Conecte-se Conosco

Destaque

Santa Cruz abre vantagem em cima do Náutico no pernambucano

Publicado

em

santa02

Embalado pela torcida que lotou o Arruda e em uma noite de gala do atacante Arthur, o Santa Cruz venceu o Náutico por 3×1, nesta quarta-feira (20), em partida válida pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Pernambucano. O Tricolor conseguiu marcar os dois primeiros gols logo no início dos dois tempos e adotou uma estratégia de explorar os erros do Alvirrubro. Já o Timbu pagou caro pelos erros defensivos e apenas no final da partida conseguiar acertar as jogadas..

As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo (24), às 16h, na Arena Pernambuco. Vale lembrar que no Estadual não tem o critério do gol fora de cara. O que vale é o saldo de gols entre os confrontos.

O JOGO

Os primeiros dez minutos do clássico foram de muita cautela por parte das duas equipes. Só que na primeira chance da partida, aos 9 minutos, o Santa Cruz foi eficiente. Keno arrancou pela esquerda, invadiu a grande área e cruzou na cabeça do atacante Arthur que escorou para o fundo da rede. Pelo fato dos rivais jogarem com esquemas táticos semelhantes, o início do jogo não teve muitos lances perigosos. Depois que marcou o gol, o Tricolor esperou o Timbu na defesa, que tocava a bola de um lado para o outro, mas não conseguia encontrar espaços.

Após muitta existência, o Alvirrubro conseguiu levar perigo a meta do Santa Cruz. Aos 28, em jogada ensaiada na cobrança de falta, Renan Oliveira tocou para Rony, sozinho, pelo lado direito, que invadiu a grande área e bateu cruzado. A bola desviou na defesa coral e por pouco não enganou o goleiro Tiago Cardoso. A resposta do Tricolor não demorou muito tempo. Também um lance de bola parada, a defesa do Náutico afastou errado a bola. Danny Morais pegou a sobra e levantou na cabeça de Grafite que por pouco não ampliou o placar.

Como marcou um gol logo no início do clássico, o Santa Cruz passou o primeiro tempo tentando explorar os erros do Timbu. Já o Náutico tentou encontrar espaços na defesa tricolor. Porém, os comandados de Milton Mendes conseguiram segurar as investidas dos jogadores alvirrubros, principalmente do atacante Rony que se movimentou bastante pelos dois lados.

O segundo tempo começou semelhante ao final da etapa inicial. Com a entrada do meia Esquerdinha na vaga de Gil Mineiro, o Náutico partiu em busca do empate. Enquanto o Santa Cruz continuou explorando os erros do rival. E novamente encontrou o caminho das redes. Após cobrança de escanteio, aos 7, João Paulo levanta na cabeça de Arthur, que subiu mais alto que a defesa alvirrubra, e ampliou o placar.

Pressionado pelo torcida do Santa Cruz, o Náutico não conseguiu levar perigo aos donos da casa após o segundo gol. Só aos 17, após cobrança de falta perigosa de Esquerdinha, é que o Timbu começou a invadir a defesa adversária. Mas sem sem sucesso nas jogadas. Até que em um contra-ataque mortal, aos 23, o Tricolor aumentou ainda mais a vantagem. Da entrada da grande área, Tiago Costa bateu de chapa no canto direito do goleiro Júlio César.

A tática do Santa Cruz na partida foi clara: explorar os erros do Timbu. E assim quase ampliou a vantagem ainda mais por duas vezes. Primeiro, novamente, em um contra-ataque, Lelê saiu na cara do goleiro alvirrubro que fez uma grande defesa. Segundo, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Danny Morais que mandou de cabeça na trave. Apesar de ter tido uma noite quase toda eficiente, o Santa Cruz deu um vacilo no final da partida. Aos 42, Joazi arriscou de longe e diminuiu para o Náutico no terceiro Clássico das Emoções da temporada.

E o Náutico, hein?! Foi impressionante ver o pouco futebol que o Náutico apresentou depois de tanto tempo treinando exclusivamente para essa partida.  O Timbu não construiu nada. Viu o Santa Cruz jogar. Apenas isso. Peças importantes, como Rodrigo Souza e Renan Oliveira, estiveram apagados. Também não deu para a entender a escalação do garoto Joazi na lateral-direita. Foi dele o gol alvirrubro, no finalzinho da partida, diminuindo o placar. Mas durante a partida, o garoto foi superado pelo setor ofensivo do Santa Cruz. Enfim, o Náutico decepcionou a torcida. Perder faz parte. Mas simplemente não jogar, sinceramente é frustrante. O Timbu terá a obrigação de vencer por 2 a 0 para forçar a decisão dos pênaltis e 3 a 0 para avançar à final. No entanto, vai ter que mudar da água para o vinhoo seu futebol. 

FICHA TÉCNICA

Santa Cruz – Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais, Tiago Costa; Uillian Correa, João Paulo, Lelê; Arthur (Bruno Moraes), Keno (Raniel) e Grafite (Wallyson). Técnico: Milton Mendes.

Náutico – Júlio César; Joazi, Ronaldo Alves, Fabiano Eller, Gastón; Ygor (Eduardinho), Rodrigo Souza, Gil Mineiro (Esquerdinha), Renan Oliveira e Rony (Rafael Coelho); Thiago Santana. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local: Arruda. Horário: 21h45. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Ricardo Chianca e José Daniel Araújo.Gols: Arthur aos 9′ do 1ºT, aos 7′ do 2ºT e Tiago Costa aos 23′ do 2ºT (Santa Cruz). Joazi aos 42′ do 2ºT (Náutico).Cartões amarelos: Arthur, Uillian Correia (Santa Cruz). Renan Oliveira, Rodrigo Souza e Esquerdinha (Náutico).Público: 40.140. Renda: R$: 346.288,00.

(Do Blog do Torcedor)

Destaque

João Campos lidera com 75%, aponta pesquisa da Datafolha

Publicado

em

Em levantamento divulgado nesta sexta (05) sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, o Instituto Datafolha apontou que o prefeito João Campos (PSB) lidera com 75% das intenções de votos. Na segunda colocação aparece Daniel Coelho (PSD) com 7%. Gilson Machado Neto (PL) tem 6%, enquanto que Dani Portela (PSOL) 3%. Simone Fontana (PSTU) com 1% e Técio Teles (NOVO) com 1% figuram na última colocação. Brancos e nulos somam 5%, enquanto que 2% dos eleitores afirmaram  não saber em que votar ou não quiseram responder.

O DataFolha ouviu 616 eleitores do Recife entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.

Levando em consideração um cenário com Túlio Gadelha (Rede) substituindo Dani Portela (PSOL), a pesquisa aponta João Campos com 74%, seguido de Daniel Coelho com 8%, Gilson pontua com 5%, Túlio Gadelha alcança 3%, já Simone Fontana e Tecio Teles figuram com 1% cada. Brancos e Nulos somam  6%, enquanto que 1% não sabem ou não responderam.

REJEIÇÃO

No levantamento o DataFolha também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. Neste quesito 38% afirmaram que não votariam em Gilson Machado Neto (PL). Já 36% consideraram o mesmo em relação a Técio Teles (Novo). 34% Túlio Gadelha (Rede), seguido por Simone Fontana (PSTU) com 31%.  Dani Portela (PSOL) apresenta 28% de rejeição, enquanto que Daniel Coelho (PSD) tem 27%. Por fim, João Campos (PSB) apresenta 8% de rejeição.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife, Agreste e Zona da Mata

O aviso é válido até este sábado (6).

Publicado

em

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuva para o Grande Recife e Zona da Mata, nesta sexta-feira (5). 
Para as duas regiões, o aviso, válido até este sábado (6), é de “estado de atenção”, o segundo dos três níveis de alerta meteorológico da agência.
Para o Agreste, foi emitido um alerta de “estado de observação”, o primeiro dos três níveis de aviso.
Um distúrbio ondulatório de leste deve provocar pancadas de chuva. Na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, a previsão indica precipitação de intensidade moderada a forte nesta sexta, se estendendo ao longo deste sábado (06).
Segundo Romilson Ferreira, meteorologista da Apac, as chuvas podem se estender até o Sertão pernambucano, mas se concentram com maior intensidade no litoral, principalmente na madrugada e na manhã deste sábado.
Foto: Antônio Gois/DP
Por: Mareu Araújo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cometa descoberto em 1815 poderá ser visto neste final de semana

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

Publicado

em

Os entusiastas da astronomia poderão ter uma chance rara na noite deste sábado (6) de observar mais de perto o cometa 13P/Olbers. O corpo celeste alcançará seu brilho máximo neste final de semana. O cometa fica visível apenas a cada 69 anos -parecido com o famoso Halley.

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

A visibilidade de um cometa depende de sua rota, segundo Rodrigo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional. “Se ele chega pelo norte, será mais visível do Hemisfério Norte, por exemplo”, explica o especialista. Nesta semana, o 13P/Olbers estará a uma distância de cerca de 280 milhões de km da Terra.

Em comparação, o cometa Halley passou a 63 milhões de km de distância da Terra em sua última aparição, em 1986. “É um processo de semanas até um cometa se aproximar da Terra, às vezes até meses, então demora muito para ficar visível”, comenta Ogando.

A visibilidade de cometas também pode ser menor do de outros corpos celestes, de acordo com o astrofísico, porque a luz destes objetos é difusa -ao contrário das estrelas, que têm luz concentrada e, por isso, são mais visíveis.

A órbita do cometa é outro fator a ser considerado para determinar sua visibilidade. “Os cometas têm órbitas elípticas alongadas e alguns têm uma órbita mais fechada, então passam perto da Terra de tempos em tempos, enquanto outros têm ela mais aberta, aí passam e vão embora”, diz o astrofísico.

Para achar um cometa, é preciso olhar para o céu constantemente. “Os corpos do Sistema Solar estão sempre em movimento, diferentemente das estrelas, que são fixas”, afirma Ogando. “Então, se você observar a mesma região do céu ao longo de dias, semanas, meses, você identifica coisas se mexendo e faz o trabalho de investigação, compara com relatos do passado.”

Mesmo sem equipamentos digitais como os atuais, astrônomos do passado fizeram registros que foram importantes para identificar cometas hoje conhecidos. O primeiro que se tem do Halley, por exemplo, é de 239 a.C. O 13P/Olbers, que se aproxima da Terra neste mês, foi visto pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers (1758-1840).

“O método é sempre mais ou menos o mesmo, o que muda são os instrumentos”, afirma Ogando. Em 2021, o cosmólogo brasileiro Pedro Bernardinelli, descobriu o maior cometa já avistado da Terra, chamado de C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein). Para isso, ele olhou para os céus -e para dados sobre corpos celestes- do passado por meio dos registros feitos pelo telescópio Hubble entre 2014 e 2019 e o ponto de luz distante chamou sua atenção.

Para observar corpos celestes, no entanto, nem sempre é preciso um telescópio moderno ou um banco de dados complexo. Algumas iniciativas, como a de Caça Asteroides, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), permitem a observação do céu pela tela do computador. “A astronomia tem esse encantamento e tem formas acessíveis de descobrir coisas, não precisa ter acesso ao Hubble”, diz Ogando.

Foto Dan Bartlett

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!