Conecte-se Conosco

Pernambuco

Prefeitura de Recife entrega primeiro lote de quiosques da orla de Boa Viagem e Pina

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O prefeito João Campos entregou, no sábado (30), os seis primeiros quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. Com um investimento de R$ 8,6 milhões, os novos equipamentos fazem parte da primeira etapa do projeto, que conta com o total de 60 quiosques. O plano prevê a intervenção em 10 etapas, com obras acontecendo, simultaneamente, em seis quiosques por vez. Em agosto, os recifenses e turistas vão poder desfrutar dos novos equipamentos que contemplam os quiosques de números 60, 59, 58, 56, 54 e 44. As obras estão sendo realizadas de acordo com o que foi acordado e aprovado junto à Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) e são coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais com a parceria da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento.

Com as obras finalizadas do primeiro lote e conforme firmado no termo de compromisso, caberá aos quiosqueiros acionar as concessionárias para fazer os ligamentos necessários de energia e água para dar início ao funcionamento e atendimento ao público, que deve acontecer dentro de aproximadamente dez dias. “Estou aqui com Sandro, primeiro permissionário a receber a chave do novo quiosque e assinar o aditivo do contrato. Agora ele tem alguns dias para acionar a Compesa e a Neoenergia para fazer as ligações e começar o funcionamento. Hoje a gente está entregando seis quiosques, além desses seis, já há mais 18 em obras. Já temos contratos para os 60 que vamos fazer nos próximos meses, 100% vai ser entregue. Tudo feito com muito diálogo, ouvindo e atendendo as necessidades dos permissionários, já que eles são os que mais entendem sobre o que precisa ser feito”, comentou João Campos ao fazer a entrega das chaves aos primeiros beneficiados.

Atualmente 18 quiosques estão em execução, gerando um avanço de 20% na intervenção global e com geração de mais de 100 empregos diretos na construção civil. Assim, em paralelo, acontece a execução de obras simultâneas dos quiosques de lote 2 (53, 52, 51, 50, 48 e 46), com 71% da obra já executada; lote 3 (55, 40, 39, 38, 37, 29), com 37% da obra em andamento e lote 4 conta com o início da colocação de tapumes nas antigas estruturas. Outra iniciativa tomada pela Prefeitura é que 12 quiosques dos lotes 2 e 3 não precisarão ter suas atividades comerciais paralisadas durante as próximas construções. Esses quiosques permanecem em funcionamento até que as obras sejam finalizadas e as novas estruturas sejam entregues. Com a adequação dos quiosques, há calçamento livre na orla, a faixa de passeio aumentou e as condições para a prática de corridas e caminhadas estão melhores. O fluxo cruzado foi evitado com o deslocamento da arborização e de infraestruturas existentes no local, sem causar prejuízos ao trabalho dos comerciantes.

Para Josiane Miranda, presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife há mais de quatros anos, o conceito da orla do Recife muda com as transformações que estão sendo realizadas pela Prefeitura. “Eu estou muito feliz porque o dia de hoje representa uma conquista, não só minha, mas dos associados e dos recifenses. É um momento histórico, estou sem palavras, vem aí um novo conceito de orla, um novo conceito de quiosque”, disse ela. “Eu recebo esses quiosques com muita alegria. Eu agradeço a Deus e ao prefeito João Campos, porque sem eles nada disso seria possível. Agradeço também a todos os envolvidos nesse projeto, como a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e o Gabinete de Projetos Especiais. Está tudo muito bonito”, acrescentou Josiane.

De acordo com Fernando Lopes, 57 anos, comerciante responsável pelo quiosque número 59, os novos quiosques representam uma alegria não só para ele, mas para todos os que vivem na cidade. “Trabalho aqui há 10 anos e para mim, com o novo quiosque, muda tudo. Antes o quiosque era frágil e facilitava os arrombamentos. Agora tem mais segurança. O quiosque de antes era de vidro e a gente colocava grades para proteção e a maresia estragava as ferragens rapidamente. Não vamos mais ter esse trabalho com grades”, explicou Fernando. “Está muito bonito, temos as cerâmicas aqui, estrutura linda. E a cerâmica facilita para a gente limpar e lavar tudo. Estou muito feliz, ambiente bonito, bacana e limpo. Só quero agradecer agora, lutamos muito e agora chegou o momento”, completou ele.

Já para o ciclista e frequentador da orla de Boa Viagem, Fernando Rocha, 55 anos, é um prazer poder pedalar na Avenida Boa Viagem e contemplar as novas estruturas dos quiosques. “Eu ando de bicicleta aqui há 7 anos, diariamente. Eu acho que a mudança foi muito boa, antes estava desorganizado. Ficou um clima melhor, está muito bom. Com os novos quiosques, mais pessoas vão para a orla, principalmente no verão. Eu moro perto, no bairro de Prazeres, vou continuar vindo”, contou ele.

