Conecte-se Conosco

Mundo

Ex-soldado preso por russos na Ucrânia diz que foi torturado ao som de Abba e Slipknot

O britânico, que está com a sua família em uma região perto de Cambridge, foi capturado em abril, após o cerco à cidade de Mariupol –casado com uma ucraniana, ele havia servido no Exército inglês antes e fora contratado pelo governo de Volodimir Zelenski para lutar no Donbass.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Um dos dez estrangeiros libertados na troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia na semana passada, o ex-soldado britânico Shaun Pinner, 48, narrou seu período como refém de separatistas ucranianos ao tabloide inglês “The Sun”, em entrevista publicada neste sábado (24).

O britânico, que está com a sua família em uma região perto de Cambridge, foi capturado em abril, após o cerco à cidade de Mariupol –casado com uma ucraniana, ele havia servido no Exército inglês antes e fora contratado pelo governo de Volodimir Zelenski para lutar no Donbass. A região no leste ucraniano foi ocupada por separatistas russófonos e abriga duas das províncias que Moscou busca anexar.

Pinner afirma que, assim que se entregou, foi eletrocutado e ferido com uma faca. Nos seis meses em que ficou detido, foi continuamente torturado e alimentado só com rações de pão em mau estado e água.

Segundo o ex-soldado, um dos métodos de tortura era reproduzir músicas 24 horas por dia, de modo a impedir que os prisioneiros dormissem. Na seleção, bandas como a oitentista Abba e Slipknot, de metal.

Pinner conta que, se dormisse fora do período especificado, ele era espancado. “Nunca mais quero ouvir outra música do Abba na minha vida. Eu odiava a banda antes, então realmente era uma tortura.”

Em junho, ele e outro combatente britânico, Aiden Aslin, foram condenados a morte como mercenários em um julgamento controverso –a primeira-ministra britânica, Liz Truss, chamou o processo de farsa.

Depois, foi transferido para outra prisão, em Donetsk, também no Donbass. Ele afirma que lá as condições eram melhores, mas as sessões de tortura continuaram. “Desta vez, eles tocavam ‘Believe’, da Cher”, diz.

Ele e Aslin foram soltos em uma grande troca de prisioneiros detidos em Mariupol. Além do grupo de dez estrangeiros do qual faziam parte –metade dos quais britânicos–, outros 205 prisioneiros ucranianos ainda foram libertados pela Rússia. Kiev, em contrapartida, libertou 55 detidos russos.

Também na semana passada, uma comissão de inquérito da ONU acusou a Rússia de cometer crimes de guerra, incluindo tortura, estupro, confinamento de crianças e execuções sumária em territórios ocupados.

O grupo que conduziu as apurações fez acusações contra Moscou no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra –representantes russos esvaziaram a bancada e não responderam às denúncias.

Apesar de não ter se manifestado oficialmente após a denúncia, Moscou nega as acusações e diz que elas fazem parte de uma campanha de difamação. Também afirma não atacar civis deliberadamente.

Por Folhapress

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Mundo

Israel pressiona e tanques chegam ao centro de Rafah

Publicado

em

Tanques israelenses chegaram ao centro de Rafah pela primeira vez nesta terça-feira (28), segundo testemunhas, três semanas depois de uma operação terrestre na cidade do sul de Gaza que provocou condenação global.

Os tanques foram vistos perto da mesquita Al-Awda, um marco central de Rafah, afirmaram as testemunhas à Reuters. Os militares israelenses disseram que suas forças continuavam a operar na área de Rafah, sem comentar os avanços relatados no centro da cidade.

Durante a noite, as forças israelenses bombardearam a cidade com ataques aéreos e disparos de tanques, disseram moradores, pressionando sua ofensiva apesar do clamor internacional sobre um ataque no domingo que provocou incêndio em um acampamento, matando pelo menos 45 palestinos, mais da metade deles crianças, mulheres e idosos.

Desde aquele ataque, pelo menos mais 26 pessoas foram mortas pelo fogo israelense em Rafah, segundo autoridades do enclave administrado por militantes do Hamas.

Os tanques israelenses avançaram em direção aos bairros do oeste e assumiram posições no topo da colina de Zurub, no oeste de Rafah, em uma das piores noites de bombardeio relatadas pelos moradores. Nesta terça-feira, testemunhas relataram tiroteios entre tropas israelenses e combatentes liderados pelo Hamas na área de Zurub.

Testemunhas em Rafah disseram que os militares israelenses pareciam ter trazido veículos blindados operados remotamente e que não havia sinal imediato de pessoal dentro ou ao redor deles. Um porta-voz militar israelense não respondeu imediatamente.

