Conecte-se Conosco

Pernambuco

Amupe emite nota sobre fechamento de comarcas em Pernambuco

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) consciente do seu papel de defensora dos interesses dos municípios e do povo pernambucano vem por meio desta nota externar a sua preocupação a respeito do fechamento de 38 comarcas judiciais em municípios do interior do Estado, segundo medidas de contingenciamento anunciadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

As 38 comarcas estão nos municípios de: Angelim, Belém de Maria, Betânia, Brejão, Buenos Aires, Cachoeirinha, Calçado, Capoeiras, Chã Grande, Cortês, Cumaru, Ferreiros, Gameleira, Iati, Ibirajuba, Inajá, Itapissuma, Itaquitinga, Jataúba, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Ouro, Maraial, Moreilândia, Orobó, Palmeirina, Pedra, Poção, Primavera, Riacho das Almas, Rio Formoso, Sairé, Santa Maria do Cambucá, São Joaquim do Monte, São Vicente Ferrer, Sirinhaém e Tacaimbó.

O acesso à justiça é um forte pilar do Estado Democrático de Direito. Com o encerramento de Comarcas no interior, a sociedade pernambucana sofreria impactos profundos:

a) Parte dos pernambucanos ficaria excluída do acesso a Justiça: a distância entre as cidades e o custo do processo seria bem mais oneroso, em especial para os mais vulneráveis;

b) Todos os demais cidadãos e cidadãs pernambucanos seriam afetados drasticamente com a demora dos seus processos judiciais, hoje, já tão lentos, o que significa agressão mais forte ao princípio da celeridade processual.

Acreditamos na visão democrática e de justiça que sempre pautou o nosso TJPE e que, inclusive, no Código de Organização Judiciária, no  Art. 3°  estabelece que “Todo município será sede de comarca”. Reduzir comarcas agora, portanto, é retrocesso e contrassenso.

Entendemos os motivos alegados pelo TJPE: a pandemia causou e vem causando inúmeros prejuízos, de sérias consequências para toda a sociedade. Porém, é preciso equilíbrio e visão social no decidir como enfrentar a crise: imagine se os municípios decidissem resumir o número de escolas? Reduzissem o atendimento à saúde da população porque pra sobreviver à crise, precisaria ter menos custos e portanto, pagar menos professores, menos profissionais da área médica e da área social? Adotando essa posição, ao invés de resolver o problema, criaria uma situação de caos.

O mesmo se dá com o fechamento das comarcas proposto pelo TJPE. Seria assinar o prevalecimento da injustiça nos rincões mais distantes dos grandes centros, contribuindo até mesmo para acentuar a situação de sujeição em que vivem os excluídos.

A Amupe acredita e espera que o nosso Tribunal de Justiça faça jus ao nome e reconsidere a proposta de extinção dessas 38 comarcas de justiça no interior do Estado.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Yves Ribeiro desiste de disputar reeleição em Paulista

Publicado

em

Reviravolta nas eleições em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O atual prefeito e então pré-candidato à reeleição no município Yves Ribeiro (PT) desistiu da concorrência. A notícia veio à público nesta quinta-feira, 18 de julho. Em um comunicado nas redes sociais, o gestor falou sobre o que o motivou a deixar o pleito. Yves tem 75 anos e é natural de Igarassu.

“Na condição de prefeito da Cidade do Paulista venho a público informar que por razões de orientação médica e apelos da minha família não vou mais disputar a reeleição para prefeito do município”, iniciou.

Yves agradeceu quem esteve do seu lado na vida pública e disse estar com o ‘coração ferido’.

“Com o coração ferido, mas com a alma leve e a cabeça erguida do dever cumprido ao longo dos quase quatro anos de mandato à frente da prefeitura, faço questão de agradecer imensamente a todos meus colaboradores pela parceria em prol da melhoria da qualidade de vida da população, bem como pelo respeito à coisa pública”, seguiu.

O prefeito disse que pretende cumprir tudo o que foi prometido até o final de seu mandato e seguir com as obras na cidade.

“Quero reafirmar o compromisso de continuar realizando até o último dia da gestão, obras e ações voltadas para o desenvolvimento da nossa cidade. Os três mandatos de prefeito em Paulista engrandecem a minha biografia política e de gestor público. De consciência tranquila, só me resta torcer para que o município siga em frente para o bem estar dos paulistenses”, finalizou.

A disputa em Paulista segue com nomes como Júnior Matuto (PSB), Ramos (PSDB), Livia Álvaro (PP), Padilha (PDT) e Edinho (PL).

DO Blog Ponto de Vista

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Fé, preces e procissão marcam festa de Nossa Senhora do Carmo

Publicado

em

Não faltaram emoção, preces e agradecimentos no dia de Nossa Senhora do Carmo, celebrado ao longo desta terça-feira (16). Desde cedo, fiéis participaram das missas promovidas em horários especiais na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. À tarde, houve a celebração campal, pela primeira vez sob o comando de dom Paulo Jackson, arcebispo de Recife e Olinda. Na sequência, a tradicional procissão, que lotou as ruas e avenidas do Centro da capital pernambucana, para encerrar a 328º edição da festa.

A dona de casa Michele Araújo e a tia, Maria do Carmo, participaram da missa solene campal. E, em meio às orações, agradeceram pelos pedidos feitos à padroeira do Recife.

Minha relação começou desde pequenininha, porque minha avó sempre foi devota de Nossa Senhora do Carmo. Como fui criada por ela, é uma tradição. Minha avó tem seis filhas mulheres, e todas elas levam o nome de Maria. Já recebi muitas graças, muitas bênçãos dela”, disse Michele, em entrevista à TV Jornal.

“Tenho um altar na minha casa, com a imagem dela. Sempre que estou num momento difícil, recorro a Jesus Cristo. E ela (Nossa Senhora) é quem intercede por tudo”, contou Maria do Carmo.

Em mensagem aos fiéis, o arcebispo de Olinda e Recife pediu que Nossa Senhora do Carmo interceda por dias de mais paz, mais justiça e menos violência.

“A devoção por Nossa Senhora do Carmo está profundamente impregnada na alma do povo recifense e dos arredores também. Acompanhar a fé, a piedade, a devoção, o olhar de súplica de cada pessoa, inclusive das pessoas mais simples, olhando para a Mãe, com aquele olhar de filho que suplica, isso de fato não tem preço. É com muita alegria que presido, pela primeira vez, a festa de Nossa Senhora do Carmo”, afirmou.

GOVERNADORA E PREFEITO ACOMPANHAM CELEBRAÇÃO

A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, acompanharam a missa solene campal.

“Nós, pernambucanos, somos gente de muita fé, de muita religiosidade. Venho aqui na missa, no dia da nossa padroeira, para pedir bênçãos, para pedir discernimento para que a gente possa ter força e coragem para continuar cuidando dos pernambucanos”, declarou Raquel.

O prefeito do Recife, João Campos, também acompanhou a celebração. Ele estava ao lado da mãe, Renata Campos, e de um dos irmãos, o deputado federal Pedro Campos (PSB).

“É sempre uma alegria misturada com emoção participar do dia da nossa padroeira. Já estive aqui diversas vezes. E a gente poder rogar a Nossa Senhora, para todos os recifenses, pedindo muita paz, muita saúde, pedindo o que há de melhor para a nossa cidade querida”, disse João.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 17 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!