Conecte-se Conosco

Pernambuco

“Não há nenhuma previsão de lockdown”, diz governador Paulo Câmara

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O governador Paulo Câmara (PSB) foi entrevistado ontem (03), pelo colunista de política Rhaldney Santos, no YouTube do Diario de Pernambuco. O governador analisou alianças políticas do PSB e a articulação de uma frente ampla para as próximas eleições presidenciais em 2022. Paulo Câmara também abordou temas como o impacto da pandemia do novo coronavírus nas contas do estado de Pernambuco, a possibilidade de um novo lockdown, a logística em relação à vacina da Covid-19. O governador ainda discorreu sobre as festas de fim de ano, prometeu fazer um anúncio sobre o réveillon na próxima semana e afirmou que a decisão sobre a realização do Carnaval em 2021 será tomada mais à frente.

Veja alguns pontos da entrevista:

Eleições 2020

“Foi importante termos vencido essa etapa, com as eleições acontecendo em todos os municípios pernambucanos. Acredito que a partir de 1º de janeiro todos os eleitos terão condições de iniciar um trabalho que é realmente desafiador diante de tudo que nós estamos passando. Mas aqui no Recife, a satisfação foi muito grande com a eleição de João. Ele foi um grande candidato e com certeza vai ser um grande prefeito. Ele teve uma capacidade muito grande de unir e isso foi fundamental para o seu êxito eleitoral. Ele tem um projeto para a cidade, um projeto importante, de continuidade, mas uma continuidade que vai ter a própria cara de João, com a sua própria juventude, com a sua própria forma de pensar um novo Recife. Ele vai contar com uma frente ampla que vai ser comandada por ele, que com certeza vai avançar e fazer do Recife a cidade que todos nós queremos”.

Frente ampla

“Fizemos alianças importantes em todo o país, com o PDT, temos uma aliança consolidada aqui com o PCdoB. O PT nos apoiou em 2018, mas nessas eleições aqui no Recife lançou candidatura própria. Em vários municípios pernambucanos nós (PSB e PT) estivemos juntos. Há um respeito, um respeito principalmente por uma forma de pensar de centro-esquerda que nós queremos avançar. Nós temos muitos desafios no Brasil. O Brasil, no nosso entender, está sendo governado de uma forma que não está fazendo bem para a população. Vamos continuar a trabalhar e conversar com quem queira conversar conosco. Então a gente vai continuar trabalhando e conversando com quem queira conversar dentro de um propósito maior, que é o de ajudar os municípios pernambucanos, ajudar Pernambuco, a região Nordeste e ajudar o Brasil que, no nosso entender, precisa avançar muito, precisa ser administrado de outra forma”.

Ciro Gomes

“Ele tem credenciais para isso (ser candidato à presidência). Agora a gente tem que discutir projeto para o país. A população sempre quando se inicia um processo eleitoral, e em 2022 não vai ser diferente, quer saber o projeto, quer saber os caminhos, quer saber quais são as ideias, o que vai fazer avançar a sua melhoria da qualidade de vida. Eu acho que os nomes são secundários neste momento. Eles vão ser fundamentais em 2022. A gente vai continuar tentando ampliar as alianças em torno de ideias. E não podemos descartar os nomes que temos hoje, como o próprio Ciro Gomes”.

Novo Lockdown

“A gente tem acompanhado esses números diariamente e semanalmente nós temos uma avaliação mais ampla. Isso desde março, desde o primeiro caso aqui, exatamente no dia 12 de março. E temos buscado a cada dia sermos totalmente transparentes com todos esses índices, colocando em prática todas as ações necessárias para enfrentar a Covid-19. Não há neste momento nenhuma previsão de lockdown. Até porque os números caíram, caíram significativamente a partir do mês de maio, junho. Agora, há uma preocupação no momento atual porque esses números não estão caindo mais na mesma velocidade como antes. Há uma certa estabilidade, uma semana que aumenta, outra semana que cai, ou seja, não estamos mais no patamar que nós gostaríamos de estar em relação ao que nós acompanhamos, que é o número de casos, o número de óbitos, as internações. Mas o que ainda precisamos no momento é que uma parcela de população entenda que o vírus ainda existe e está matando. E essa parcela da população que abandonou o uso de máscara, que está relaxando nas medidas preventivas volte a adotá-las. Isso vai ser fundamental para os passos mais à frente. A pandemia permanece fazendo vítimas e não podemos voltar aos patamares de abril e maio”.