PROJETO
Os novos quiosques da orla têm tamanho padrão de 39,8 metros quadrados de área coberta, sendo 12,14 metros quadrados de área interna – maiores que as estruturas atuais. A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade. O sistema de lajes de concreto de alto desempenho garante a segurança e a durabilidade aos quiosques, e facilitam a manutenção. A acessibilidade está contemplada – os equipamentos têm balcão acessível para atendimento de cadeirantes. O projeto tem forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A laje plana projetada dialoga com a linha do horizonte da praia.

O concreto pigmentado na cor areia confere originalidade e contemporaneidade ao conjunto dos quiosques, como encontrado no Museu Cais do Sertão em Recife, no Paço das Artes em São Paulo, no Museu Casa Paula Rego em Portugal, ou mesmo, no Museu Iberê Camargo em Porto Alegre com o concreto branco estrutural. O painel de azulejaria de tradição portuguesa e largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana – a exemplo dos encontrados no Edifício Acaiaca em Boa Viagem, Edifício Barão de Rio Branco na Boa Vista, do arquiteto Delfim Amorim e nos volumes das cascas de cobertas pré-moldadas de Armando de Holanda no Parque dos Guararapes – foi incorporado ao projeto, com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate da memória urbana do Recife. Os azulejos revestem os depósitos que irão auxiliar na organização do novo layout interno. Os beirais amplos dos quiosques oferecem sombras mais generosas, dando o conforto ambiental tão necessário nas cidades tropicais.

CAPACITAÇÃO – Com o objetivo de oferecer informações sobre o melhor funcionamento, manutenção do equipamento, além de atendimento ao cliente, as Secretaria de Turismo e Lazer, Política Urbana e Licenciamento, Gabinete de Projetos Especiais e Vigilância Sanitária se reuniram com os autorizatários durante a manhã de quinta-feira (28). Na ocasião, os quiosqueiros foram orientados sobre as regras de uso e manutenção dos novos espaços. Também receberam informações sobre a importância do bom atendimento ao público e orientações sobre os atrativos turísticos da cidade, inclusive sobre os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da cidade – sendo dois deles em Boa Viagem, um na Pracinha de Boa Viagem e outro no Segundo Jardim. Já a Vigilância Sanitária orientou sobre a manipulação dos alimentos, medidas de higiene, entre outros.

EDSON HOLANDA/PCR

Por Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Prefeitos se apressam para entregar obras antes de prazo eleitoral

Publicado

em

A partir deste sábado (6) – 3 meses antes do 1º turno das eleições -, os prefeitos e demais agentes públicos ficam proibidos de tomar certas condutas públicas que venham a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, como diz o Art. 73, da Lei Federal 9.504, de 30 de setembro de 1997. Uma delas é a proibição dos prefeitos de participarem de eventos de entregas de obras públicas.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também ficam vedadas por parte de agentes públicos promover nomeações, exonerações e contratações, dentre outras vedações antes das eleições.

A Prefeitura do Recife, por exemplo, já informou em suas redes sociais que os perfis oficiais serão desativados na sexta-feira (5), com o retorno das atividades digitais nas contas da Prefeitura somente após o término do período eleitoral.

Diante dessa normal eleitoral, o prefeito João Campos (PSB), que concorrerá a reeleição, se apressou para apresentar algumas obras antes da proibição. Nesta quinta-feira (4), foram entregues duas obras de contenção de encostas em Dois Unidos, além da inauguração do primeiro Serviço Integrado de Saúde Mental do Recife, no bairro da Boa Vista.

Já nesta sexta-feira (5), último dia permitido para os agentes públicos participarem de eventos de entregas de obras públicas, João Campos vai inaugurar, às 16h, a 1ª etapa do Parque Tamarineira, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no antigo Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano.

Em Caruaru

No município de Caruaru, no Agreste do Estado, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que também concorrerá nas eleições municipais, entregou nesta quinta-feira (5) a Clínica de Tratamento Multidisciplinar de Autistas.

Na sexta-feira (6), Rodrigo Pinheiro comparecerá, às 15h, em evento no bairro José Carlos de Oliveira para a assinatura dos contratos de regularização fundiária para os moradores. Às 19h, participará da entrega das escrituras dos moradores do Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

João Campos promete armar Guarda Municipal do Recife de forma ‘gradual’ e com câmera corporal

Publicado

em

Nas vésperas da eleição municipal, o prefeito do Recife João Campos (PSB) disse, pela primeira vez, que irá iniciar um plano de armamento da Guarda Municipal da capital. A confirmação ocorreu durante sabatina promovida pelo UOL/Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (4).

De acordo com Campos, o processo será gradual, começando por grupos específicos para um “teste”. Também ocorrerá simultaneamente à implementação de câmeras corporais acopladas no fardamento (bodycam).

“Vamos começar um estudo para poder ter um novo ciclo de grupamento tático da Guarda, com cursos de formação específicos”, disse. “Com uma equipe treinada, um protocolo específico e reforço da Corregedoria, vamos fazer um processo seguro. Esse é um compromisso para um segundo governo”, disse.

“Quero deixar claro que não podemos confundir o papel da Guarda Municipal com o papel da Polícia Civil ou militar. Existem componentes totalmente distintos”, reforçou.

