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Educação

Vestibulandos relatam problemas em provas online

O fato pode gerar preocupação a vestibulandos, que podem vir a ter problemas durante o preenchimento online de seus vestibulares.

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 Mesmo com o fim das restrições de circulação impostas por governos e prefeituras para conter o avanço da Covid-19, algumas universidades privadas decidiram manter seus vestibulares de maneira remota.

O fato pode gerar preocupação a vestibulandos, que podem vir a ter problemas durante o preenchimento online de seus vestibulares.

A reportagem apurou que houve problemas com as plataformas de vestibular de duas universidades de São Paulo, PUC-SP e FGV-SP, prejudicando os candidatos.

Na prova para o vestibular de verão da PUC-SP, em 27 de novembro, a candidata Maria Vitória de Medeiros, que disputava uma vaga no curso de relações internacionais, viu-se impossibilitada de concluir a redação -ela conseguiu resolver as demais questões, de todas as outras disciplinas.

“Tudo o que eu tentava digitar simplesmente não aparecia na tela. Fiquei um bom tempo conversando com o suporte técnico, mas o problema não foi resolvido”, disse.

A candidata só conseguiu completar um parágrafo de sua redação e teve seu desempenho final prejudicado. O nome dela não aparece na primeira lista de aprovados, divulgada em dezembro, diferentemente do que aconteceu no vestibular de inverno, que prestou na PUC-SP para o mesmo curso, então na condição de treineira, por não ter então ainda completado o ensino médio.

Na FGV-SP, problema semelhante, ocorrido justamente na prova de redação, em 14 de novembro, motivou a refação da prova para quem teve problemas.

A reportagem teve acesso ao email enviado aos candidatos que se sentiram prejudicados. “Durante a realização do vestibular Unificado em 14/11, a FGV identificou uma instabilidade na plataforma utilizada no início da aplicação do 1º módulo – prova de redação (horário de acesso: 8h30). Como medida de precaução, a FGV optou por oferecer uma nova prova e deixar a critério de cada candidato realizá-la novamente.”

As instituições, em resposta à reportagem, garantiram a lisura -técnica, inclusive- de seus vestibulares.

“Em seu vestibular online a FGV utiliza plataforma de provas online reconhecida internacionalmente, que conta com os mais modernos e rígidos mecanismos de prevenção de fraudes, com utilização de inteligência artificial que identifica, por exemplo, o uso de celular pelo candidato. Além disso, os candidatos são monitorados pela câmera de seus computadores e acompanhados por fiscais remotos e as provas são gravadas e analisadas posteriormente, não tendo sido detectada qualquer fraude justificadora de anulação do exame”, respondeu a FGV-SP, por meio de sua assessoria de comunicação.

PROCESSO

Em conversa com a reportagem, a candidata Maria Vitória revelou dificuldade de obter um retorno da PUC-SP para a solução de sua demanda. Apenas em 22 de dezembro, após semanas de telefonemas inconclusivos, a PUC-SP enviou email à vestibulanda, alegando ter feito perícia no sistema informatizado da realização da prova online “sendo certo que não foi detectado erro ou instabilidade no aludido sistema informatizado”.

A vestibulanda, por meio de seu pai, entrou com processo judicial contra a PUC-SP para que possa ter a oportunidade de refazer a prova de redação. Também pediu acesso ao laudo da perícia técnica.

Sobre esse caso específico, a assessoria de comunicação da PUC-SP disse à Folha que “não foi identificado nenhum problema técnico do sistema informatizado da universidade”. Sobre a decisão de manter o vestibular online, atrelou a “riscos sanitários ainda presentes em nosso país e cidade, situação ainda hoje frágil, assim como o era à época da definição do processo, que é feita com antecedência, dada sua importância e proporções”.

Por Folhapress

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Educação

Programa Embarque Digital ganha novas vagas com parceria entre Prefeitura do Recife e Santander

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A Prefeitura do Recife, em colaboração com o Porto Digital e o Santander Universidades, a expansão do Programa Embarque Digital com a criação de 30 novas vagas destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino.

As inscrições para as novas vagas começam nesta quinta-feira (18) e vão até o dia 27 de julho, através da plataforma Santander Open Academy (https://www.santanderopenacademy.com). Este reforço no Programa Embarque Digital se soma às 2000 vagas já estabelecidas.

A parceria com o Santander Universidades envolve um investimento significativo de R$ 800 mil ao longo de dois anos e meio, cobrindo todas as despesas dos 30 novos alunos. O Banco Santander, por meio da Universia Brasil, que é uma instituição voltada para a promoção de oportunidades educacionais e profissionais, apoiará o curso que será oferecido por universidades parceiras e terá duração de dois anos e meio.

