Conecte-se Conosco

Educação

Inscrições para a Fuvest 2017 terminam nesta quinta-feira

Publicado

em

Inscrições devem ser feitas pelo site até esta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Inscrições devem ser feitas pelo site até esta quinta-feira (Foto: Reprodução)

As inscrições para o vestibular Fuvest 2017, que seleciona para vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa terminam às 23h59 desta quinta-feira (8). Os candidatos e candidatas devem se inscrever pelo site www.fuvest.com.br.

A taxa custa R$ 160. Para confirmar a inscrição, é preciso emitir o boleto de pagamento ainda nesta quinta-feira, e pagá-lo até o fim do horário comercial de sexta-feira (9).

Nesta edição, a Fuvest vai selecionar 8.734 alunos para a Universidade de São Paulo (9.568 em 2016) e 120 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (mesmo número do ano passado). Além dessas vagas, a USP oferece outras 2.338 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. O vestibular do ano passado teve 142.721 inscrições.

Os estudantes que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública do Brasil poderão optar pela pontuação acrescida, que atribuirá porcentual de acréscimo (bônus) na nota da primeira fase, para efeito de progressão à segunda fase do vestibular, e na nota final de classificação.

Os candidatos com deficiência deverão informar na ficha da inscrição. O programa vai gerar uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada via postal até o dia 9 de setembro com a documentação necessária. Segundo a Fuvest, uma equipe de especialistas analisará os documentos e comunicará ao candidato, até 21 de novembro, as condições que lhe serão oferecidas.

Provas
No dia 21 de novembro, a Fuvest divulga os locais de prova da primeira fase. Esta primeira etapa será aplicada no dia 27 de novembro, às 13h. A duração será de cinco horas. A prova terá 90 questões sobre português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

A lista de convocados para a segunda fase sai no dia 19 de dezembro. Na segunda etapa, os candidatos fazem três provas discursivas. Todas as provas terão quatro horas de duração:

  • 8 de janeiro de 2017 (domingo): dez questões de português e redação
  • 9 de janeiro de 2017 (segunda-feira): 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
  • 10 de janeiro de 2017: 12 questões com disciplinas de acordo com a área da carreira escolhida.

O resultado da primeira chamada do vestibular será divulgado no dia 2 de fevereiro de 2017.

Leituras obrigatórias
Os candidatos da Fuvest terão de ler as seguintes obras para fazer a prova:

  • Memórias póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis;
  • Iracema ‐ José de Alencar;
  • O cortiço ‐ Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras ‐ Eça de Queirós;
  • Capitães da Areia ‐ Jorge Amado;
  • Vidas secas ‐ Graciliano Ramos;
  • Claro enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade;
  • Sagarana ‐ João Guimarães Rosa;
  • Mayombe ‐ Pepetela.

 

(Do G1)

Educação

UFPE oferece mais de 7 mil vagas para o Sisu 2025

Publicado

em

 

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o quantitativo de vagas que serão oferecidas aos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2025 para ingresso nos cursos de graduação presencial da instituição.

Ao total, serão 7.052 vagas em 99 cursos presenciais, sendo 5.562 delas no Campus Recife, 1.060 no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e 430 no Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

São 40 vagas a mais do que foi ofertado em 2024, sendo 30 novas vagas para o curso de Sistemas de Informação e dez a mais para Engenharia de Energia.

Seleção pelo Sisu 2025

A UFPE selecionará os candidatos para seus cursos de graduação presencial por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Apenas seis cursos não participam do Processo Seletivo UFPE, no Sisu 2025, porque são regidos por resoluções específicas. São eles:

  • Música (Canto) – bacharelado
  • Música (Instrumento) – bacharelado
  • Música – licenciatura
  • Dança – licenciatura
  • Licenciatura Intercultural Indígena
  • Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras),

No processo, será assegurada a reserva de vagas aos candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e às pessoas com deficiência (PcD).

As vagas reservadas por curso serão divulgadas, ainda sem data divulgada, nos editais complementares da UFPE, bem como no Termo de Adesão ao Sisu 2025. Os documentos serão publicados na página do Sisu | UFPE 2025.Nesse último, também será possível acompanhar as listas de espera contendo as vagas eventualmente não ocupadas ao fim da primeira chamada.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Senar-PE abre inscrições para cursos técnicos gratuitas, incluindo vagas em Petrolina e Serra Talhada

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) está com inscrições abertas para processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos em Agropecuária, Agricultura e Zootecnia.

A instituição disponibilizou 75 vagas destinadas a jovens e adultos que desejam se capacitar para atuar no segmento agropecuário. São 25 para o curso de Agropecuária em Serra Talhada, 25 para Agricultura em Petrolina e 25 para Zootecnia em Bezerros.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site oficial do processo seletivo. A seleção vai priorizar produtores rurais, seus familiares ou colaboradores, reafirmando o compromisso do Senar-PE com o desenvolvimento agrícola. Todos os cursos são certificados pelo MEC e pelo Conselho Federal de Técnicos Agrícolas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Publicado

em

 

Após a aplicação das provas teóricas da primeira edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas 2024, neste domingo (24), os participantes devem ficar atentos ao prazo final, em 5 de dezembro, para o preenchimento do questionário de avaliação prática (AP) pelo estudante. O exame avalia os cursos que formam os futuros professores para a educação básica.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicador do exame, o chamado Questionário de AP do estudante serve para avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios, previstos nas diretrizes curriculares nacionais.

Após a entrega do questionário, os estudantes serão avaliados durante a regência de classe de uma aula observada. O objetivo é coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente. Os estágios supervisionados são obrigatórios e devem ser realizados em escolas de educação básica públicas ou privadas.

A parte prática é uma das novidades do exame. Pela primeira vez, o Enade tem uma avaliação da prática dos estudantes de graduação direcionadas à docência.

No sábado, antes da avaliação teórica, os inscritos no Enade Licenciaturas já tiveram que preencher o questionário do estudante, específico para coletar informações que caracterizam o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação até o ensino superior. As informações são consideradas pelo Inep como relevantes para compreender a realidade dos cursos de graduação e das IES.

Avaliação obrigatória

O Enade é componente curricular obrigatório e é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Por isso, a inscrição dos estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas, é obrigatória para todos, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.

Nesta edição, estão sendo avaliados os desempenhos dos futuros docentes de 17 áreas de conhecimento: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Enade

Realizado anualmente pelo Inep, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os resultados das provas do Enade são usados para cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O exame também tem o objetivo de construir e aperfeiçoar políticas públicas educacionais e serve, também, como guia para que as próprias instituições de ensino superior melhorem os processos pedagógicos.

Fonte:Ag^rncia Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Trending

Fale conosco!!