Conecte-se Conosco

Saúde

Biólogo explica algumas curiosidades sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

Publicado

em

Para quem olha de longe, aparentemente, fica difícil distinguir cada tipo de mosquito, mas no geral, eles fazem parte de uma mesma família, os Culicidae. O Aedes aegypti é mais escuro com listras brancas, já o Culex, conhecido popularmente como pernilongo, é mais marrom acinzentado, quando visto de perto.  Uma das grandes diferenças entre ambos é que o Culex, a nossa muriçoca, tem hábitos noturnos, já o mosquito da dengue age durante a manhã e pela tarde.

O Aedes tem hábitos domiciliares ou em quintais, quer dizer que os criadores estarão ou dentro de casa ou ao redor das casas, principalmente, nas porções de água parada, explica o biólogo e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Flávio Félix. “Eles podem estar no reservatório esquecido no canto da casa, tampinhas de garrafa no quintal, na calha que coleta água de chuva, nos vasos de plantas, entre outros. Esses locais têm que ser verificados e esvaziados com frequência”.

“Dentre as curiosidades que, ao longo do tempo, foram observadas pelos cientistas, é que uma fêmea consegue picar, durante o dia, vários hospedeiros. E aí, à medida que ela vai sugando sangue, se ela estiver contaminada, ela vai passando na saliva a arbovirose. Já foram encontrados ovos de Aedes aegypti já contaminados. Então, um mosquito, quando não está contaminado, ele não transmite nada, ele suga sangue. Mas, se os ovos estiverem contaminados, esse insetinho, já nasce e eclode como um adulto contaminado, e vai contaminar outras pessoas também. Isso é uma coisa que é muito perigosa quando a gente fala de epidemia”, destaca o especialista.

Além disso, existem fatores no ciclo biológico do inseto que dificultam os mecanismos usados na prevenção, sendo um dos ovos colocados pelo Culex, que adicionam seus ovos sobre a água e com um ou dois dias, os ovos eclodem e vão direto para a água. Diferente das muriçocas, o Aedes aegypti costuma botar os seus ovos na parede dos recipientes.

“Então, mesmo que o lugar tenha água, ele não bota os ovinhos na água, bota na parede. Isso quer dizer que se alguém colocar mais água, a água sobe, encosta nos ovos e os ovos irão eclodir também com dois, três dias. Uma outra coisa importante é que a pessoa, por exemplo, tem um balde, e aí, ela usou aquele balde e deixou no canto da casa. Se ainda tiver um pouquinho de água lá embaixo, o mosquito vai colocar ovo na parede do balde, não na água. O problema é que esses ovos são tão pequenininhos que a pessoa não vê. E aí, ela acha que o balde está limpo. Da próxima vez que ela for armazenar água, ela vai encher de água e vai deixar lá no cantinho. E aí, os ovos são emergidos e eclodem”, informa Flávio Félix.

O professor ainda alerta que outro fator importante é o tempo que os ovos podem ficar nesses meios. “Na parede, ou se eles se soltarem, e eles vão virar partículas de poeira, eles podem ficar por mais de um ano soltos ou grudados naquela superfície, até que encontrem um curso d’água ou que chova e que aquele ambiente enche d’água. Então, isso vai servir para vasos, isso vai servir para tampinha de garrafa, para pneus, para tudo que puder, em algum momento, encher de água. Então, mesmo que ele esteja vazio, mas que tenha um pouco de umidade, a fêmea vai lá e deposita os ovos. E veja, eles podem ficar viáveis por mais de um ano”.

Por fim, é importante que cada pessoa esteja atenta aos focos do mosquito da dengue, evitando locais com água parada, os quais podem ser vasos de plantas, pneus, caixa d’água sem a vedação correta, garrafas plásticas, dentre outros. Assim será evitado a proliferação do mosquito, bem como a doença transmitida pelo Aedes, que em casos mais graves pode acometer o indivíduo com a dengue hemorrágica, que nesses casos, o paciente pode ter pequenas hemorragias pelo corpo e morrer por choque anafilático.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Saúde

Fígado gordo: sintomas que não pode ignorar (antes que seja tarde demais)

Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer.

Publicado

em

Existem duas sensações que podem ser sintomas de uma doença grave que requer tratamento imediato. A esteatose hepática, conhecida como “fígado gordo”, é uma condição de saúde séria que costuma permanecer “silenciosa” por muito tempo e progride lentamente. Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer, chegando até mesmo à necessidade de um transplante na vida adulta.

Dores de estômago e náuseas estão entre as queixas mais comuns e podem indicar que a doença está se agravando, de acordo com a Hawaii Pacific Health, citada pelo jornal Daily Express. À medida que a capacidade do fígado de eliminar toxinas diminui, o desconforto digestivo provavelmente aumentará. A náusea constante é uma reação ao acúmulo de produtos residuais no corpo, e vômitos inexplicáveis estão frequentemente relacionados a problemas no fígado.

Além dessas complicações, os pacientes também podem relatar perda de apetite. Esse sintoma geralmente é resultado de níveis anormais de leptina (um hormônio que regula o apetite) e grelina (o hormônio da fome).

O mesmo jornal relata que estudos publicados no World Journal of Gastroenterology revelam que os sintomas gastrointestinais mais comuns incluem inchaço abdominal (49,5%), dor abdominal (24%), arrotos (18,7%), diarreia (13,3%) e constipação (8%). Distúrbios gastrointestinais são frequentes na cirrose hepática e tendem a aumentar à medida que a doença avança.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Talco classificado como “provavelmente cancerígeno” para humanos pela OMS

Talco foi colocado no nível 2A.

Publicado

em

O talco foi classificado pela a Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), órgão que pertence à Organização Mundial da Saúde (OMS), como “provavelmente cancerígeno” para os seres humanos

As conclusões dos especialistas foram divulgadas, esta sexta-feira, num artigo divulgado na revista científica The Lancet Oncology.

O talco, que é um mineral natural utilizado em cosméticos, foi colocado no nível 2A, o segundo nível mais elevado da pirâmide de identificação de risco, e que diz respeito a itens cujas evidências de relação com tumores são mais robustas entre animais, mas também provas limitadas entre humanos. Neste caso, os estudos indicam um risco aumentado de câncer dos ovários. 

“Vários estudos mostraram consistentemente um aumento na incidência de câncer de ovário em seres humanos que relataram o uso de talco na região perineal”, informou a IARC, em comunicado. 

O órgão recorda ainda que o mineral é extraído em várias partes do mundo. Além da exposição profissional ao talco, a população pode entrar em contato com o mesmo através da utilização de cosméticos.

Esta avaliação, note-se, foi concluída, em junho. O grupo de trabalho foi composto por 29 cientistas de 13 países, reunidos na França.

Vale notar que a IARC também classificou a acrilonitrila, um composto orgânico volátil usado principalmente na produção de polímeros – usados em fibras de vestuário e outros têxteis, mas também em plásticos para produtos de consumo ou peças para automóveis – como “carcinogênico” para seres humanos, na categoria 1A.

A decisão baseia-se em “evidências suficientes de câncer de pulmão” e “evidências limitadas” de câncer de bexiga em humanos. 

Foto  iStock

Por Noticias ao minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

HCP atende mais da metade dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço do Estado

Publicado

em

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência em oncologia no Estado, mobiliza-se neste Julho Verde, campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Com o mote Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço, o HCP faz um alerta para os fatores de risco que provocam câncer região – o principal é o tabagismo.

Ao longo do mês, conteúdos relacionados ao tema podem ser conferidos no site exclusivo hcp.org.br/julhoverde e redes sociais @sigahcp.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!