Os participantes terão acesso a uma trilha de desenvolvimento profissional, incluindo workshops e mentorias, proporcionados pela Universia. “A educação e a capacitação são essenciais para criar novas oportunidades no mercado de trabalho. Com essa iniciativa, o Santander visa incentivar a formação de novos talentos na área de tecnologia, um setor em franca expansão e com alta demanda por profissionais qualificados”, afirma Márcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições e Universidades do Santander no Brasil.

Para esta nova fase do programa, o investimento será de cerca de R$ 26 mil por aluno.  Para se candidatar, os interessados devem ser residentes de Recife, ter completado o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou por meio do supletivo na rede pública, e ter realizado o ENEM ou SSA nas edições mais recentes. Metade das vagas são reservadas para candidatos negros ou pardos, e há prioridade para mulheres e estudantes que também tenham cursado o ensino fundamental na rede pública.

Os cursos disponíveis para essa nova oferta são Análise e Desenvolvimento de Sistemas (20 vagas) e Sistemas para Internet (10 vagas), com opções de estudo nas seguintes instituições: Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“Com essa nova parceria, o Programa Embarque Digital reafirma seu papel como um dos principais caminhos para o ensino superior no país, oferecendo a jovens recifenses acesso a oportunidades no crescente mercado de tecnologia. Aumentando o número de vagas, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, em colaboração com o Santander, ampliam as chances de sucesso para 30 novos estudantes, com um total de 2030 vagas disponíveis até 2024”, destaca Marcelo Dantas, Gerente Geral de Estratégias Educacionais da Secretaria de Educação do Recife.

Fonte: JC

           

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Educação

Salgueiro: O Campus do IFSertãoPE retoma edital de concessão de auxílios estudantis

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Já em plena atividade depois do fim da greve das universidades e institutos federais, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE anunciou nessa quarta-feira, 17, a retomada do cronograma do Edital n° 08/2024. O documento é referente à concessão de auxílios estudantis – alimentação, moradia e transportes.

A Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil (CPAE) da unidade destaca que, caso o estudante seja aprovado no edital, precisa ter uma conta bancária em seu nome, portanto, quem ainda não possui, deve providenciar o mais breve possível.

Veja abaixo o cronograma do edital

Ontem foi divulgada a convocação para a Entrevista Social, que ocorre entre os dias 22 e 31 de julho. O resultado preliminar será publicado no dia 1° de agosto, com prazo para interposição de recursos entre os dias 2 e 5 de agosto. O resultado dos recursos sai no dia 7 e a Entrevista Social pós-recursos será realizada de 8 a 14 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 16 de agosto.

           

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Educação

Ministério da Educação cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas

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O Ministério da Educação (MEC) instituiu, com a publicação da Portaria nº 653, o Ensino Médio Mais, programa que pretende garantir apoio técnico e financeiro para escolas estaduais que ofereçam pelo menos uma turma de ensino médio noturno presencial.

A ideia é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas que colaborem para a permanência dos estudantes na escola no período noturno. Segundo o MEC, serão investidos R$ 16,2 milhões em 2024 – valores que serão repassados por faixa de matrícula, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Escolas com até 500 matrículas (faixa 1) receberão, cada uma, R$ 5.294,63. Já as com mais de 500 matrículas (faixa 2) receberão, cada unidade, R$ 7.941,55.

“Os recursos financeiros devem ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, como reuniões pedagógicas, encontros formativos, rodas de conversa com estudantes, visitas técnicas, grupos focais e eventos culturais com a comunidade escolar”, detalhou o ministério.

A expectativa é de que a iniciativa resulte no apoio a mais de três mil escolas, impactando em mais de 379 mil alunos do ensino médio noturno presencial. O apoio será voltado principalmente às unidades localizadas em áreas com menores Índices de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica.

Adesão

A adesão é voluntária e pode ser feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Para participar do programa, secretarias de educação e escolas elegíveis (equipe pedagógica e estudantes) devem elaborar propostas pedagógicas para melhorar seus índices de permanência e possibilitar trajetórias escolares exitosas para todos os alunos”, informou o MEC.

As propostas devem ser elaboradas levando em conta ações que assegurem o direito à aprendizagem dos estudantes; equidade no acesso e permanência com trajetórias escolares bem-sucedidas; estratégias de fortalecimento do regime de colaboração; e o aprimoramento da organização curricular e pedagógica, considerando os perfis, necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio noturno.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente com a meta de universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.

O MEC acrescenta que, para execução da política, estão previstos dois webinários nacionais. “O primeiro terá foco nas secretarias de educação e escolas para a elaboração de propostas pedagógicas que contemplem as necessidades mapeadas por meio da escuta com os estudantes. Já o segundo será reservado para a apresentação, discussão e socialização das sugestões elaboradas pelas escolas. As propostas que demonstrarem, no decorrer do ano de 2025, melhorias quanto à permanência na escola e à trajetória exitosa dos estudantes do ensino médio noturno serão premiadas”.

Fonte:Agência Brasil

           

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