Conecte-se Conosco

Pernambuco

Em Recife, 7ª edição do Pedalando Contra as Drogas reuniu mais de 2 mil ciclistas

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A sétima edição do Pedalando Contra as Drogas ocorreu depois de dois anos de espera em razão da pandemia da Covid-19. O passeio, que reúne mais de 50 grupos de pedais da Região Metropolitana do Recife, tem a mensagem de salvar vidas. Este ano, a estimativa dos organizadores é de reunir cerca de 2,5 mil ciclistas, mesmo número da última edição realizada em 2019.

A concentração do passeio foi na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, no hall do Museu do Sertão, onde foi montada uma estrutura para inscrições, entregas de camisas do passeio e um café da manhã reforçado com cuscuz para quem ia participar do evento com saída  do Marco Zero até Boa Viagem.
A programação prevista para sair às 8h teve um atraso de 1h20 em razão de uma maratona organizada pelo  Exército também no Bairro do Recife, em comemoração ao bicentenário da Independência. Antes da saída do trio elétrico animando os competidores, houve uma apresentação dos meninos e meninas da Orquestra Oásis da Liberdade (AOL), a ONG que completou 29 anos e atua na política de prevenção de drogas.
“Nosso objetivo é salvar vidas e esse passeio é uma forma de integrar os ciclistas, que ajudam a divulgar essa mensagem e também colaboram com a compra da camisa e da doação de um quilo de alimento”, explicou Adriana Eustáquio, diretora da AOL.
Na comissão de frente do passeio, três paratletas do Recife sem Barreiras,  usaram as mãos no lugar dos pés em bicicletas adaptadas: Luiz Fernando Braga, 46 anos, Antônio Olímpio, 46, e Hugo Leonardo, 39 anos.  “É a primeira vez que participo e estou gostando muito de toda essa energia e ajudar a divulgar essa causa contra as drogas”, destacou Olímpio. 
Nos momentos mais difíceis da corrida eles receberam ajudam dos ciclistas. O percurso inicial era de 19km, mas em razão do atraso da largada, o trajeto foi encurtado em cerca de 2km. No lugar de fazer o ponto de retorno na Praça de Boa Viagem,  a virada ocorreu na altura do Segundo Jardim, pela Rua Artur Muniz. Na orla, eles receberam água e descansaram antes de  fazer o caminho de volta. “Acho esse trabalho muito importante e participar do Pedalando é uma forma de ajudar e ao mesmo tempo de lazer”, explicou a ciclista Kátia da Silva, 35 anos, que participa pela segunda vez da edição do Pedalando. 
Os ciclistas participaram do passeio com camisas deste e de outros anos, mas teve gente que também se uniu ao percurso, mesmo sem ter feito a inscrição. “Todos os ciclistas são bem vindos ao Pedalando para reforçar essa importante mensagem de combate às drogas”, destacou Adriana Eustáquio. 
Entre as ações que se destacam do Pedalando Contra as Drogas estão os trabalhos  desenvolvidos com crianças de duas comunidades do Recife: Santo Amaro e Linha Férrea, cada uma com cerca de 100 crianças. A faixa etária é de 6 a 16 anos com ações nas áreas de esportes, música, letramento e cidadania. As crianças e adolescentes também recebem um lanche por turno.
Foto: Cristiano Silva/Divulgação
Por Diário de Pernambuco

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Samba de Coco Cachoeira da Onça abre o palco de cultura popular nesta quinta, 25/07

Publicado

em

Natural de Custódia (PE), grupo é liderado por Mestra Joana, coquista, e Mestre Pimenta, embolador; show começa às 12h com clássicos do Coco e duas participações: Mestres Inácio Pedro e Manoel Miguel, patrimônios vivos de PE.

O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no FIG 2024, abre os trabalhos nesta quinta, 25/7, a partir das 12h com o Samba de Coco Cachoeira da Onça, grupo de Coco natural de Custódia que é liderado por Mestra Joana e Mestre Pimenta.

O grupo preparou um show especial, com direito a homenagem a Mestre Dominguinhos e duas participações especiais: Mestre Inácio Pedro, coquista que é Patrimônio Vivo de PE e irmão da mestra Joana; e Mestre Manoel Miguel, embolador e também Patrimônio Vivo. Os mestres convidados lideram o Coco Negras e Negros do Leitão, de Afogados da Ingazeira.