Desde que Israel lançou sua incursão, assumindo o controle da passagem de fronteira com o Egito há três semanas, os tanques sondaram os arredores de Rafah e entraram em alguns de seus distritos do leste, mas ainda não haviam entrado na cidade com força total.

Reagindo ao ataque de domingo à noite em um campo onde famílias deslocadas, por conta de bombardeios em outras partes de Gaza, buscaram abrigo, líderes globais pediram a implementação de uma ordem da Corte Mundial para interromper o ataque de Israel.

Moradores disseram que a área de Tel Al-Sultan, palco do bombardeio mortal de domingo, ainda estava sendo fortemente atingida.

“Os projéteis dos tanques estão caindo por toda parte em Tel Al-Sultan. Muitas famílias fugiram de suas casas no oeste de Rafah sob fogo durante toda a noite”, declarou um morador à Reuters por meio de um aplicativo de mensagem.

Cerca de 1 milhão de pessoas fugiram da ofensiva israelense em Rafah desde o início de maio, informou hoje a agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA).

Israel manteve os ataques, apesar de uma decisão do principal tribunal da ONU na sexta-feira ordenando que parasse, sob alegação de que a decisão do tribunal lhe concede alguma margem para ação militar no local.

Espanha, Irlanda e Noruega reconhecerão oficialmente um Estado palestino nesta terça-feira, apesar da reação irada de Israel, que se encontra cada vez mais isolado após mais de sete meses de conflito em Gaza.

As três nações consideraram sua decisão uma forma de acelerar os esforços para garantir o cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas.

Mais de 36 mil palestinos foram mortos na ofensiva de Israel, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Israel lançou a operação depois que militantes liderados pelo Hamas atacaram comunidades do sul de Israel em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns, de acordo com registros israelenses.

Israel diz que quer eliminar os combatentes do Hamas escondidos em Rafah e resgatar os reféns que, segundo o país, estão sendo mantidos na região.

Fonte: Agência Brasil

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Pais ficam em bar e bebê é encontrado engatinhando em estrada na Espanha

O bebê foi encontrado por um casal que estava dirigindo e teve que se desviar por encontrar algo no meio da estrada.

Publicado

em

Um bebê, com idade entre um ano e meio e dois anos, foi encontrado engatinhando sozinho em uma estrada em Vejer de la Fronteira, na província espanhola de Cádiz, durante a madrugada, no fim de semana. Segundo o El Mundo, os pais estavam em uma região de bares.

A publicação espanhola, que cita fonte da Guardia Civil, indicou que o bebê foi encontrado por um casal que estava dirigindo e teve de se desviar por encontrar algo no meio da estrada. Inicialmente, pensaram tratar-se de um boneco, mas, quando perceberam que era um bebê gatinhando, pararam o veículo e chamaram as autoridades. 

Testemunhas revelaram à Guardia Civil que tinham visto o bebê perto de uma casa, que foi posteriormente visitada por dois agentes da autoridade. No local, estava um homem “com sintomas de ter ingerido uma grande quantidade de álcool” e “incapaz de se articular”, que afirmou “não ter ouvido nada” sobre o fato de uma criança ter sido deixada ao seu cuidado.

Os pais, separados e com antecedentes criminais, foram localizados no dia seguinte e detidos, após ter se apurado de que tinham passado a noiteem um bar. Após serem apresentados à autoridade judiciária, foram libertados e notificados para serem ouvidos pelo Ministério Público de Menores. 

Foto Guarda Civil

Por Rafael Damas

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Hamas dispara foguetes contra Tel Aviv a partir da faixa de Gaza

Publicado

em

As sirenes de alerta foram ouvidas no centro de Israel pela primeira vez em meses. Pouco depois, as brigadas Ezedin al Qasam, o braço armado do Hamas, anunciaram no Telegram que atacaram Tel Aviv “com uma importante série de foguetes em resposta aos massacres sionistas contra civis”.

O Exército israelense afirmou que ao menos oito foguetes foram disparados a partir de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde suas forças lutam contra combatentes islamistas palestinos. “Alguns foguetes foram interceptados”, informou uma nota militar.

A Defesa Civil de Gaza afirmou que encontrou seis corpos depois de um ataque aéreo contra uma casa no leste de Rafah, onde Israel prossegue com as operações militares, apesar de uma ordem, emitida na sexta-feira, da Corte Internacional de Justiça (CIJ) para que o país interrompa as ações neste setor.

Foto SAID KHATIB / AFP

Por JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!