Conecte-se Conosco

Mundo

Colômbia terá sua primeira vice-presidente negra

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Colômbia terá pela primeira vez uma vice-presidente negra: a ambientalista de esquerda Francia Márquez ou a acadêmica conservadora Marelen Castillo, as outras protagonistas de uma campanha que quebrou a tradição de governos de homens brancos de elite. 

Márquez (40 anos) está na chapa do senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro, enquanto Castillo (53) é peça-chave para o milionário Rodolfo Hernández, empatados nas intenções de voto para o segundo turno a ser disputado no domingo.
Uma das duas sucederá a conservadora Marta Lucía Ramírez (2018-2022), que depois de uma longa carreira política se tornou a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do país.
“Em termos políticos, simbólicos e culturais é muito importante porque a Colômbia é um país com um racismo muito forte”, comentou à AFP a analista Cristina Echeverri, da Universidade Nacional.
Embora 9,3% dos 50 milhões de colombianos se reconheçam como negros, poucos alcançam cargos de poder e o percentual é ainda menor no caso das mulheres. Hoje, o gabinete do governo tem apenas uma mulher negra e duas integram um Congresso bicameral de quase 300 membros.
Márquez e Castillo chegaram à reta final de mãos dadas com candidatos disruptivos que encarnam a mudança dos partidos tradicionais.
– Márquez, a ativista –
Francia Márquez faz campanha para os “ninguém”, sua forma de se conectar com as populações excluídas.
Nasceu em uma família pobre no departamento de Cauca, foi mãe solo aos 16 anos, fugiu de sua terra ameaçada de morte, limpou casas para sobreviver e estudou direito antes de entrar na política.
Em 2019, sobreviveu a um ataque com granadas e tiros de fuzil. Queriam matá-la por sua defesa diante do avanço da mineração em terras de afrodescendentes. Um ano antes, havia recebido o Prêmio Goldman, também conhecido como o Nobel do meio ambiente.
“Os ninguéns, os que não são reconhecidos por nossa humanidade, os que não são reconhecidos por seus direitos neste país, levantam-se para mudar a história, para ocupar a política”, disse Márquez em entrevista à AFP em março. 
Nas primárias da coalizão de esquerda Pacto Histórico, Francia obteve a segunda melhor votação (785.000) depois de Petro (4,4 milhões).
Com sua ascensão, também emergiu um racismo enterrado. Desde abril, Márquez foi alvo de 1.083 comentários e mensagens racistas na mídia e nas redes, segundo o Observatório de Discriminação Racial da Universidade dos Andes.
– Castillo, a educadora –
Filha de uma costureira e de um funcionário público, Castillo nasceu em um bairro popular de Cali. Até um mês atrás ninguém sabia quem era a companheira de chapa de Hernández, um milionário de 77 anos.
Mas “somos mais os perfeitos estranhos”, brinca Castillo.
Quando soube que Hernández – candidato independente sem aparato político que fundou a Liga de Governadores Anticorrupção – procurava “uma mulher afrodescendente da costa do Pacífico”, enviou seu currículo e foi selecionada, segundo conta.
Castillo estudou biologia, química, engenharia industrial e fez doutorado na Nova Southern University, na Flórida, Estados Unidos.
Quando saltou para a política, ocupou um cargo de gestão na católica Corporação Universitária Minuto de Deus.
Embora se reconheça como negra, a educadora diz não ter sofrido racismo e evita o assunto em suas intervenções.
Na campanha, parece suavizar as expressões machistas de Hernández, que considera “ideal” que as mulheres cuidem da criação dos filhos e dos afazeres domésticos.
“Vou ser o rosto que vai apoiar as mulheres”, garantiu.
Sem propostas claras além da anticorrupção, Castillo passou do anonimato a uma opção real de ocupar o poder devido aos emaranhados legais de Hernández.
O construtor é acusado de um suposto contrato irregular assinado durante seu mandato como prefeito de Bucaramanga (2016-2019), o que poderia marginalizá-lo de um eventual governo.

Fotos: DANIEL MUNOZ / AFP

Por AFP

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Mundo

Kamala Harris formaliza sua disputa por candidatura à presidência dos EUA

Publicado

em

A vice-presidente americana, Kamala Harris, formalizou, no início da noite deste domingo, 21, pelo horário de Brasília, a candidatura à presidência dos Estados Unidos. A campanha “Harris para Presidente” protocolou à Comissão Federal Eleitoral um registro em que confirma que Harris deixa de ser postulante a um novo mandato como vice-presidente e agora busca ocupar o topo da chapa democrata.

A medida é um dos passos necessários para permitir que os recursos arrecadados pelo presidente Joe Biden possam ser transferidos para Harris. A vice-presidente agora tentará obter a nomeação pelo Partido Democrata na Convenção Nacional, em Chicago, no mês que vem, após Biden ter desistido da reeleição.

CONDENAÇÃO

A deputada republicana Elise Stefanik introduzirá nesta segunda-feira, 22, no plenário da na Câmara dos Representantes dos EUA uma proposta de resolução para condenar a vice-presidente americana, Kamala Harris, pelo papel na política imigratória do país.

A medida – um processo simbólico existente na Câmara dos EUA – é um sinal de que a oposição pretende recorrer ao tema da imigração na disputa presidencial, após o atual chefe da Casa Branca, Joe Biden, desistir da reeleição neste domingo, 21.

Em publicação no X (antigo Twitter), Stefanik lembrou que Harris ficou responsável por liderar os esforços do governo Biden na contenção do fluxo de imigrantes ilegais na fronteira com o México. “A czar das fronteiras abertas de Biden, Kamala Harris, e todos os democratas eleitos são responsáveis por essa crise na fronteira”, criticou.

“FRACASSOS” DE BIDEN

Candidato à vice-presidência dos Estados Unidos na chapa republicana, o senador J.D. Vance acusou a vice-presidente americana, Kamala Harris, de também ser responsável pelos “fracassos” do presidente Joe Biden.

“Joe Biden tem sido o pior presidente da minha vida e Kamala Harris tem estado com ele em toda essa trajetória”, afirmou, em publicação no X (antigo Twitter) neste domingo, 21, horas após Biden anunciar que desistiu de buscar a reeleição.

Vance criticou a política imigratória do governo Biden e disse que os esforços de transição verde do democrata ajudaram a impulsionar os custos de habitação e alimentos nos EUA. O senador acusou Harris ainda de mentir sobre a acuidade mental do presidente. “O presidente Trump e eu estamos pontos para salvar a América, independentemente de quem estiver no topo da chapa democrata”, concluiu.

Fonte:Estadão conteúdo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Biden declara apoio à candidata Kamala Harris

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que apoia a candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos.

Isso acontece após ele divulgar uma carta nas redes sociais informando que desistiu da disputa eleitoral deste ano.

“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso.”

Foto Reuters/Elizabeth Frantz

Por CNN

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Joe Biden anuncia desistência de candidatura à reeleição para a presidência dos EUA

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, anunciou que desistirá de concorrer à reeleição à Casa Branca. O democrata comunicou a decisão em uma carta publicada nas redes sociais, na tarde deste domingo (21/7).

Biden se preparava para concorrer nas eleições deste ano contra o republicano Donald Trump. No entanto, opositores e aliados passaram a questionar a capacidade dele para um novo mandato diante do desempenho no último debate.

No comunicado, Biden diz que foi a maior honra da vida dele servir como presidente dos Estados Unidos. “Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu prazo”.

Por Metrópoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!