2026

João Campos evitou confirmar se será candidato ao Governo do Estado em 2026. “Não podemos falar de uma eleição lá na frente sem ter enfrentado uma agora. O meu pai (Eduardo Campos) dizia que cada eleição é uma eleição. O meu foco é a eleição de 2024 e não vou falar de 2026.”

Sobre a almejada vaga de vice em sua chapa de reeleição, o prefeito reforçou que a discussão está ocorrendo com a Frente Popular. “Essa discussão não é feita apenas por dois partidos (PSB e PT), mas por mais. Ela está sendo feita de forma muito tranquila, muito equilibrada. O dia da decisão será o das convenções partidárias”.

O prefeito ainda foi questionado sobre suas possíveis ambições a cargos nacionais no futuro: “Fico feliz pelo reconhecimento que a gente tem tido aqui na cidade, no convívio com as pessoas. […] Mas não sou uma personalidade que fica pensando lá na frente, em cinco ou dez anos. Vivo cada dia de uma forma intensa”.

Derrota do PSB no Estado

“De maneira geral, a política passa por um momento de transformação muito rápida. Isso tem ocorrido no mundo todo. […] O nosso partido tem um programa reformulado, com uma estratégia partidária importante. Temos interesse em ter um partido que não é só feito de tamanho, mas que guarda coerência e sobretudo capacidade de construção”.

Sobre um possível afastamento do eleitor de direita devido à relação com Lula (PT), Campos disse que a população já sabe que “sou um eleitor do presidente”. “É difícil tirar projetos do papel sozinho. É uma honra poder contar com o apoio de um presidente da República, algo absolutamente natural”.

Também amenizou as ferrenhas críticas que fez ao Partido dos Trabalhadores em 2020, quando concorreu contra Marília Arraes no segundo turno para a Prefeitura: “Se deu por um contexto acirrado. As decisões políticas que levaram à conjuntura daquelas duas candidaturas no segundo turno não foram as mais acertadas. Isso naturalmente elevou a temperatura da eleição para um ambiente de muita disputa.”

Empréstimos

O prefeito também rebateu críticas da oposição sobre os empréstimos realizados para obras públicas. De acordo com um levantamento, o valor já chegou a R$ 3,3 bilhões.

“As operações têm sido feitas com aval da União. O empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por exemplo, teremos 20 anos para amortizar, com seis anos de carência e taxas de juros internacionais, bem reduzidas. A Prefeitura tem capacidade de endividamento para isso.”

Chuvas

O gestor argumentou que essas obras são essenciais para conter os desastres causados pelas chuvas – sua gestão enfrentou um período intenso de mortes por deslizamento, em 2022.

“O presidente Lula nos repassou algo em torno de R$ 60 milhões e tivemos a maior operação do BID com uma cidade, com R$ 1,5 bilhão, aproximadamente, para a proteção de encostas. Temos em execução mais de 3 mil obras.”

Centro

O gestor também defendeu as ações do Recentro, gabinete criado para recuperação econômica e da área central. “A gente mergulhou tudo o que tinha de imposto municipal para poder viabilizar essa área: Imposto Sobre Serviços (ISS) de 2% para hotelaria e para retrofits; IPTU zero para moradia”.

“Porém, aqui no Brasil não temos impostos únicos: ainda existe carga tributária federal a estadual. Você precisa pagar taxas absurdas para fazer um retrofit em um prédio de 300 anos, que conta com várias exigências diferenciadas. Acho que isso não está certo. É preciso de modelos de incentivo e a reforma tributária precisa liderar esse debate.”

Trânsito

“Avançamos em diversas frentes, desde a mobilidade ativa, com obras de requalificação em calçadas, implantação de ciclovias e urbanismo tático. Temos mudanças do sistema viário, pois localizamos pontos críticos de cada localidade. Implantamos semáforos adaptativos, que abre de acordo com o fluxo de carros. Construímos pontes: estamos na reta final da Ponte da Iputinga e temos a Ponte Areias-Imbiribeira”.

Cultura

João Campos também defendeu os altos investimentos em ciclos festivos, sobretudo no Carnaval – na terça-feira (2), nessa mesma sabatina, o pré-candidato Gilson Machado disse que “reduziria a verba”.

O socialista também garantiu acabar com a inadimplência da Prefeitura com o ECAD, escritório que recolhe verbas para compositores que tiveram músicas executadas em eventos públicos.

“São mais de 24 anos de litígio judicial, mas virou um tema recente e que está no nosso radar. Para mim, é uma pauta nova que está sendo trazida, de imediato, para a equipe começar o diálogo. Vamos respeitar e buscar esse acordo. A nossa equipe está instruída a intensificar o diálogo”.

Mais temas

  • Câmera em uniformes da Polícia: a favor
  • Guarda municipal armada: a favor
  • Subsídio a empresas de ônibus: a favor, desde com controle e transparência
  • Tarifa zero para transporte: contra pela ‘falta de fonte de receita’
  • PEC das Praias: contra
  • Restrição de porte de armas: a favor da atual legislação
  • Legalização da maconha: contra
  • Liberação de jogos de azar: a favor, com regulamentação e política anti-vício

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 05 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!