Conecte-se Conosco

Destaque

Imagens mostram presença de ministro e funcionários, e como GSI agiu com os terroristas do 8 de janeiro

Publicado

em

Imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto captadas no dia 8 de janeiro mostram que integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República não contiveram a invasão de manifestantes que terminou com a depredação da sede do Poder Executivo, segundo gravações reveladas nesta quarta (19) pela CNN Brasil. As mais de 160 horas de gravação das 22 câmeras do sistema (veja aqui) mostram que o próprio ministro Marco Edson Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto.

Em uma nota divulgada no final da manhã, o GSI afirmou que o trabalho de contenção à invasão foi, em um primeiro momento, para concentrar os manifestantes no segundo andar do Palácio do Planalto até a chegada do reforço do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal.

As imagens divulgadas pela CNN mostram que havia poucos policiais para isolar o prédio durante a chegada dos manifestantes pelo Eixo Monumental à Praça dos Três Poderes, momentos antes da invasão, por volta das 14h55. Em um dos trechos, homens que formavam uma barreira de escudo na via recuaram, além das viaturas que deixaram o local.

Na parte interna do Palácio do Planalto, as gravações mostram que militares deixaram uma das salas do GSI no piso térreo por volta das 15h19, e retornaram às 16h31, quando a invasão começou a ser contida. Apenas um agente fazia a segurança da entrada principal, que fechou a porta minutos antes dos invasores chegarem ao estacionamento – ele também deixou o posto junto dos outros militares.

Uma outra equipe do GSI paramentada para confronto se dirigiu à porta principal e ao segundo andar do Palácio, mas recuou logo depois. Agentes também chegaram a recolher extintores que ficavam posicionados pelos corredores, mas sem uma ação contundente para conter os invasores.

Ação mais concreta foi tomada por dois seguranças que contiveram invasores que tentavam usar elevadores do Palácio para subir aos outros andares. No entanto, a medida não impediu que os manifestantes chegassem à antessala do gabinete presidencial, onde Gonçalves Dias aparece circulando com eles em vários momentos, sem qualquer tipo de represália.

Outros agentes do GSI agem do mesmo modo, e um deles, que seria capitão do Exército, segundo a reportagem, oferece água aos manifestantes e se deixa filmar por uma mulheres que participou da invasão. Ele não teve a identidade revelada, mas, segundo a CNN, aparece pelo menos outras dez vezes circulando entre os invasores.

Por volta das 16h29, Gonçalves Dias aparece circulando pela antessala do gabinete presidencial, entra na sala para verificar a situação, sai e orienta os manifestantes que estavam no andar o caminho para saírem do prédio. Outros agentes do GSI também aparecem orientando os invasores, mas sem nenhuma ação contra eles.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

TJPE investiga juíza que mandou prender jornalista pernambucano

Publicado

em

A juíza Andréa Calado da Cruz, da 11.ª Vara Criminal do Recife, será investigada por suspeita de abuso de autoridade ao mandar prender o jornalista Ricardo Antunes, dono de um blog de grande audiência no Estado.

A reportagem pediu manifestação da magistrada, por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Pernambuco, mas a Corte informou que a Lei Orgânica da Magistratura Nacional impede a juíza de se manifestar.

A investigação foi aberta a partir de uma notícia-crime do próprio jornalista. O caso tramita em sigilo.

O desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, mandou distribuir o procedimento a um dos membros do Órgão Especial da Corte, o que deu início à fase de investigação.

Caberá ao Ministério Público, ao final da apuração, decidir se há ou não elementos para oferecer denúncia.

Ricardo Antunes não chegou a ser preso. O jornalista estava na Espanha quando teve a prisão preventiva decretada pela juíza. Antes de retornar ao Brasil, a decisão dela foi cassada na segunda instância.

O jornalista é réu por difamação e injúria, em “continuidade delitiva”, contra o promotor de Justiça Flávio Roberto Falcão Pedrosa. A ação penal foi aberta depois que ele publicou notícias sobre a compra de um terreno pelo promotor na ilha de Fernando de Noronha.

