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Educação

Meio ambiente: importância da educação

É preciso encontrar um equilíbrio entre custo e benefício destes novos hábitos e há a necessidade de se mensurar e valorar as ações.

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José Otávio Menten – Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável

O meio ambiente merece respeito em todos os níveis. Desde cada cidadão, urbano ou rural, jovem ou idoso, independentemente do nível de escolaridade, até as grandes instituições e empresas públicas e privadas, dos setores primário, secundário e terciário da economia mundial.

Vivemos em um único planeta e existem conexões ambientais entre todas as regiões da terra. Para respeitar o ambiente, é necessário educação, conhecimento e informação adequada. Mudanças de cultura e procedimentos exigem empenho e perseverança dos responsáveis pelas ações de alterações de comportamentos, sempre em busca de uma sociedade cada vez mais sustentável que respeite as próximas gerações que habitarão nosso planeta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, criado há cerca de 50 anos, em função da primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, na Suécia, ajuda a ampliar vozes e estimular incorporações de aprimoramentos ambientais.

É urgente avançarmos. Desde ações diárias e comportamentos individuais, incorporando hábitos mais adequados em nossos lares e ambientes de trabalho, até a elaboração e implantação de políticas públicas adequadas a nível regional, municipal, estadual, nacional e mundial.

Isso depende de muito diálogo, desprendimento e conhecimento. É necessário valorizar cada vez mais a ciência e a tecnologia na definição das melhores decisões e é fundamental uma comunicação de qualidade para que todos tenham acesso aos procedimentos acordados.

Regulamentações que indiquem claramente as ações mais corretas e fiscalização para avaliar se as regras que estão sendo seguidas são fundamentais. Aspectos ambientais devem ser inseridos em todos os níveis de educação e em todas as áreas de conhecimento.

Embora existam profissionais especializados, como engenheiros ambientais e gestores ambientais, os currículos escolares devem contemplar assuntos ambientais em todos os níveis (Pré-Escola, Fundamental, Médio, Superior, especialização, pós-graduação, etc.) e em todas as áreas (biológicas, exatas e humanas).

Existem alguns temas que estão em maior evidência, como as mudanças climáticas, com organização de fóruns e entidades nacionais e internacionais como o Painel Intergovernamental para Mudança do Clima (IPCC/OMM e Pnuma) e as Conferências das Partes/Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COPs).  

Também estão se tornando cada vez mais familiares siglas e termos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Ambiental, Social e Governança (ODS), Bioeconomia/Economia Circular, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Mercado de Carbono, Gases do Efeito Estufa (GEE), Energias Alternativas, Agricultura de Baixo Carbono, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Código Florestal, controle do desmatamento, combate a incêndios e queimadas ilegais, recuperação de áreas Degradadas (rurais e urbanas), recuperação de nascentes, Programa Nacional de Bioinsumos, etc.

Pessoas devidamente educadas passam a entender a importância da preservação e conservação ambiental e da incorporação de hábitos saudáveis em suas atividades pessoais e profissionais. 

Todos os segmentos são importantes nesse movimento em defesa de um ambiente que proporcione melhor qualidade de vida às pessoas. É preciso encontrar um equilíbrio entre custo e benefício destes novos hábitos e há a necessidade de se mensurar e valorar as ações. 

Não há espaço para extremismos. É fundamental que sejam valorizadas as competências com posições equilibradas, diálogo entre grupos e o bom exemplo, independentemente de posturas ideológicas e interesses econômicos.

Vamos cuidar de nossa terra. Vamos disponibilizar um guia prático que oriente governos, cidades, empresas, grupos comunitários e indivíduos sobre as principais ações ambientais que podem ser implementadas a curto, médio e longo prazo.

Por Correio do Estado

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Educação

Codevasf publica edital de concurso público com 61 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva

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Por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Produção de Eventos (Cebraspe), a Codevasf publicou hoje o edital de concurso público com 61 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva. Quem quiser se candidatar pode se inscrever entre os dias 20 de maio e 10 de junho.

Previstas para o dia 4 de agosto, as provas serão aplicadas em Petrolina-PE, Brasília-DF, Aracaju-SE, Belém do Pará, Bom Jesus da Lapa-BA, Goiânia-GO, Macapá-AL, Montes Claros-MG, Palmas-TO, Teresina-PI e São Luís do Maranhão.

A empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) selecionará profissionais para as seguintes áreas: Administração; Economia, Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Pesca e Aquicultura; Estatística; Geologia; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Tecnologia da Informação. O salário inicial é de R$ 9.065,95.

Mais informações no edital (acesse aqui)

Por Alvinho Patriota

           

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Educação

Inep divulga edital com cronograma completo do Enem 2024

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O edital com todas as informações sobre a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União. Segundo o cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC)as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os candidatos interessados poderão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, através da Página do Participante. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga de 27 de maio a 12 de junho, por meio de boleto, cartão de crédito ou PIX.

Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA

O prazo para o pedido de isenção da taxa foi encerrado no dia 26 de abril. Têm direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O deferimento da taxa de inscrição será divulgado nesta segunda-feira. Caso o candidato discorde do resultado e queira recorrer, terá o período de 13 a 17 de maio para apresentar o recurso com a justificativa. De acordo com cronograma, o resultado final dos recursos será conhecido em 24 de maio.

O Inep alerta que, mesmo que o candidato tenha aprovado o pedido de isenção de taxa, ou da justificativa de ausência, isso não quer dizer que a participação dele no Enem 2024 está garantida. Para participar do exame neste ano, os interessados devem fazer a inscrição, posteriormente, na Página do Participante.

PROVAS E HORÁRIOS

No primeiro dia de provas os candidatos vão precisar resolver 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e escrever uma redação. No domingo seguinte, o exame terá 45 questões de matemática; 45 questões de ciências da natureza.

Conforme as edições anteriores, os candidatos devem ficar atentos com relação ao horário de chegada aos locais de prova, cuja data de divulgação ainda será definida pelo Inep.

No dia 3 de novembro,  os portões serão abertos pontualmente às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30 e o término está marcado para às 19h. No dia 10 de novembro, a mudança é apenas no horário de término das provas, às 18h30.

SEGURANÇA

Enem 2024 terá uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.

O Inep aceitará, ainda, a documentação válida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovar a identidade do participante, não será mais permitido apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.), em caso de perda de documentos físicos. A medida também está relacionada à segurança do exame.

BALANÇO DO ENEM 2023

O Enem 2023 foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. No entanto, cerca de 50 mil inscritos no exame foram alocados em lugares com distancia superior aos 30 quilômetros estipulados no edital. Eles puderam fazer as provo as nos dias 12 e 13 de dezembro.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de 4 milhões de inscrições, mas o número de participantes efetivos foi de 2.734.100 (68%). De acordo com os resultados da aplicação, metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio no ano passado, participaram do exame. Quando se observa apenas o ensino público, o número é um pouco menor: 46% dos estudantes concluintes de escolas públicas fizeram o Enem 2023.

As instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são considerados critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: JC

 

           

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Educação

IFSertãoPE abre processo seletivo para curso de graduação Licenciatura em Matemática na modalidade EaD

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A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), inicia processo seletivo para o curso de graduação a distância de Licenciatura em Matemática. Ao todo, são disponibilizadas 105 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial em cinco cidades da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 10 de maio e 03 de junho, via internet, por meio do portal de processos seletivos do instituto. São vinte e uma vagas disponíveis em cada polo, destinadas a egressos de escolas públicas, concorrência geral e professores da rede pública.

O processo seletivo será conduzido por meio de avaliação classificatória e eliminatória, baseada na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou da apresentação do histórico escolar (ou documento equivalente). No caso de participantes professores da educação básica que não possuem formação na área que atuam, há a possibilidade de ingressar na seleção por meio da avaliação da documentação de tempo de serviço.

As aulas estão programadas para começar no segundo semestre deste ano (2024.2). Apesar de ser um curso na modalidade a distância, a participação em encontros presenciais é obrigatória. Dessa forma, o candidato deve optar por uma entre as seguintes unidades de apoio presencial: Floresta, Triunfo, Ouricuri, Trindade ou Salgueiro.

Para mais informações acesse o Edital Nº18/2024, que está publicado no site do IFSertãoPE. Link para as inscrições: https://selecao.ifsertaope.edu.br/.

Por: Ascom – IFSERTÃOPE

           

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