Conecte-se Conosco

Saúde

59,6% dos doentes em UTIs do Recife são de outras cidades

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Montada pela Prefeitura do Recife, a rede emergencial para receber pacientes comCovid-19 não atende apenas recifenses, mas também pernambucanos de todas as cidades do estado. Atualmente, quase 60% dos leitos de UTI ocupados estão com pacientes de outros municípios. No total, são 146 pessoas internadas em UTI, sendo 59 (40,4%) do Recife e 87 (59,6%) que vieram transferidas. Mais de 3,5 mil pacientes de outros municípios já foram atendidos na capital desde o começo da pandemia.
Para o prefeito João Campos, o cenário demonstra o papel da cidade na luta contra a Covid-19. “Neste momento difícil de pandemia e uma falta de empatia que vemos no âmbito nacional, é importante a solidariedade. O Recife é uma cidade acolhedora, que abre as portas com muito carinho para quem vem de fora, e não é diferente neste atendimento às vítimas da Covid-19. Nosso sistema de saúde vem acolhendo pessoas de várias cidades, sem distinção, mostrando que o recifense é um povo solidário em todas as situações”, avaliou.
Municípios como Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Carpina, Igarassu, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Paudalho, Camaragibe, Caruaru, Goiana, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata e Rio Formoso são alguns dos atendidos pela rede emergencial do Recife.
Os mais de 3,5 mil pacientes de outros municípios representam quase um terço do total, já que foram cerca de 6,1 mil recifenses internados e outras 109 pessoas de origem não informada. Ao todo, foram mais de 9,7 mil internados nos hospitais provisórios e na rede própria desde o começo da crise.
João Campos também ressaltou que a criação de mais espaços para receber pessoas de outras cidades foi fundamental no apoio ao esforço estadual de aumento dos leitos. “O Recife cumpriu seu papel como cidade referência e apoiou o governo do estado no atendimento dos casos graves. Neste ano, voltamos a abrir leitos e chegaremos a 240 novas vagas”, disse.
 
REDE ESTADUAL
O Governo de Pernambuco informou ontem que a rede estadual de saúde encerrou a última semana com um total de 1.244 leitos de UTI voltados para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Desde a última segunda-feira (08/03), foram abertas 180 novas vagas de terapia intensiva. Os novos leitos estão localizados no Recife – nos hospitais São Marcos (10 vagas), Hospital Evangélico Pernambuco (10), Centro de Educação Saúde Comunitário – Cesac Prado (16), Maria Lucinda (4), Português (10), Otávio de Freitas (20), Getúlio Vargas (5), Eduardo Campos da Pessoa Idosa (20) e no antigo Alfa (20).
Além destes leitos, foram abertas vagas nos hospitais do Tricentenário (20), em Olinda; Memorial Guararapes (10), em Jaboatão dos Guararapes; Mestre Vitalino (10), em Caruaru, Memorial Arcoverde (3), em Arcoverde; Fernando Bezerra (2), em Ouricuri; Santa Maria (10), em Araripina; e Hospital Promatre (10), em Juazeiro, na Bahia, em função da demanda que superlotou a infraestrutura hospitalar de Petrolina.
Números
1.104 casos da Covid-19 foram confirmados ontem
– 56 (5%) são graves
– e 1.048 (95%) leves
 
317.528 casos confirmados até agora
 
26 novos óbitos (14 masculinos e 12 femininos)
ocorreram entre 21/10/2020 e 13/03/2021 e foram confirmados ontem
 
11.383 mortes foram geradas pela doença
 
Ocupação de leitos
 
95% das vagas de UTI da rede pública ocupadas
 
82% dos leitos privados de UTI ocupados
Vacinação
605.213 doses da vacina já foram aplicadas
– 441.346 foram primeiras doses
– 163.867 segundas doses
Por: Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

Fígado gordo: sintomas que não pode ignorar (antes que seja tarde demais)

Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer.

Publicado

em

Existem duas sensações que podem ser sintomas de uma doença grave que requer tratamento imediato. A esteatose hepática, conhecida como “fígado gordo”, é uma condição de saúde séria que costuma permanecer “silenciosa” por muito tempo e progride lentamente. Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer, chegando até mesmo à necessidade de um transplante na vida adulta.

Dores de estômago e náuseas estão entre as queixas mais comuns e podem indicar que a doença está se agravando, de acordo com a Hawaii Pacific Health, citada pelo jornal Daily Express. À medida que a capacidade do fígado de eliminar toxinas diminui, o desconforto digestivo provavelmente aumentará. A náusea constante é uma reação ao acúmulo de produtos residuais no corpo, e vômitos inexplicáveis estão frequentemente relacionados a problemas no fígado.

Além dessas complicações, os pacientes também podem relatar perda de apetite. Esse sintoma geralmente é resultado de níveis anormais de leptina (um hormônio que regula o apetite) e grelina (o hormônio da fome).

O mesmo jornal relata que estudos publicados no World Journal of Gastroenterology revelam que os sintomas gastrointestinais mais comuns incluem inchaço abdominal (49,5%), dor abdominal (24%), arrotos (18,7%), diarreia (13,3%) e constipação (8%). Distúrbios gastrointestinais são frequentes na cirrose hepática e tendem a aumentar à medida que a doença avança.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Talco classificado como “provavelmente cancerígeno” para humanos pela OMS

Talco foi colocado no nível 2A.

Publicado

em

O talco foi classificado pela a Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), órgão que pertence à Organização Mundial da Saúde (OMS), como “provavelmente cancerígeno” para os seres humanos

As conclusões dos especialistas foram divulgadas, esta sexta-feira, num artigo divulgado na revista científica The Lancet Oncology.

O talco, que é um mineral natural utilizado em cosméticos, foi colocado no nível 2A, o segundo nível mais elevado da pirâmide de identificação de risco, e que diz respeito a itens cujas evidências de relação com tumores são mais robustas entre animais, mas também provas limitadas entre humanos. Neste caso, os estudos indicam um risco aumentado de câncer dos ovários. 

“Vários estudos mostraram consistentemente um aumento na incidência de câncer de ovário em seres humanos que relataram o uso de talco na região perineal”, informou a IARC, em comunicado. 

O órgão recorda ainda que o mineral é extraído em várias partes do mundo. Além da exposição profissional ao talco, a população pode entrar em contato com o mesmo através da utilização de cosméticos.

Esta avaliação, note-se, foi concluída, em junho. O grupo de trabalho foi composto por 29 cientistas de 13 países, reunidos na França.

Vale notar que a IARC também classificou a acrilonitrila, um composto orgânico volátil usado principalmente na produção de polímeros – usados em fibras de vestuário e outros têxteis, mas também em plásticos para produtos de consumo ou peças para automóveis – como “carcinogênico” para seres humanos, na categoria 1A.

A decisão baseia-se em “evidências suficientes de câncer de pulmão” e “evidências limitadas” de câncer de bexiga em humanos. 

Foto  iStock

Por Noticias ao minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

HCP atende mais da metade dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço do Estado

Publicado

em

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência em oncologia no Estado, mobiliza-se neste Julho Verde, campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Com o mote Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço, o HCP faz um alerta para os fatores de risco que provocam câncer região – o principal é o tabagismo.

Ao longo do mês, conteúdos relacionados ao tema podem ser conferidos no site exclusivo hcp.org.br/julhoverde e redes sociais @sigahcp.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!