, alvo de condução coercitiva, informou que vai se pronunciar apenas quando tiver acesso aos autos.

O G1 tenta contato com as defesas dos demais presos na Operação Torrentes. Após serem ouvidos, todos foram encaminhados para fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na área central da cidade, e compareceram à audiência de custódia.

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta (9), uma nota sobre a Operação Torrentes:

“Com relação à operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União realizada hoje (09.11) em prédios da Secretaria da Casa Militar do Estado, o Governo de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização.

A Operação Reconstrução, ocorrida a partir de julho de 2010, envolveu recursos advindos do Estado de Pernambuco e da União, dirigidos ao atendimento emergencial às 120 mil pessoas da Zona da Mata Sul atingidas pela enchente, bem como o trabalho de reconstrução das cidades.

As prestações de contas respectivas foram apresentadas a tempo e modo às autoridades competentes, estaduais e federais. Não foi descumprido nenhum prazo ou foi negada nenhuma informação por parte do Governo de Pernambuco.

Com relação à Operação Prontidão, realizada após a enchente deste ano de 2017, os prazos de prestação de conta ainda estão em curso.

A Operação Reconstrução construiu a Barragem de Serro Azul e cinco hospitais, o Hospital Regional de Palmares, os hospitais municipais de Água Preta, Cortês, Barreiros e de Jaqueira. A Operação Reconstrução também entregou 12.131 mil casas; recuperou ou reconstruiu 71 pontes, recuperou 185 vias urbanas e 28 muros de arrimo em diversos municípios atingidos.

A Operação Reconstrução recuperou, ainda, 63,13 quilômetros de rodovias e 203 quilômetros de estradas vicinais; reconstruiu 29 escolas atingidas, revitalizou a orla de Palmares; recuperou e reconstruiu 123 bueiros e 11 passagens molhadas, promoveu a dragagem do Rio Una e criou a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico. (Do G1)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Colisão na Avenida Boa Viagem: cachorro resgatado após acidente segue na UTI, mas se recupera bem

No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, emitiu um boletim clínico atualizando sobre o estado de saúde do pet.

Publicado

em

O cão Spike, o único sobrevivente do acidente de trânsito na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, que deixou seis pessoas mortas, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de uma clínica veterinária, no Recife. 
No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade,  emitiu um boletim clínico atualizado sobre o estado de saúde do pet. 
Segundo a unidade de saúde animal, Spike se recupera bem da “cirurgia de alta complexidade” à qual precisou ser submetido na segunda (22), horas após a colisão do automóvel Ônix com uma árvore, que vitimou seis jovens, inclusive a ex-tutora do pet, Raquel Chaves Fernandes da Silva, de 21 anos. 
Segundo a clínica veterinária, a equipe médica que está tratando o pet classificou que o cão “continua nos surpreendendo com a sua evolução” e que “a recuperação pós-cirúrgica segue evoluindo muito bem, com o pet já conseguindo se alimentar e demonstrando força para tentar se levantar do leito”, declarou a Pet Dream, por meio de um comunicado emitido nas redes sociais da clínica veterinária. 
Ainda segundo a unidade médica,  muitas pessoas demonstraram interesse em visitar o cão no leito da UTI da clínica, contudo, a direção da Pet Dream salientou em nota que, “diante de um caso tão especial, compreendemos que todos gostariam de ver nosso amigo de perto, mas, neste momento, Spike/Milagre continua internado na UTI e, por isso, só pode receber visitas de seus responsáveis”. 
Vaquinha
Na manhã desta terça (23), a vaquinha online aberta para ajudar nos custos da cirurgia de Spike, bateu a meta de R$ 15 mil e foi encerrada. 
O pet foi resgatado pela jornalista Taciana Góes e pela servidora pública Cecília Carvalho.
“Ele está evoluindo muito, não tem previsão ainda da nova cirurgia”, declarou Taciana Góes. 
O anúncio do encerramento da Vaquinha foi feito por meio das redes sociais e, segundo Cecília, o valor arrecadado é suficiente para pagar duas cirurgias que o animal precisa fazer. 
De acordo com ela, o valor extra será doado para outros pets.
Caso a gente precise, daqui para frente, a gente vai reabrir a vaquinha. E, se por acaso, sobrar algum dinheiro, a gente vai destinar à causa animal ou a outras cirurgias. Mas, por enquanto, a gente vai garantir que Spike tenha uma boa recuperação. Ele vai precisar de tratamentos depois [da cirurgia]”, informou Cecília em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
A colisão
A colisão entre o carro e a árvore aconteceu nesta segunda-feira (22) por volta das 4h na Avenida Boa Viagem, no Pina, Zona Sul do Recife. No carro estavam seis pessoas e um cachorro. Cinco pessoas morreram no local e uma foi levada para o Hospital da Restauração (HR), mas não resistiu e morreu no mesmo dia.
As vítimas estariam perseguindo suspeitos de um assalto em um luau, minutos antes, na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul. A informação sobre o assalto e perseguição foi repassada por familiares do mototaxista Arthur Felipe de Oliveira, de 20 anos, um dos jovens que morreu na batida.
Com o impacto da colisão, o motor do carro se desprendeu e ficou a 30 metros do local do sinistro.
Foto Instagram
Por Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Grupo de Oração realiza o 2º CONFIAI em Serra Talhada

Publicado

em

O Grupo de Oração Jesus, eu confio em vós, da Renovação Carismática Católica (RCC), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, realizará no próximo domingo, dia 28, o Confiai, um encontro por cura e libertação que acontecerá na quadra do Colégio Municipal Cônego Tôrres, das 8h às 17h, com o tema “A misericórdia do Senhor quer nos curar para sermos promotores da paz!”.

O Confiai é um encontro que surgiu do coração de Deus através de muita oração e escuta. É alusivo ao aniversário do Grupo de Oração Jesus, eu confio em vós, primeiro grupo de oração da RCC em Serra Talhada (1992) e é uma oportunidade de renovação da fé, fortalecimento dos nossos laços em comunidade e busca pela cura e libertação que tanto precisamos em nossas vidas.

Na oportunidade, teremos a honra de receber pessoas iluminadas que nos guiarão em momentos de profunda espiritualidade: Wellington Carvalho – Presidente do Conselho Estadual da RCCPE; Padre Edilberto – Nosso Pároco – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário; Padre Fábio de Abreu – Pároco da Paróquia de Santo Onofre, Junco do Seridó/PB e Lila – Coordenadora do Grupo de Oração Ágape, São José do Egito/PE.

Ao longo do dia teremos louvor, animação, pregação, adoração e celebração da Santa Missa. Além disso, terá o Confiai Kids, encontro para crianças de 4 a 14 anos. O encontro será aberto ao público, com entrada gratuita e, para quem desejar almoçar no local, as marmitas estão sendo reservadas até o dia 26 (sexta-feira) através dos contatos abaixo mencionados pelo valor de R$ 15,00.

Traga sua família, amigos, e todos que você ama para vivermos juntos esse dia de bênçãos e graças.

Estamos contando com a presença de todos vocês para que juntos possamos celebrar e exaltar a nossa fé. Que Deus abençoe a todos e nos permita viver esse momento especial com muita alegria e paz!

Jesus, eu confio em vós!

Informações e reserva de marmitas:

Cícero: (87) 99905-1831

Wanderson (87) 98803-4080

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Fabinho anuncia que governadora entregará mais de 600 escrituras públicas a moradores do bairro Cohab em Salgueiro

Publicado

em

Em entrevista ao comunicador Ednaldo Barros, na Salgueiro FM, nesta terça-feira (23), o pré-candidato a prefeito de Salgueiro pelo PRD, Fabinho Lisandro, anunciou importantes investimentos do Governo do Estado no município.

O líder da oposição informou que a governadora Raquel Lyra fará a entrega de 650 escrituras públicas no bairro Cohab nessa quarta-feira, 24, em solenidade na Escola Estadual Maurina Rodrigues, a partir das 16h. “Será a maior entrega do Programa Morar Bem”, disse o pré-candidato.

A distribuição das escrituras públicas faz parte da modalidade de regularização fundiária do programa, concedendo às famílias o título de propriedade de suas casas. Esse era um antigo anseio de muitos moradores do bairro Cohab.

Reforma do aeroporto

Na ocasião, Fabinho também informou que em sua passagem por Salgueiro nesta quarta, a governadora ainda assinará ordem de serviço para investimento de R$ 8 milhões na reforma do aeroporto do município, numa parceria com o Governo Federal, através do Ministério dos Portos e Aeroportos. Esta semana o titular da pasta, Silvio Costa Filho, declarou apoio ao empresário, que tem como pré-candidato a vice o vereador Emmanuel Sampaio.

Por Chico Gomes

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!