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Educação

Alepe debate reajuste do piso salarial da educação

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A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sediou, ontem (22), os debates em torno da proposta de reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual de ensino.  A audiência pública foi convocada pelas comissões de Constituição, Legislação e Justiça, de Administração Pública e de Educação. Enviado em regime de urgência pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 712/2023 prevê o aumento de 14,95% para os docentes, mas o texto não agradou à categoria.

A proposta do Executivo sugere que os profissionais que trabalham 220 horas mensais passem a receber R$ 4.420,50, e R$ 3.315,41 àqueles com carga mensal de 150 horas. O Sindicato dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Sintepe), no entanto, argumentou que o envio do projeto à Assembleia Legislativa interrompeu o ciclo de negociações e que a medida contempla apenas 32% da categoria, que conta com mais de 78 mil trabalhadores.
A presidente do Sintepe, Ivete Oliveira, foi incisiva ao afirmar que a categoria não irá aceitar o valor estipulado no PLC. “A proposta não atende à categoria por inteiro. Apenas 32% dos profissionais do setor educacional do estado seriam contemplados”, disse a representante dos profissionais em educação à reportagem do Diário de Pernambuco, ao adiantar que, nesta terça-feira (23), os trabalhadores irão se reunir em assembleia, a partir das 9h, em frente à Alepe, e então seguirão em em passeata para o Palácio do Campo das Princesas. 
A audiência pública contou com a presença dos deputados estaduais Antônio Moraes (PP), Waldemar Borges (PSB), Débora Almeida (PSDB), Joãozinho Tenório (Patriota), Dani Portela (PSol), Rosa Amorim (PT), João Paulo Costa (PCdoB), Gleide Angelo (PSB), Doriel Barros (PT), José Patriota (PSB), Rodrigo Novaes (PSB), Renato Antunes (PL), Gilmar Júnior (PV), Luciano Duque (SD) e João de Nadegi (PV). 
À frente da presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, Antônio Moraes disse que a Casa segue à disposição da categoria e do Governo de Pernambuco na busca por entendimento. “O projeto foi recebido e o regimento interno estabelece prazos para a tramitação. Iremos realizar a distribuição da matéria e, enquanto isso, abriremos o diálogo para tentar chegar a um consenso entre o governo do estado e os profissionais da educação”, explicou o parlamentar. 
Presidente da Comissão de Educação, Waldemar Borges criticou a forma como a proposta foi apresentada ao Legislativo. “Esse projeto não pode ser votado de maneira precipitada. É do meu entendimento que a votação, conversa e discussão precisam ser casadas. O piso de toda categoria deve ser discutido em um mesmo texto”, ressaltou. 
Palácio
O Governo de Pernambuco pediu urgência na  aprovação da pauta sob a justificativa de que, assim, o novo piso passaria a vigorar a partir do próximo mês de junho, com retroativos a serem quitados de forma parcelada.
A secretária estadual de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, destacou que a gestão da governadora Raquel Lyra vai garantir a continuidade do processo de negociações. “Nosso governo não está achatando a tabela – ela já está achatada. Não é por causa desse aumento que haverá o achatamento. É necessário trabalharmos no projeto de planos e carreiras”, pontuou.
Foto: Giovanni Costa/Divulgação
Por: Tainá Milena/DP

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Educação

Selo identificará gestão pública comprometida com a alfabetização

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Iniciativas da gestão pública de municípios, estados e do Distrito Federal para assegurar o direito à alfabetização em todo o país passarão a ser reconhecidas por meio do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização (Selo Alfabetização). Além de reconhecer esforços, a medida visa a incentivar e disseminar boas práticas.

O Selo Alfabetização foi instituído nesta segunda-feira (23) por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada está publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o governo federal, a mudança na condução da política pública de educação possibilitou a recuperação do desempenho da alfabetização após a pandemia de covid-19. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, após cair para 36%, em 2021, o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental atingiu 56% em 2023.

Ações, políticas, formação de educadores e materiais didáticos complementares alinhados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada serão os critérios avaliados para a concessão do selo.

Para participar, além das iniciativas, as gestões públicas precisam ter aderido ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e integrar a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

Os esforços serão reconhecidos por comissões técnicas de avaliação instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para classificar e selecionar as secretarias de Educação concorrentes. Após o recebimento do Selo Alfabetização, as unidades da federação poderão usar a marca em suas ações de comunicação em redes sociais, internet e canais de divulgação.