Vacina

“Não vamos politizar de maneira nenhuma um tema tão importante como é a vacinação. Então a gente tem que realmente pôr em prática o plano de vacinação que o governo federal normalmente conduz e precisa conduzir da forma que já conduziu outros planos de vacinação, seja lá atrás, seja em um passado recente, como a própria influenza, que todo ano nós vacinamos. Porque nós temos a logística, estamos preparados para vacinar a população. Agora a gente precisa da vacina. Estamos conversando com todos e queremos também estar à frente desse processo. Não vai faltar a preparação necessária. Na verdade já estamos prontos para tão logo essas vacinas sejam certificadas a gente fazer o que precisa ser feito”.

Volta às aulas

“Em relação às escolas, nós tivemos toda a preocupação necessária. Os protocolos foram muito bem feitos. E eu quero parabenizar todas as instituições que voltaram às aulas porque elas têm cumprido o protocolo a contento e a gente não viu nenhum desarranjo em relação ao que foi planejado. Isso é motivo de louvor porque mostra que quando há a preparação, quando há o seguimento dos protocolos e das orientações, isso tem surtido efeito e é fundamental também para o ano de 2021”.

Impacto nas contas

“O impacto foi muito grande, tivemos que fazer cortes drásticos para conseguir fechar as contas em 2020. O que seria para Pernambuco um ano de grandes investimentos, até porque nós fizemos um dever de casa importante diante da crise econômica que o Brasil vem passando nos últimos anos, acabou se tornando um ano muito desafiador, de muito aperto, por causa da pandemia. Mas conseguimos atender as necessidade da saúde, conseguimos enfrentar o coronavírus, manter o estado funcionando. Estamos agora com um plano de convivências, com as obras em andamento, com a educação voltando no ensino médio, tendo resultados que precisam melhorar, mas resultados que estão também avançando na área de segurança, então estamos com planejamento posto para fechar o ano pagando todas as nossas contas e começar 2021 buscando também gerar emprego, que é o grande desafio do Brasil e de Pernambuco”.

Segurança

“A gente inclusive teve reunião hoje (ontem) do Pacto pela Vida com todas as operativas da Polícia e todas as secretarias que se envolvem, Secretaria da Mulher, de Justiça, de Desenvolvimento Social, de Prevenção à Violência…E uma das ações que vamos iniciar 2021 é chamar realmente novos policiais que precisam ser chamados. A gente está só fechando os quantitativos, fechando as contas, fechando qual o mês de chamamento. Mas nós vamos aproveitar em 2021 para fazer isso.”

Retomada do turismo

“A gente está tendo a retomada agora já em dezembro de todos os voos da Azul, que é uma grande parceira do estado. O hub da Azul é aqui em Pernambuco e eles estão reativando todas as linhas agora em dezembro, inclusive com novos voos. Vamos ter voo direto Recife- Porto Alegre, que fazia muito tempo que aqui não tinha. Os hotéis realmente estão recebendo uma quantidade muito grande de turistas. Mas o que é mais importante dessa volta do turismo é que todos os equipamentos turísticos estão seguindo o protocolo e isso tem ajudado. A gente vê também os hotéis cumprindo protocolos de distanciamento, obrigando as pessoas a usar máscara nas áreas internas, o álcool em gel… Então é isso que vai fazer a diferença. A gente vai continuar tendo essa progressão e essas aberturas com o respeito da população”.

Réveillon e Carnaval

“A gente tem uma semana decisiva. A gente precisa realmente tomar uma decisão. Na próxima semana essa decisão deve ser anunciada, do que é possível até o final do ano. O carnaval a gente vai tomar uma decisão mais adiante. Mas a preocupação existe e os moldes que tínhamos anteriormente não são mais possíveis. Vamos ter anúncios na próxima semana, mas com certeza anúncios que vão ensejar muitas restrições. Não vai ser mais como era antes até a gente ter a vacina por completo”.

PT no governo estadual

“A gente vai conversar ainda. O PT nos ajudou a vencer as eleições em 2018. Dilson Peixoto, como secretário de Desenvolvimento Agrário, tem nos ajudado muito, é um grande secretário que nós temos hoje. Vamos conversar até para planejar o futuro, eu tenho muito respeito por todos que compõem o PT estadual. Vamos conversar nos próximos dias e com certeza a gente vai ter um entendimento de como vai ser para frente, mas com muito diálogo e muito respeito, que é a forma que a gente sempre faz e trabalha. Mas de minha parte eu tenho sempre dito, que tenho acompanhado com nosso planejamento e monitoramento o trabalho que foi feito na agricultura. É um trabalho muito bom em relação a tudo que foi feito diante de cenários tão restritivos”. (Do DP)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Câmara Municipal do Recife aprova Projeto de Lei para proibir comércio de cobre queimado

Proposta seguirá para uma nova votação nesta terça-feira (07) e depois seguirá para sanção na Prefeitura do Recife
Por: Diario de Pernambuco.

