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Educação

Serra Talhada: Alunos do colégio de aplicação conquistam 37 medalhas na 23ª Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

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Trinta e sete estudantes do Colégio de Aplicação – CAFAFOPST, de Serra Talhada, conquistaram medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Agência Espacial Brasileira – AEB, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira – SAB.

Foram 05 medalhas de ouro, 08 medalhas de prata e 24 de bronze. A 23ª edição da OBA foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, de forma on-line, e os resultados foram divulgados no último dia 14 de dezembro. Os medalhistas estão pré-selecionados para a fase online das seletivas que escolherá 20 estudantes para compor as equipes brasileiras para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

Além da OBA, alunos do Colégio de Aplicação também se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciência – ONC. A aluna Ana Clara de Lima Valgueiro Malta, do 8º ano, conquistou a medalha de bronze, enquanto outros 08 alunos receberam menção honrosa da Olimpíada.

A entrega dos certificados, medalhas e menções honrosas aconteceria de forma individual nesta quarta-feira (17.03) durante o horário de aulas no Colégio de Aplicação, porém, com a paralisação das aulas a entrega acontecerá em outro momento a ser definido pela direção escolar.

“É uma alegria muito grande pra gente ver o empenho dos nossos alunos do Colégio de Aplicação, premiados com 37 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e medalha e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciência. Esse é o resultado de um trabalho coletivo, que mesmo diante de uma pandemia, onde todos precisaram se reinventar, estamos colhendo frutos. Aproveito para parabenizar todos do colégio e, principalmente, todos os alunos que participaram da olimpíada e que deram o melhor de si, representando Serra Talhada”, festejou a prefeita Márcia Conrado.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma olimpíada científica, realizada anualmente, em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, e com patrocínio da Universidade Paulista – UNIP.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Relação de alunos medalhistas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):

Livia Maria Rodrigues Martins – Ouro
Thales Siqueira Lopes Queiroz – Ouro
Lucas Cauã Honorato Leite – Ouro
Talita Alves Pereira de Souza – Ouro
Tawan Inácio da Silva Sá – Ouro
José Lucas de Souza Lima – Prata
Josimere Gomes Magalhães – Prata
Luiz Gustavo Santos de Menezes Teles – Prata
Artur Oliveira Carvalho – Prata
Maria Jerciany Gomes Magalhães – Prata
João Gabriel de Brito Carvalho – Bronze
Viviane Maria de Lima Souza – Bronze
Maicon Natan Bezerra de Souza – Bronze
Maria Júlia Ferreira Campos – Bronze
Thallya Emilly Nogueira de Almeida – Bronze
José Luis Ferreira de Melo Mendes – Bronze
Brenda Oliveira Vitório Lima – Bronze
Emmely Gabrielly Duarte Lima – Bronze
Luis Augusto Nunes Alves – Bronze
João Victor de Lima Araújo – Bronze
Luis Gabriel Guerra dos Santos – Bronze
Priscilla Raiane de Souza Miranda – Bronze
Caio Victor Nascimento S. Magalhães – Bronze
Júlia Maria Araújo Nunes – Bronze
Jéssica Ramalho de Albuquerque – Bronze
Emilly Micaele Pereira de Lima – Bronze
João Lucas de Lima – Bronze
Israel Henrique Duarte Moreno – Bronze
Débora Inácio de Oliveira Cardoso – Bronze
Ana Clara Soares de Sousa Melo – Bronze
Pedro Henrique Alves Pereira de Melo – Bronze
Maria Isadora Nunes Nascimento – Bronze
Jorge Fellipe Pereira de Mendonça – Bronze

Relação de alunos medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):

Ana Clara de Lima Valgueiro Malta – Bronze
José Luís Ferreira de Melo Mendes – Menção Honrosa
Danielle Camille Diniz da Silva – Menção Honrosa
Emmely Gabrielly Duarte Lima – Menção Honrosa
José Lucas de Sousa Lima – Menção Honrosa
Kaio Victor Queiroz de Oliveira – Menção Honrosa
Ariany Ferreira Diniz – Menção Honrosa
Ana Luiza Pereira de Souza – Menção Honrosa

 

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Educação

MEC quer ouvir universidades e estabelecer padrão para bancas de cotas

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Ministério da Educação (MEC) quer conhecer experiências adotadas pelas universidades para verificar a adequação de candidatos às políticas de cotas raciais. Para tanto, vai promover, nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília, um seminário que, ao estimular diálogos sobre o tema, pretende identificar mecanismos que deem eficácia para “ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas”.

De acordo com o secretário substituto da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Cleber Santos Vieira, além de conhecer as experiências já em prática pelas instituições federais de ensino superior, o objetivo é discutir as possibilidades de uniformizar a forma de operacionalizar as comissões de heteroidentificação.

Vieira explica que o primeiro momento do seminário será dedicado à apresentação de estudos que mapearam a dinâmica das comissões nas universidades. Também serão apresentadas as expectativas da comunidade acadêmica formada por pró-reitores de graduação e de pró-reitores de ensino.

“Este seminário é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições há décadas, ouvindo as experiências e discutindo os métodos já empregados pelas diferentes instituições. Teremos dados [suficientes] para a proposição de encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação”, disse.

Ele ressalta que tudo será feito de forma a respeitar a autonomia das instituições de ensino que já adotam mecanismos para a eficácia da política de cotas.

“Hoje, a operacionalização das bancas e comissões são diversas. Pretende-se alcançar padrões, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar esse histórico”, reiterou.

           

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Educação

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (23)

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Começa nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo terão até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015″, exlicou MEC.

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas

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O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado Enade das Licenciaturas, o exame será aplicado para mais de 370 mil alunos de todo o país.

O edital, detalhando a reformulação com enfoque nos cursos que formam professores, foi publicado segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele prevê que a implementação desta nova modalidade será este ano.

Segundo o Inep, o Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação docente. “As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, informou o instituto.

Avaliações teóricas e práticas

Para o Inep, além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”, passando a ter avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada um.

“Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025”, informou o Inep ao explicar que o prazo para serem efetuados os primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começou esta semana.

As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática iniciará em 16 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

           

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