Ao decretar a prisão, a juíza Andréa Calado da Cruz alegou que o repórter descumpriu uma decisão provisória que determinou a remoção imediata de publicações sobre o promotor até a conclusão do processo. Ela também mandou cancelar seus passaportes e bloquear seus perfis nas redes sociais.

Na época, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota de repúdio à ordem de prisão. Segundo a entidade, a decisão afeta toda a classe jornalística e promove a “autocensura”.

O blog de Ricardo Antunes está fora do ar. Ele afirma que o portal foi derrubado por ordem da mesma juíza que determinou sua prisão.

Por Portal de Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Nego Rico anuncia pré-candidatura à prefeitura de Triunfo-PE

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (06-05), o programa Rádio Notícias, da Triunfo FM recebeu o vereador Nego Rico, presidente do Republicanos, para uma rodada de entrevistas que promete esquentar o cenário político de Triunfo.

Durante a conversa, conduzida por Pricila Viih e Thyago André, Nego Rico anunciou sua pré-candidatura a prefeito, destacando-se como representante da mudança tão almejada pelos triunfenses.

Segundo o vereador, uma pesquisa não citada aponta que 60% da população deseja uma renovação na política local, e ele se apresenta como a voz desse clamor por mudança. Além disso, Nego Rico fez questão de ressaltar a postura diferenciada do Republicanos ao apresentar uma chapa para eleição proporcional composta por 7 mulheres e 3 homens, em contraste com a predominância masculina em outros partidos.

Quanto aos nomes que comporão sua chapa e a escolha da vice, o vereador afirmou que ainda está em processo de articulação e que serão divulgados posteriormente. Há especulações sobre a ex-secretária de Educação, Stella Santos, como possível companheira de chapa, mas nada foi confirmado até o momento.

Nego Rico também anunciou seu apoio às candidaturas de Carlos Costa, filho de Silvio Costa, para o cargo de deputado federal, e de João Paulo Costa para deputado estadual. Ele expressou gratidão ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, por seu apoio e por assegurar o Republicanos como parte de seu grupo político.

Com a pré-candidatura de Nego Rico, o cenário político de Triunfo ganha novos contornos, prometendo uma disputa acirrada e marcada pela busca por renovação e mudança.

Por Nill junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Ação integrada entre policiais civis e militares resulta na prisão de trio suspeito de crimes em Penaforte-CE

Publicado

em

Dois homens e uma mulher suspeitos de envolvimento na prática de crimes de homicídio e tráfico de drogas foram presos em Penaforte nesse fim de semana, em ação conjunta das policias Militar e Civil do Ceará. Um dos suspeitos foi capturado na noite de sexta-feira, 17, e outros dois no sábado, 18.

Sexta-feira à noite, policiais militares estavam fazendo patrulhamento ostensivo por Penaforte, quando receberam informações da Polícia Civil sobre a localização de dois homens que teriam envolvimento com um homicídio registrado na terça-feira, 14.

Os PMs se dirigiram ao local e encontraram os dois indivíduos, que tentaram fugir efetuando disparos contra a equipe. Um deles, um jovem de 22 anos com antecedentes criminais, foi atingido na troca de tiros e socorrido para uma unidade de saúde sob escolta policial. Flagrado com uma pistola calibre 380 com oito munições, acabou autuado por tentativa de homicídio contra os policiais.

Já no sábado, as equipes do CPRaio e do Bepi da PMCE prenderam o segundo suspeito, no momento que ele tentativa fugir para outra cidade. O rapaz de 19 anos, também com antecedentes criminais, estava acompanhado de uma mulher de 39 anos, portando um revólver calibre 38 com cinco munições, 205 gramas de crack, 28 gramas de maconha e dois celulares.

Na unidade plantonista da Polícia Civil do Ceará na região, o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A mulher responderá por tráfico de drogas. O trio se encontra à disposição da justiça e está sendo investigado pela Polícia Civil. Do Blog Alvinho Patriota

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!