O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Lenise Secchin para o cargo de diretora da Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, e o nome de Secchin foi encaminhado ao Senado Federal nesta segunda-feira (11) para sabatina.
Lenise Secchin, servidora de carreira com 16 anos de experiência na ANS, é mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e atualmente exerce a função de secretária-executiva da . Sua indicação para a Diretoria Colegiada vinha sendo ventilada, com fontes do setor destacando sua experiência e qualificação para o cargo.
A nomeação de Secchin preenche a vaga deixada por Alexandre Fioranelli, que ocupava a Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) até maio de 2025. No entanto, existe a possibilidade de uma redistribuição de funções dentro da . Atualmente, Carla Soares, presidente-interina, acumula a diretoria da DIPRO, responsável por conduzir a proposta de criação de novos planos de saúde de consultas e exames em ambiente regulatório experimental.
Este ano tem sido marcado por mudanças na ANS. Wadih Damous, indicado por Lula para o cargo de diretor-presidente da ANS, terá sua sabatina no Senado na quarta-feira (13). Além disso, o mandato do diretor Maurício Nunes, da Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES), termina em setembro, exigindo que o governo federal indique um novo nome para a função.