A duração, dimensão e critérios da marca e as regras complementares ao processo de seleção para verificação das evidências relativas aos esforços e às iniciativas de gestão pública das secretarias de Educação serão estabelecidos por meio de edital para cada edição do Selo Alfabetização.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Campus Salgueiro do IFSertãoPE realiza evento “Setembro Surdo: lutas e conquistas que promovem a diversidade surda”

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Em parceria com a Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Central, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE realiza nessa quinta-feira, 26, o evento “Setembro Surdo: lutas e conquistas que promovem a diversidade surda”. A iniciativa tem como objetivo difundir e conscientizar a comunidade acadêmica sobre os surdos e suas diversidades.

O evento será realizado nos turnos manhã e tarde, contando com cinco palestras sobre diversos temas, como “A viabilidade das TIC’s na tradução do português Libras” e “Classificadores na Libras “. Também haverá uma mesa-redonda sobre “Experiências femininas na comunidade surda” e um quiz com a temática “Direitos linguísticos e identidade surda”.

A ação tem como objetivo difundir e conscientizar a comunidade acadêmica para o respeito aos surdos, a sua língua, identidade e existência. Leva em consideração o momento oportuno, já que setembro é um mês alusivo às conquistas, movimentos de lutas e um momento de celebrar a lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por Alvinho Patriota

           

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Educação

MEC publica portaria para implementação de planos de ação do Novo Ensino Médio

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As secretarias estaduais e distrital de educação devem criar planos de ação para a implementação escalonada das alterações promovidas no ensino médio, por meio da Lei nº 14.945, instituída no dia 31 de julho deste ano.

Os parâmetros para a elaboração deste plano de ação, constam na Portaria nº 958, divulgado na última sexta-feira (20), pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da  Secretaria de Educação Básica (SEB). De acordo com a pasta, é necessário promover o planejamento sistêmico, integrando as diferentes dimensões do sistema educacional para que haja um ensino eficiente e eficaz.

Com a elaboração do plano finalizada, as secretarias de educação deverão enviá-lo ao Conselho Estadual de Educação para aprovação. Por fim, se for aprovado, deverá ser encaminhado para o Comitê de Avaliação e Monitoramento da Política Nacional do Ensino Médio e o MEC.

Transição nas redes

A lei determina que os sistemas de ensino devem começar a implementação do ensino médio a partir de 2025, para os estudantes do 1º ano. Em 2026, as regras começarão a valer também para o 2º ano e, em 2027, para as turmas do 3º ano do ensino médio.

Neste caso, os planos devem auxiliar as redes na transição para a nova configuração dos novos parâmetros do ensino médio. Esse planejamento deve ser feito com base nos seguintes eixos: a organização e arquitetura curricular para a transição e implementação da Lei; ações em prol do acesso e da permanência dos estudantes nas escolas das redes estadual e distrital, considerando as modalidades de oferta;

  • Também é necessário conter uma proposta para as trajetórias escolares regulares e o desempenho acadêmico satisfatório, considerando as diversidades do território na oferta do ensino médio; o mapeamento sobre a infraestrutura física e os insumos pedagógicos das escolas, considerando as diversidades do território na oferta do ensino médio; a política de alocação de docente, desenvolvimento profissional, formação continuada e valorização dos profissionais da educação;

    Além de estabelecer governança, gestão escolar e comunicação com a comunidade escolar e a sociedade; e uma proposta de monitoramento e avaliação do processo de implementação da Lei.

    Metas para implementação

    As propostas de planos deverão traçar metas para a implementação das alterações nas escolas, definir o cronograma com prazos para início e término das atividades previstas e detalhar as ações e estabelecer marcos intermediários para o acompanhamento da implementação.

    A Portaria nº 958 também prevê que o MEC oferecerá assistência técnica aos estados e ao Distrito Federal e estabelecerá, em colaboração com os sistemas estaduais e distrital de ensino, estratégias de assistência e formação das equipes técnicas das secretarias de educação, com foco na elaboração dos planos de ação, visando à efetiva implementação da Política Nacional de Ensino Médio. Para isso, a pasta promove um curso de especialização para equipes técnicas que trabalham na etapa de ensino.

    A formação está sendo promovida em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). De forma forma híbrida, com encontros presenciais e remotos, o curso é destinado aos 216 servidores das equipes técnicas das secretarias educacionais que atuam no ensino médio, a até 22 servidores do MEC e aos 27 representantes dos Conselhos de Educação de cada estado.

Fonte:JC

           

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