Destaque
Earl deixa ao menos 45 mortos no México
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/08/mexico.jpg)
![Tormenta e deslizamentos danificaram igreja na cidade de San Miguel Xaltepec, no estado de Puebla (Foto: Henry Romero / Reuters) Tormenta e deslizamentos danificaram igreja na cidade de San Miguel Xaltepec, no estado de Puebla (Foto: Henry Romero / Reuters)](http://s2.glbimg.com/WHTkuEXGgQqhsYIQU3-dc8XCRsw=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/08/09/igreja.jpg)
Tormenta e deslizamentos danificaram igreja na cidade de San Miguel Xaltepec, no estado de Puebla (Foto: Henry Romero / Reuters)
Com pás e cães farejadores, equipes de soldados e socorristas procuravam nesta segunda-feira (8) mais vítimas dos deslizamentos de terra e dos desabamentos no México decorrentes da já dissipada tempestade tropical Earl. Ao menos 45 pessoas morreram e centenas ficaram desalojadas.
A zona mais afetada foi a serra norte do estado de Puebla (centro), onde o céu permanece com espessas nuvens cinzas e os deslizamentos ainda são visíveis nas estradas.
“Ainda há comunidades incomunicáveis, estamos tendo trabalho para chegar à região administrativa do município de Tlaola (…)”, acrescentou o governador, que afirmou não ter um número confirmado de desaparecidos.
Cerca de 500 famílias foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos, onde fizeram exames médicos para evitar surtos epidemiológicos, segundo autoridades locais.
“Na noite de sábado (6), se formou uma avalanche no centro de Xaltepec (…) e nossa casa foi levada inteira”, contou Claudio Cruz, um pedreiro de 32 anos que se refugiou com sua esposa em um abrigo no município de Huauchinango, a cerca de 200 km da Cidade do México.
Durante a tempestade “acabou a luz, e lá embaixo nos pediam ajuda, mas nós já não conseguíamos nos mover”, acrescentou o homem a quem não restaram mais pertences que a roupa do corpo.
Cerca de 600 policiais, soldados, bombeiros e socorristas rastreavam a zona, concentrando seus esforços em Huauchinango.
“Lá, neste fim de semana, aconteceu a maior precipitação de água de que se tem registro, 265,5 milímetros acumulados em 24 horas. Ou seja, quase a totalidade de precipitações de um mês inteiro em uma só noite”, disse o secretário-geral de governo de Puebla, Diódoro Carrasco.
As chuvas torrenciais também causaram deslizamentos em estradas, duas pontes sobre o rio Necaxa foram danificadas, e algumas comunidades sofreram cortes de energia, descreveu o governo de Puebla.
Segundo o presidente Enrique Peña Nieto, “foram tomadas ações para levantar os censos” sobre danos para ressarcir o patrimônio das famílias.
Depois de chegar a se converter em furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson, que vai até 5, o Earl perdeu força ao tocar a costa de Belize. Entrou no México pelo estado de Tabasco (sul) na noite de quinta (4), já como tormenta tropical, terminando no mesmo dia.
Outros 13 mortos em Veracruz
O fenômeno meteorológico também atingiu as montanhas de Coscomatepec, Tequila e Huayacocotla, no estado vizinho de Veracruz, onde mais de 11.000 pessoas foram afetadas e 2.262 casas danificadas.
“Temos 13 pessoas mortas em Veracruz”, disse a secretária de Proteção Civil do estado, Yolanda Gutiérrez, ao visitar o município de Tlalixcoyan, um dos mais afetados.
As últimas vítimas morreram quando suas casas foram soterradas pelos deslizamentos de terra, ou afogados ao serem arrastados pelos rios cheios, acrescentou Gutiérrez, que pediu ao governo federal que declare estado de emergência em 60 municípios.
Um grupo de geólogos fazem estudos para determinar se as pessoas que vivem nas zonas afetadas podem voltar para as suas casas ou se deverão ser realocadas.
Tempestade Javier
Nesta segunda, a tempestade tropical Javier, formada no Pacífico no domingo (7), continuava se aproximando do litoral do noroeste do México, situando-se cerca de 90 km ao sudeste do turístico Cabo San Lucas, no estado de Baja California Sur, segundo a Comissão Nacional de Água (Conagua).
