Conecte-se Conosco

Destaque

Mito ou verdade: Passar na lombada em diagonal é melhor?

Publicado

em

Mito ou verdade: atravessar lombada com o carro na diagonal

As lombadas são redutores de velocidade que podem causar sérios problemas no seu carro quando não são ultrapassados corretamente: o primeiro deles é amassar o cárter do motor (reservatório de óleo que fica na parte de baixo do motor) e causar uma trinca que pode até gerar um vazamento do lubrificante, e como consequência extrema, fundir o motor.

A resolução 567/80 do Contran estabelece dois tipos padrões de lombada, com altura máxima de 8cm e 10 cm. Baseado nesta norma, se você passar devagar, não será necessário colocar o carro na diagonal, desde que seu carro esteja com a altura original e a lombada dentro das dimensões padronizadas. Difícil né? Enfim, teoricamente passar na diagonal é um MITO.

Mito ou verdade: atravessar lombada com o carro na diagonal

Como fazer?
Se você é daqueles que insiste em passar na diagonal para não correr o risco de raspar a parte de baixo do carro, saiba que você estará exigindo um esforço que tende a torcer a estrutura do seu carro. Vez ou outra, não haverá problema de passar atravessado.

Agora se você possui uma lombada ou uma valeta na rua em que você mora ou na porta de sua casa, eu sugiro atravessar de frente. Passar na diagonal todos os dias poderá causar danos a suspensão a longo prazo.

Prejuízos
Exemplos? Perda do alinhamento, ficar com o carro torto ou mesmo romper um ponto de solda da carroceria. Se seu carro é rebaixado, a situação é mais delicada. Se for de frente, vai raspar, e, se for de lado, vai torcer. Minha sugestão: mude o caminho.

Uma coisa é certa, passar bem devagar e de frente é a melhor maneira para não causar danos sérios a suspensão. Já quem passa “a milhão”, costuma danificar o escapamento e os batentes do amortecedor (peças que recebem o impacto quando o amortecedor encolhe totalmente)

Suspensão e mola de um veículo

Dependendo da idade do seu carro, você pode até quebrar as molas da suspensão dianteira. Ainda para quem é apressado demais, os coxins do motor e do câmbio também sofrem muito. Imagine os 120Kg do motor sendo jogados para cima e para baixo. São os coxins que seguram o motor no lugar.

Para você entender melhor essa história de quebrar dos coxins do motor, imagine uma ambulância passando rápido sobre uma lombada com um paciente deitado na maca. Certamente ele cairá da maca se não estiver com cintos, certo? No caso do motor, são os coxins que o seguram no lugar.

Nós brasileiros, sabemos que infelizmente nem todas prefeituras seguem à risca estas normas. Por isso, a melhor coisa a fazer é passar bem devagar e de frente.

(Do G1)

Destaque

Salgueiro: multidão vai ao lançamento da pré-candidatura de Fabinho Lisandro

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra, o deputado federal Mendonça Filho e o deputado estadual Joãozinho Tenório, prestigiaram o evento.

Em uma segunda-feira, a noite, Fabinho Lisandro, juntamente com o vereador Emmanuel Sampaio, reuniram uma multidão no Arena Park em Salgueiro, para o lançamento de suas pré-candidaturas à prefeito e vice-prefeito respectivamente.

O espaço ficou peque pequeno e de acordo com a polícia militar reunia cerca de quase 2.500 pessoas, que estiveram local para apoiar Fabinho e Emmanuel no início desta corrida eleitoral.

Além da maior cabo eleitoral do Estado, Raquel Lyra, estiveram presente, esteve presente o deputado federal Mendonça Filho e os deputados estaduais, Luciano Duque e Joãozinho Tenório. Ainda a prefeita do Cedro, Marly e o ex-prefeito Neguinho, o ex-prefeito de Serrita Carlos Cecílio, Clebel Cordeiro, ex-prefeito de Salgueiro e Dr. Edilton, atual vice-prefeito da cidade.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foram nas falas do ex-prefeito Clebel Cordeiro e do atual vice-prefeito Dr. Edilton Carvalho, aliados de 2016 e adversários na eleição de 2020. Clebel aproveitou o momento de sua fala, chamou o vice Dr. Edilton e o abraçou em demonstração de respeito. Dr. Edilton retribuiu o gesto de carinho Clebel, ao falar para a multidão fez questão de mencionar o nome do ex-prefeito e de falar de seus valores.

O vice-prefeito Dr. Edilton, retribuiu as manifestantes de carinho, dizendo seu principal compromisso é com o povo de Salgueiro. Por essa razão não teve dúvidas em relação ao apoio a Fabinho e Emmanuel, porque sabe que eles representam o melhor para a população de Salgueiro. “Vamos caminhar juntos e assim como dei o melhor de mim em 2016 e 2020, estarei empenhado para que Salgueiro tenha um futuro melhor”, disse Edilton Carvalho.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Com pior abril desde 2018, Pernambuco soma 324 assassinatos

Publicado

em

Pernambuco fechou o mês de abril com 324 mortes violentas intencionais. Houve aumento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando 317 pessoas foram assassinadas. Segundo a estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgada nesta segunda-feira (6), esse foi o pior mês de abril deste 2018, quando 355 mortes foram somadas pela polícia.