Acompanhe as novidades do grupo: instagram.com/sambadecococachoeiradaonca

Após a apresentação do Coco, sobem ao palco: Grupo percussivo Tambores D’Saia (13h 20), Maracatu Rural Leão Vencedor, de Chã de Alegria (14h 40), Banda de Pífano Fulniô, de Águas Belas (16h) e A Lenda do Boi Bumbá às 17h20. O palco ainda terá atrações na sexta e sábado. Acompanhe a agenda completa do FIG pelas redes sociais instagram.com/festivaldeinvernodegaranhuns_

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Ferrovia é fundamental para que Suape se consolide como porto concentrador de cargas do Nordeste

Publicado

em

O Porto de Suape, localizado entre Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, completou 45 anos em 2023 e se consolida como um dos principais portos do Brasil. Apesar de ser relativamente novo, em comparação com outros portos públicos centenários, Suape se destaca por sua infraestrutura moderna, planejamento estratégico e potencial de crescimento, mas esbarra em desafios, como a chegada da ferrovia, para se tornar um grande concentrador de cargas no País.

Nesta terça-feira (23), o debate da Super Manhã, comandado pela comunicadora Natalia Ribeiro, falou sobre o Porto de Suape e a atração de investimento em Pernambuco. Os convidados foram o presidente do Porto, Márcio Guiot; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti e o engenheiro civil do Crea, Maurício Pina.

Pina comentou a necessidade da ferrovia para mudar o patamar de crescimento de Suape. “Para Suape ser o grande concentrador de cargas que almejamos, passa pela questão de que as ferrovias chegue até lá. Entra a questão da Transnordestina e da revitalização da Malha Ferroviária do Nordeste oriental, permitindo que Suape se interligue com Natal, com Cabedelo e com Maceió”, destaca.

O presidente de Suape corrobora a declaração, afirmando que o crescimento na movimentação de cargas está ancorado na ferrovia. “A gente construiu, no início da nossa gestão, a revisão do planejamento estratégico, que agora prevê o período de 2023 a 2030. E o que a gente colocou como visão e desafio é dobrar a movimentação de cargas até lá. Como o professor colocou bem, Suape necessita da ferrovia para nós chegarmos a 50 milhões de toneladas. A ferrovia tem um papel muito importante, assim como também com a retomada do investimento do principal empreendimento da Refinaria Abreu e Lima”, diz, lembrando que 70% da movimentaçã do porto é de graneis líquidos (combustíveis e óleos).

O Porto de Suape, com uma área de 17.300 hectares, equivalente a quase 17 mil campos de futebol, completou 45 anos no ano passado. Sendo um porto relativamente novo, é interessante notar que a maioria dos portos públicos no Brasil são centenários. Suape foi planejado para evitar conflitos comuns entre porto e cidade, situando-se a cerca de 40 km de Recife. Desde o início, foi escolhido um local com profundidade adequada para receber grandes navios, além de criar um cinturão verde de proteção, que hoje constitui 59% da área total como preservação ambiental. Isso protege as atividades portuárias enquanto mantém a sustentabilidade.

Importância e Estrutura do Porto de Suape

Suape é o sexto maior porto em movimentação no Brasil. Para quem frequenta a região metropolitana de Recife em direção a Porto de Galinhas, boa parte do trajeto passa pelo complexo de Suape. Em breve, pretendemos melhorar a comunicação para proporcionar uma experiência mais interativa sobre o que Suape representa. No complexo, há 83 empresas, sendo 23 na Zona Portuária e 60 na Zona Industrial. Essas áreas são divididas em cinco zonas: Portuária, Industrial, de Serviços, Cultural e de Preservação Ambiental. Aproximadamente 20 mil pessoas trabalham nessas empresas, distribuídas em 12 clusters ou polos industriais, e cerca de 17 mil pessoas residem dentro do território de Suape.

Suape está dividido territorialmente entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Guilherme Cavancante explica que em termos de investimentos, a atração de indústrias é um processo amplo que considera a localização na região metropolitana de Recife e a infraestrutura, incluindo o aeroporto principal hub do Nordeste e a importância logística do porto. Suape é um porto de uso múltiplo, diferentemente de Itaqui, que é mais focado em minério. O esforço para atrair investimentos envolve argumentos de infraestrutura e a competitividade das cadeias produtivas locais”, pontua.

Investimentos em Infraestrutura

Nos últimos anos, Suape tem investido na infraestrutura, como a dragagem do canal externo, aumentando a profundidade de 14,8 para 20 metros, permitindo a atracação de navios maiores. A próxima etapa é a dragagem do canal interno. Além disso, Suape também está reformando o molhe, essencial para proteger as operações de granéis líquidos.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 24 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!