Publicado

em

Nesta segunda-feira (06), a Câmara Municipal do Recife aprovou o Projeto de Lei do vereador Rinaldo Junior (PSB) que visa proibir o comércio de ilegal do cobre queimado na capital. A proposta foi votada e aprovada em primeira sessão na Câmara Municipal e amanhã (07) seguirá para segunda e última votação, em seguida, será enviada para sanção na Prefeitura do Recife. 
De acordo com o PLO, “Fica proibida a comercialização de cobre queimado sem a demonstração legal da origem do recurso no Município de Recife. Para efeito de aplicação desta Lei, consideram-se: I – cobre queimado: metal que contenha pequena proporção de estanho, zinco ou resíduos de soldas, com até 96% (noventa e seis por cento) de pureza; e II – praticante do comércio de cobre queimado: pessoa física ou jurídica que adquira, comercialize, mantenha em estoque, use como matéria prima, beneficie transporte ou compacte material de cobre queimado procedente de qualquer tipo de uso anterior, ainda que a título gratuito”.
Ainda segundo o Projeto de Lei, “As pessoas físicas ou jurídicas praticantes do comércio de cobre queimado que não comprovarem a origem do material ficarão sujeitas à: I – aplicação de multa definida pelo Poder Executivo; II – cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência; e III – apreensão do material comercializado. Parágrafo único. O material apreendido ficará à disposição da municipalidade.
Conforme o art. 4° do PLO, “Os centros de coleta, reciclagem e venda de sucatas metálicas em atividade no Município do Recife terão o prazo de 6 (seis) meses, a partir da data de publicação desta lei, para reduzir a zero seus estoques de cobre queimado”.
Diante dos frequentes roubos de fios elétricos, que vem causando diversos transtornos à sociedade local, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou que a iniciativa também tem como intuito incentivar a população sobre os prejuízos desse comércio ilegal. “O objetivo desse projeto de Lei é coibir esse comércio ilegal de cobre queimado, que alimenta a criminalidade e os roubos de fios e vem dando muito prejuízo à cidade do Recife. Esse projeto de Lei busca incentivar que as pessoas não comprem, nem vendam e nem furtem mais fios de cobre”, disse.
Foto: Carlos Lima
Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Eduardo da Fonte se reúne com representantes da UPE e da Santa Casa para que o Hospital Oswaldo Cruz passe a ter a titularidade do terreno

Publicado

em

Na última sexta-feira (03/04), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) se encontrou com a reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro, com o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Pernambuco, Padre Claudionor Alves, e com o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) para discutir a passagem do terreno onde está situado o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência no tratamento de pacientes com câncer, cujo proprietário é a Santa Casa, para o estado de Pernambuco.

O hospital atua em Pernambuco há mais de 139 anos e, no próximo ano, o estado comemora 100 anos de administração da instituição. A transferência da titularidade irá permitir a sua requalificação e a melhoria dos serviços.

Segundo o deputado Eduardo da Fonte: “A transferência do terreno da Santa Casa para o estado de Pernambuco, que está à frente do hospital há quase 100 anos, vai permitir a remodelagem e a modernização do hospital, com a ampliação de setores importantes, e a melhoria dos serviços para quem mais precisa”. E enfatizou: “Após a oficialização da compra do terreno, iremos atuar para buscar investimentos do Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde, para que o Oswaldo Cruz tenha toda a estrutura necessária para os estudantes da universidade e para os pacientes do hospital”.

O deputado ainda se comprometeu a intensificar os esforços da UPE com a governadora Raquel Lyra, que tem se demonstrado bastante sensível ao tema.

A reitora da UPE falou sobre os esforços do deputado para garantir que o terreno passe a ser do estado: “Nos últimos meses, a gestão da Universidade de Pernambuco tem dialogado junto à Santa Casa de Misericórdia sobre a possibilidade de aquisição da dominialidade do terreno onde está localizado o Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A gestão da UPE agradece ao parlamentar deputado Eduardo da Fonte pela constante colaboração com o nosso pleito junto ao Governo do Estado”.