As autoridades suspenderam as aulas no balneário, fecharam os portos para qualquer tipo de navegação e habilitaram 18 abrigos.
“Estamos prontos para abrigar cerca de 6.000 pessoas”, informou o diretor local de Proteção Civil, Marco Antonio Vázquez.
Às 15h no horário de Brasília, o fenômeno avançava em direção ao noroeste a 17km/h, com ventos máximos sustentados de 85 km/h e rajadas de até 100 km/h, causando tempestades intensas e torrenciais no oeste e no noroeste do México, segundo a Conagua.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NCH), o fenômeno vai enfraquecer nos próximos dias ao tocar terra, até alcançar a categoria de depressão tropical no meio da semana.
Em setembro de 2014, o balneário de Los Cabos, destino favorito de muitos turistas americanos, sofreu o impacto do furacão Odile, que deixou seis mortos e perdas materiais milionárias.
Em setembro de 2013, os quase simultâneos furacões Ingrid e Manuel deixaram 157 pessoas mortas no estado de Guerrero (sul), das quais cerca de 50 tinham ficado soterradas em um deslizamento de terra no povoado de La Pintada.
(Da France Presse)
Destaque
Prefeitura de Salgueiro alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sem-titulo-17.png)
A Prefeitura de Salgueiro, em Pernambuco, reforça a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças podem apresentar sintomas semelhantes, mas possuem diferenças importantes:
- Dengue: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e sangramentos.
- Zika: febre baixa, coceira, olhos vermelhos, manchas na pele e dor leve nas articulações.
- Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, e manchas vermelhas.
A população deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, procurar um posto de saúde. A melhor forma de proteção é a prevenção: elimine criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Pix tem instabilidade no início da tarde desta sexta-feira
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2021/07/pix-banco-central-capa2019-01-e1627042121300.jpg)
Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.
Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota.
Reclamações
Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30.
O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto.
Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix.
Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.
Foto Shutterstock
Por Agência Brasil
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Pix já pode integrar sistema internacional de pagamento
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2023/08/PIX.jpg)
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (6) que a tecnologia desenvolvida com a criação do Pix no Brasil pode ser usada na integração de outros sistemas de pagamento instantâneo ao redor do mundo.
A tecnologia para conectar pagamentos internacionais rápidos já existe, segundo Galípolo. “O Pix tem o potencial de integração de pagamentos com sistemas instantâneos internacionais. Hoje, a tecnologia não é mais um obstáculo para essa conexão”, disse ele em uma fala de oito minutos no Conferência Chapultepec, no México, realizada para discutir o aprimoramento da infraestrutura financeira nas Américas.
Para isso, afirmou, os países interessados precisam entrar em acordo. “Para integrar o sistema de pagamento internacional, precisamos estabelecer um campo de jogo com regras mínimas”, disse ele sobre a “facilitação” dessas transações financeiras.
“Cada país pode ter seu próprio sistema de pagamento rápido, e a tecnologia [criada] pode conectar diferentes sistemas de pagamento instantâneos de diferentes maneiras”, disse o presidente do Banco Central do Brasil.
A criação do Pix
Galípolo disse que a criação do Pix enfrentou obstáculos. “[Foram] mais de 10 anos de resistência” desde sua proposição, disse ele sobre a tecnologia, lançada em 2020.
Para tirar o projeto do papel, o BC precisou entrar em campo. A instituição atuou como “regulador de sistema de pagamento para forçar a participação de mais de 500 mil contas e instituições”, afirmou. “A criação de uma massa crítica de usuários foi crucial para o sucesso do Pix.”
Como resultado, disse, “o Pix aumentou a competição no setor de pagamento brasileiro”. “Também cobriu a demanda por uma opção de pagamento rápida, barata, fácil e segura”, concluiu.
Não é só no Brasil
Mais de 50 países têm sistemas de pagamento instantâneo. É o caso da MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão. O Brasil é o 8º país com mais transações do tipo, segundo um relatório global da ACI Worldwide e GlobalData.
Fonte: UOL
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos