Conecte-se Conosco

Esporte

Pela primeira vez na história a fase de quartas de final da Libertadores tem times de apenas dois países

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Até agora são cinco clubes brasileiros e dois argentinos entre os oito melhores do continente. Nessa quinta-feira, o confronto entre Estudiantes e Fortaleza define a última vaga.

A estrondosa goleada por 7 a 1 e a consequente classificação do Flamengo diante do Tolima significou também um marco na história da Libertadores — e não necessariamente positivo. Pela primeira vez, a fase de quartas de final será composta por times de apenas dois países. Até agora são cinco brasileiros (Corinthians, Palmeiras, Atlético, Flamengo e Athletico-PR ) e dois argentinos (Talleres e Vélez Sarsfield). Amanhã, na cidade de La Plata, o confronto entre Estudiantes e Fortaleza define a última vaga.

O duopólio argentino-brasileiro, com a balança pendendo fortemente para o lado de cá da fronteira, é reflexo óbvio da disparidade financeira em relação ao restante do continente. A falta de equilíbrio já havia ficado evidente na composição das semifinais dos últimos anos (nos últimos cinco anos, o Barcelona de Guayaquil foi o único clube fora de Brasil e Argentina a se intrometer entre os quatro melhores, em 2017 e 2021) e agora manifesta-se ainda numa instância anterior. Mesmo países que conseguiam furar a bolha nos últimos anos ficaram pelo caminho, como Equador e Paraguai.

Esse predomínio de Brasil e Argentina entre os oito melhores do continente já havia ameaçado acontecer em 2018, e só não ocorreu porque na ocasião o Colo Colo eliminou o Corinthians nas oitavas de final. A conformação do futebol continental mudou velozmente nos últimos anos, na velocidade das caixas registradoras.

Para fins de ilustração, em 2016 nada menos que seis países estavam representados a essa altura do torneio continental: Brasil (Atlético-MG e São Paulo), Argentina (Rosário Central e Boca Juniors), Colômbia (Atlético Nacional), México (Pumas), Equador (Independiente del Valle) e Uruguai (Nacional). Não por acaso, também foi o ano que consagrou o último campeão fora de Brasil e Argentina — o Atlético Nacional, que disputou uma final hoje impensável contra o Independiente del Valle.

São apenas seis anos, mas a diferença no campo faz parecer seis décadas. Recuperar o equilíbrio não é uma tarefa simples, e talvez nem interesse à Conmebol, que obviamente não vê com maus olhos os clubes ricos desfilando em seu principal torneio (ou produto), ainda que essa discrepância de representatividade em relação aos demais países possivelmente resulte na perda de interesse (e audiência) no restante do continente e na desvalorização da própria Libertadores.

Uma saída óbvia seria diminuir o número de vagas (que hoje é excessivo) de Brasil e Argentina, mas daí teria de combinar com os russos — no caso os próprios brasileiros e argentinos, que por motivos óbvios não estão exatamente incomodados com o atual estado das coisas. Enquanto isso, o torneio que homenageia os libertadores segue uma lógica que exclui grande parte da América do Sul.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Esporte

Vasco oficializa a contratação do técnico português Álvaro Pacheco

O anúncio, que já era esperado desde a semana passado, foi confirmado nesta terça.

Publicado

em

A direção do Vasco oficializou a contratação do técnico Álvaro Pacheco nesta terça-feira. O português de 52 anos acertou vínculo até o fim da atual temporada, com possibilidade de renovação por mais uma. Pacheco chega ao clube carioca acompanhado dos auxiliares Pedro Valdemar e José Teixeira, do preparador físico Leandro Mendes e do fisiologista Ricardo Ferreira.

O anúncio, que já era esperado desde a semana passado, foi confirmado nesta terça, um dia depois do início do trabalho da nova comissão técnica no CT Moacyr Barbosa. Lá eles conheceram as instalações do clube, o elenco e acompanharam as atividades, na segunda-feira.

Pacheco não chegou a comandar o treino, apenas visitou o CT e teve seu primeiro contato com os jogadores. Foi a última atividade da equipe antes da partida desta terça, contra o Fortaleza, pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil – houve empate sem gols na partida de ida.

O treinador português ainda não estreará no comando da equipe nesta terça. Ele deve acompanhar o jogo das tribunas do estádio de São Januário. Pacheco não vai estar no banco de reservas porque não foi inscrito a tempo de participar desta fase da competição nacional. O interino Rafael Paiva comandará a equipe nesta terça.

Com o anúncio, Pacheco se torna o sétimo treinador português comandando times nas duas principais divisões do Campeonato Brasileiro. Agora são seis na Série A e um na Série B. Pacheco foi contratado para substituir o argentino Ramón Díaz, demitido no fim do mês passado, no início do Brasileirão.

Natural da cidade portuguesa de Lixa, o português começou a atuar como treinador em 2009, na base do Penafiel, do qual foi auxiliar técnico. Na sequência, passou por uma série de clubes do país europeu até se destacar no Vitória, pelo qual chegou a figurar na quinta colocação do Campeonato Português, na atual temporada europeia.

Foto Shutterstock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Ex-lutador de UFC morre em acidente de moto aos 33 anos

Geane Herrera bateu contra um automóvel e morreu no local.

Publicado

em

Nesta segunda-feira (20), morreu o ex-lutador de UFC Geane Herrera, aos 33 anos, depois de um grave acidente de moto ocorrido em Tampa, na Flórida.

Segundo o site ‘TMZ’, o lutador norte-americano bateu contra a traseira de um automóvel quando seguia em uma velocidade elevada. Herrera foi projetado por uma longa distância e a moto acabou pegando fogo. O óbito foi declarado no local. O motorista do segundo veículo saiu ileso.

“Geane era cheio de vida, sempre tentando viver a vida ao máximo, era um atleta dedicado e com grandes sonhos de fazer a diferença e deixar sua marca neste mundo. Ele era uma pessoa tão despreocupada que deixou uma marca em todos que passaram por sua vida”, reagiu a família através da página GoFundMe.

Geane Herrera iniciou sua trajetória no MMA em 2011 e estreou no UFC em 2015, no UFC Fight Night 73. O atleta tinha um filho de 16 anos e a companheira está grávida de dois meses.

Foto Getty

Por Rafael Damas

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Hulk é desfalque contra o Sport no jogo desta quarta-feira(22)

Publicado

em

Desfalque no adversário do Sport. Em jogo que decidirá o classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, o Atlético divulgou hoje (21) a lista de relacionados para a partida, que ocorre amanhã (22), às 20h, na Arena de Pernambuco. Para a surpresa de muitos, o atacante Hulk está fora da relação, fator que traz mais uma camada para a decisão de amanhã.

Hulk é um dos principais jogadores da equipe mineira desde a sua chegada, em 2021. O atacante paraibano acabou tornando-se o capitão da equipe, e vem liderando o ataque do Galo nesta temporada, sendo responsável por sete gols e seis assistências, além de estar presente em todos os jogos do Galo em 2024 até aqui. O atleta foi dispensado para resolver assuntos pessoais.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!