Conecte-se Conosco

Destaque

Salgueiro: Vereador cobra restabelecimento de energia elétrica em quadra esportiva no sítio Campinhos

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Em vídeo compartilhado nas redes sociais nesta segunda-feira, 18, o vereador Léo Parente cobra que o poder público restabeleça a energia elétrica de uma quadra esportiva estadual localizada no sítio Campinhos, zona rural de Salgueiro.

De acordo com o legislador, a energia do espaço público está desliga há vários meses, impedindo a prática de esportes no turno da noite. No vídeo, ele mostra que o disjuntor da quadra se encontra desconectado da rede elétrica. “É só juntar uma conexão com a outra e faz a ligação”, destaca.

“Eu só não tenho como entender o porquê ainda está apagado; uma iluminação que vai ajudar toda a comunidade. Os meninos brincam durante o dia, mas à noite fica aí uma quadra ociosa, ninguém joga, ninguém brinca”, lamenta, pedindo que a prefeitura solicite a ligação o mais rápido possível. (Do Alvinho Patriota)

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Personagem: Paizinha Patriota

Publicado

em

Paizinha Patriota, uma figura marcante na sociedade de Salgueiro, nasceu em 29 de agosto de 1971, na pacata cidade de Sertânia. Filha de Arcilon e Etiene, sua vida tomou um rumo significativo quando, com apenas um ano e nove meses de idade, veio morar em Salgueiro, onde foi criada com amor e dedicação por sua avó, dona Elisa Patriota.

Desde cedo, Paizinha enfrentou desafios, mas sempre encontrou forças para superá-los. Aos 16 anos, já casada com Valdir Cordeiro, iniciou uma jornada como mãe de três filhos: Talita, Thiago e Eliza, tornando-se mais tarde uma orgulhosa avó de Arthur.

Seu caminho na política começou em 2012, impulsionado pelo incentivo de seus tios Alvinho e Gonzaga Patriota. Mesmo não sendo eleita em sua primeira tentativa como vereadora, obteve uma expressiva votação, com 1.032 votos, mostrando sua força e representatividade na comunidade.

Determinada a fazer a diferença, Paizinha não desistiu e em 2016 concorreu novamente, sendo eleita com 1.278 votos, tornando-se a terceira mais votada. Durante seu mandato, trabalhou incansavelmente para trazer melhorias para Salgueiro. Entre suas conquistas estão a reforma do Parque das Crianças, a revitalização da quadra do Riachinho, a implantação de uma ciclovia no Monte Alegre, além da aquisição de um Castramóvel (que está prestes a chegar), uma retroescavadeira, perfuração de seis poços artesianos, cursos de capacitação para mulheres, entre outras ações.

Na Casa Epitácio Alencar, Paizinha não apenas defendeu os interesses da população, mas também apresentou diversos projetos e iniciativas relevantes. Entre eles, destaca-se o projeto Água Viva, voltado para a preservação dos reservatórios do município, e a lei que reconhece o Salgueiro Atlético Clube como Patrimônio Cultural da cidade.

Seu compromisso e dedicação ao município de Salgueiro não passaram despercebidos, e em 2021, ela foi agraciada com o Título de Cidadã Salgueirense, uma honraria concedida pelo vereador Hercílio Carvalho, em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade.

Paizinha Patriota é mais do que uma política, é um exemplo de determinação, força e compromisso com o bem-estar de sua cidade e de sua gente.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Tupanatinga: Mariano F. Brito emite nota após o Blog publicar matéria em que alunos foram à Câmara de Vereadores sem conhecimento da direção do EREM

Publicado

em

O Senhor Mariano F. Brito, citado na matéria deste Blog, com o título “Professores de Tupanatinga causam indignação ao retirar alunos em horário de aula, para encontro político na Câmara de Vereadores“.

Nosso meio de comunicação, preza  pela transparência dos fatos e não poderia deixar de ouvir as pessoas citadas, desta forma, divulga na íntegra a nota do requerente, onde o mesmo coloca seu ponto de vista sobre os fatos anteriormente divulgados.

Nota

Direito de Resposta à Matéria Publicada pelo Blog do Silva Lima

Na matéria publicada pelo Blog do Silva Lima em 30 de maio de 2024, houve uma interpretação que gerou controvérsias e reclamações sobre uma atividade realizada pelos professores Marcos Brunhara e Isabel Cristina, da EREM José Emílio de Melo. Para esclarecer e garantir a transparência dos fatos, apresentamos o seguinte:

1. Da atividade Pedagógica:
A visita dos alunos à Câmara de Vereadores de Tupanatinga, organizada pelos professores Marcos Brunhara e Isabel Cristina, teve caráter eminentemente educativo e pedagógico. Durante a visita, o servidor Mariano F. Britto, esposo da professora, realizou uma palestra sobre as origens do poder legislativo, seu funcionamento e a relevância da tripartição de poderes. Esse conteúdo é essencial para a formação e o caráter dos alunos, esclarecendo, o funcionamento dos poderes e sua importância como um dos poderes imprescindíveis ao Estado de Direito Democrático. Contudo, a confusa matéria publicada, certamente desconhece conceitos básicos sobre o assunto.

2. Esclarecimento do Contexto:
A controvérsia parece ter sido amplificada pelo momento político atual, que dá o tom de polarização, prejudicial a convivência civilizada.
Entretanto, é fundamental destacar que a visita dos alunos tinha um objetivo educativo claro, e não político-partidário, de caráter eleitoreiro. A distorção dos fatos para fins políticos eleitorais, prejudica a compreensão correta da intenção da atividade profissional e a imagem dos professores, da instituição de ensino e do poder legislativo, que é o órgão de representação colegiada, que atua em nome do povo.

3. Do uso do Espaço Público:
A Câmara de Vereadores, como cediço, é um espaço público acessível a todas as vertentes políticas da cidade. É a casa do povo. A visita dos alunos à sede do Poder Legislativo, cumpre uma atividade educativa, de caráter curricular, onde todos têm o direito de aprender sobre o funcionamento da instituição legislativa, que é um dos poderes que compõe a nossa democracia.

4. Do Direito de Resposta previsto em lei:
Neste ato, requeiro que me seja concedido o direito de resposta, para esclarecer esses pontos e peço a divulgação dos vídeos em anexo, que comprovam a natureza educativa da visita. Acredito que a publicação desses vídeos esclarecerá à exaustão o monumental equívoco tendenciosamente cometido, e a verdade dos fatos, contribuindo para um debate correto e justo, o que não vem ocorrendo.

Agradeço a atenção do Blog do Silva Lima e espero que este imprescindível esclarecimento seja publicado na íntegra, incluindo o vídeo anexado, para garantir a veracidade e a justiça na informação, como me é garantido pela lei de imprensa, em relação ao direito de resposta, que ora exerço, sem prejuízo de outra providência de ordem legal.

Atenciosamente,

Mariano F. Britto

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Publicado

em

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um salário mínimo começam a receber nesta segunda-feira (3) a segunda parcela do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e também vai até o dia 8. Até o fim desta semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, ao somar os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão as parcelas do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que está sendo paga entre o fim de meio e o início de junho. O restante correspondeu à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

Foto  Shutterstock

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!