Da AssCom do deputado Eduardo da Fonte
Texto: Ana Alice Barros / Foto: Igor Toscano

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Em nova fase, Raquel vai continuar usando a caneta para delimitar seu espaço

Publicado

em

Para Machiavel, um governante que não demonstra força diante dos aliados e adversários, tende a fracassar. Em outras palavras, estas pernambucanas, o ex-governador Roberto Magalhães afirmou, “governo é governo e oposição é oposição” quando precisou delimitar bem o espaço do seu Governo na Assembleia Legislativa. A governadora Raquel Lyra conhece bem Machiavel, da mesma forma que deve ter tomado conhecimento da frase de Magalhães. O fato é que, mesmo após 1 ano e quatro meses de mandato e de desgastes no relacionamento com a Alepe, resolveu seguir a lição dos dois.

Na semana passada usou a caneta para afastar, de uma só vez, de sua administração, aliados de deputados que, embora se dizendo governistas, estão lhe fazendo oposição dura na Assembleia, bem como de dirigentes partidários que decidiram apoiar o prefeito João Campos. A degola acabou? Não. O que se diz nos gabinetes do Palácio das Princesas é que Raquel continuará agindo assim, só que com via de mão de dupla. Quem lhe for fiel será bem atendido e bem recebido, quem não for será ouvido mas não atendido. A mensagem foi captada de imediato na Alepe que vem debatendo, há quase dois meses, o projeto de extinção das faixas salariais da PM cujo veredicto final será dado em plenário na próxima terça-feira. “Eita a governadora agora está mostrando força”- comentou um deputado da base que estava desaparecido dos debates e voltou à ativa.
Por enquanto, o alvo foram deputados rebeldes do PL mas este blog apurou, com fontes credenciadas , que a caneta da governadora vai ser usada sempre que necessário. “Nos próximos dias ocorrerão mudanças no Governo que já vinham sendo estudadas há um certo tempo. Não tem nada a ver com este projeto em votação” – tenta disfarçar um assessor do primeiro escalão. Na verdade, como não abriu sua administração para quase nenhum político, limitando-se ao PL ( com cinco deputados mas só dois deles governistas) e ao PP, (com oito deputados e influência sobre mais dois) não há um só dia em que não se especule na Assembléia sobre prováveis mudanças para fortalecer os demais partidos da base. A espera foi tanta que os gabinetes dos deputados deixaram de acompanhar diariamente os atos de nomeação e exoneração do Diário Oficial, só voltando a fazê-lo com a exonerações acontecidas recentemente.
– “Quem conhece Raquel de perto sabe que ela tem um estilo próprio de fazer política. Primeiro, ela arruma a casa, faz caixa, e só a partir do segundo ano põe todos os projetos em execução. Foi assim em Caruaru. Até o segundo ano de sua administração se dizia que ela não iria se reeleger e ela se reelegeu bem e hoje é governadora. “- diz um amigo da governadora que prefere permanecer no anonimato. Segundo ele, “além dos muitos projetos que está tocando ao mesmo tempo, a população e sobretudo os políticos podem ter certeza de que ela só começa uma obra ou um projeto com dinheiro em caixa. Não deixa nada para depois e nem obra inacabada”.
Será que todos vão entender isso e que a governadora vai conseguir, daqui pra frente, como aconteceu em Caruaru, recuperar o tempo que perdeu em 2023 quando nem fez política nem pode iniciar seu programa de Governo? Esta é a incógnita mas, os que a cercam, estão plenamente convictos disso. “Agora mesmo a governadora concluiu a obra de duas importantes estradas no São Francisco e imediatamente seus índices de aprovação cresceram muito na região. Vai ser assim em todas as regiões pois O Governo está atuando organizadamente em todos os locais e por diversas vias”- diz um entusiasmado assessor.
Na área política, além da espera pelas mudanças que vão continuar saindo no Diário
Oficial o maior teste do Governo será esta terça-feira na Assembléia com a votação em plenário das faixas salariais. Dá-se como muito provável a aprovação da matéria até porque o substitutivo da oposição virou letra morta após ser derrotado, de forma terminativa, na Comissão de Finanças. Para isso, o Palácio já está com o discurso preparado. A base deve mostrar nas discussões que acabar com as faixas salariais não é projeto de Governo nem de Oposição mas da própria PM pois foi a corporação que pediu isso à governadora. Também será colocado que derrotar o projeto é ir contra os policiais que não vão poder mais contar com aumento este ano e com o fim da primeira faixa logo mais, no mês de junho. É, pelo visto, o Governo começou a aprender como se portar nesses tempos de “independência “legislativa. Agora é esperar o resultado.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!