Novamente, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o Agreste concentram a maior quantidade de assassinatos, isoladamente, e contribuem para a elevação dos números gerais da violência em Pernambuco.

Na RMR, 177 pessoas foram mortas no mês de abril. No mesmo período do ano passado, foram 160.

Um dos casos de repercussão foi a morte do vigilante aposentado Antônio Lima do Nascimento, de 76 anos, vítima de bala perdida no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. O crime aconteceu na noite do dia 22, após a vítima sair de um culto evangélico.

Uma câmera de segurança filmou o momento em que o idoso foi assassinado. Antônio andava pela Rua Nossa Senhora do Desterro, quando dois homens passaram correndo perto dele. O homem de camisa escura atira contra o outro que está sem camisa, mas o tiro atinge o aposentado, que cai no chão e morre.

Antônio deixou cinco filhos e nove netos. O caso segue sob investigação na Polícia Civil.

No Agreste, o número de assassinatos saltou de 66, em 2023, para 66 neste ano.

Já região do Sertão manteve o mesmo número registrado no ano passado: 45 assassinatos. A Zona da Mata, assim como ocorreu no mês passado, contabilizou uma redução dos crimes. Caiu de 46 mortes, em 2023, para 33.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, 1.312 mortes violentas intencionais foram somadas em Pernambuco. No mesmo período de 2023, foram 1.223. O aumento foi de 7,27%.

Nas estatísticas de mortes violentas intencionais estão incluídos os homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos por intervenção policial.

O Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% nas mortes violentas intencionais, crimes violentos contra o patrimônio, roubo e furto de veículos e violência contra a mulher até o ano de 2026, tendo como base os números de 2022.

AUMENTO DOS CASOS DE FEMINICÍDIO

Os casos de feminicídio também cresceram em Pernambuco. No último mês de abril, segundo a SDS, sete mulheres foram vítimas desse tipo de crime. No mesmo período do ano passado, foram duas.

No acumulado do ano, a polícia já somou 24 vítimas de feminicídio. Além disso, 18.254 queixas de violência doméstica/familiar sobre registradas nos quatro primeiros meses de 2024.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais

Publicado

em

A regularização do título eleitoral, necessária para a participação nas eleições municipais deste ano, deve ser solicitada até esta quarta-feira, 8. Somente a população gaúcha, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul, terá mais 15 dias emitir o documento pela primeira vez, atualizar dados cadastrais ou solicitar transferência de domicílio.

Após o encerramento do prazo, aqueles que estiverem com a situação eleitoral irregular não poderão votar nas eleições que vão definir os novos prefeitos e vereadores das cidades brasileiras nos dias 6 e 27 de outubro, primeiro e segundo turnos, respectivamente.

Além dos eleitores que tiveram o título cancelado por ausência em três eleições sucessivas ou falta de pagamento de multas, aqueles que querem mudar o local de votação ou incluir o nome social no cadastro também podem solicitar atendimento.

As ações podem ser feitas pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que o eleitor já possua a biometria cadastrada. Caso contrário, é necessário comparecer presencialmente a um cartório eleitoral para solicitar a regularização do documento, assim como para emitir o primeiro título e registrar os dados biométricos.

Para a emissão do título de eleitor, que pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, a pessoa precisa apresentar à Justiça Eleitoral um documento com foto oficial, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o comprovante de quitação militar, se o alistamento for obrigatório.

A participação nas eleições é facultativa para pessoas que têm entre 16 e 17 anos ou mais de 70 anos e pessoas analfabetas. A partir dos 18 anos, o voto é obrigatório.

Regularização no Rio Grande do Sul

Na última quinta-feira, 2, o TSE decidiu, de forma unânime, adiar o fechamento do cadastro eleitoral em municípios gaúchos em situação de emergência. A vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, defendeu a medida sob argumento de que “há cartórios embaixo d’água, com serviços inacessíveis”. Ela ainda ressaltou que caso a chuva aumente nos próximos dias, é “improvável que as localidades tenham condição de atendimento normal até o dia 8 de maio”.

O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, explicou que é necessário que os cartórios eleitorais formalizem o pedido de prorrogação do prazo devido à situação de calamidade pública. Dessa forma, será possível estender por mais 15 dias os atendimentos para a regularização dos títulos de eleitores do Estado.

No domingo, 5, 336 municípios do Rio Grande do Sul tiveram o estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal. Na manhã desta segunda-feira, 6, subiu para 345 o número de cidades afetadas. As fortes chuvas em pelo menos dois terços do Estado deixaram 83 mortos e 111 desaparecidos. Há ainda regiões com pontos ilhados, estruturas como pontes e estradas destruídas, moradores à espera de resgate e milhares de pessoas sem luz e água.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!