Conecte-se Conosco

Destaque

Como funciona o app ‘ultrasseguro’ de mensagens usado por Snowden

Publicado

em

Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)

Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)

Segurança e privacidade são questões que preocupam cada vez mais os usuários de serviços de mensagens instantâneas em todo o mundo.

O WhatsApp, o mais popular deles, virou alvo de questionamento depois de ter sido comprado pelo Facebook e mudado seus termos de uso, permitindo o compartilhamento de alguns dados com a rede social criada por Mark Zuckerberg.

Mas há outras opções de apps de envio completamente seguro de mensagens.

Um deles é o Signal Private Messenger, um serviço grátis disponível para Android e iOS e usado pelo ex-analista da CIA Edward Snowden, que ficou famoso – e virou persona non grata nos EUA – após tornar públicos detalhes sobre programas de vigilância do governo americano.

Confira a seguir como funciona o aplicativo – e por que ele é considerado tão seguro.

Completamente criptografado
Para se registrar no Signal, basta um número de celular – sem necessidade de nome de usuário ou e-mail.

O uso do app é muito parecido com o de outras ferramentas de mensagens instantâneas: funciona com janelas de chat, permite a criação de grupos e o uso de emojis. Também é possível acessá-lo por meio de sua extensão para o Google Chrome, que continua sendo uma opção segura.

Mas o mais importante é que o programa é criptografado de extremo a extremo.

O WhatsApp também é, mas a maior diferença é que as conversas são protegidas não só em relação a terceiros, mas ao próprio serviço. Assim, apenas quem envia e seu destinatário podem ler a mensagem.

O aplicativo foi criado por um grupo independente de desenvolvedores de software chamado Open Whisper Systems. O fundador do grupo é o hacker Moxie Marlinspike.

O hoje empresário do Vale do Silício se considera um ciberpunk e não parece se encaixar no perfil clássico dos empresários do RSA (algoritmo de criptografia de dados) e de outros acadêmicos e especialistas do mundo criptografado.

A empresa de Marlinspike tem como base de seu negócio a publicidade. É por isso que não vende os dados de seus usuários a terceiros – como faz o Facebook.

“Não podemos ouvir suas conversas nem ver suas mensagens. O Signal é inteiramente criptografado”, afirma Marlinspike no blog da companhia.

Também é possível configurar o aplicativo de modo a impossibilitar a captura de tela. Além disso, é possível determinar uma senha para as conversas mais confidenciais, o que no WhatsApp só é possível por meio de aplicativos externos.

Uma de suas últimas novidades são as mensagens que “desaparecem”, no melhor estilo Snapchat, ou com um cronômetro.

Em um estudo publicado recentemente, a Anistia Internacional recomendou os aplicativos de mensagem com criptografia completa.

A organização colocou em primeiro lugar os fornecidos pelo Facebook (Messenger e WhatsApp), seguidas dos da Apple (iMessage e FaceTime) e o Telegram, mas não incluiu o Signal entre as marcas analisadas.

Além de desenvolver o app, Marlinspike e sua equipe criaram um protocolo criptográfico, o Protocolo Signal. Segundo eles, outros serviços de mensagem utilizam esse sistema.

“(O Protocolo Signal) é tão prestigiado que WhatsApp, Facebook e Google o usam para suas criptografias”, disse o grupo, que diz atuar em defesa dos direitos humanos.

O mais recomendado (mas não o mais usado)
O apoio considerável que o Signal tem recebido por parte de especialistas de segurança no mundo todo chama atenção.

“Uso o Signal todos dos dias (Spoiler: o FBI já sabe)”, disse Snowden no Twitter.

A documentarista americana Laura Poitras, conhecida por seu trabalho na Guerra do Iraque – e por revelar os segredos trazidos à tona por Snowden – também defendeu o uso do Signal e o definiu como “a ferramenta de criptografia mais escalável (capaz de se adaptar sem perder a qualidade)”.

Outros especialistas que o recomendam são os criptógrafos Bruce Schneier e Matthew D. Green, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de John Hopkins (EUA).

Até mesmo os membros do Partido Democrata dos Estados Unidos recomendaram o uso do Signal depois do recente vazamento de e-mails da equipe de Hillary Clinton por parte do WikiLeaks.

Mas se o serviço quer superar os um bilhão de usuários do WhatsApp, a situação está complicada. Marlinspike – que raramente concede entrevistas – disse ao site The Intercept que não publica estatísticas sobre seu número de usuários.

Mas, segundo as lojas Android e Google Play, o app foi baixado entre um e cinco milhões de vezes – a Apple não divulgou dados.

Isso não significa que todos que fizeram o download do aplicativo necessariamente o usem, já que não basta baixá-lo – é preciso convencer os contatos com quem se quer conversar a usá-lo também.

“Naturalmente as pessoas tendem a usar a plataforma na qual estão a maioria de seus amigos e familiares”, explica a Anistia Internacional. “Para a maioria das pessoas, o WhatsApp é uma alternativa suficientemente boa por ter uma criptografia segura.”

Nem todos estão felizes com o WhatsApp, porém. Na semana passada, a autoridade de privacidade de dados da União Europeia pediu ao app que pare de compartilhar dados de seus usuários com o Facebook.

(Da BBC)

Destaque

Em Salgueiro, PT oficializa apoio à reeleição do prefeito Dr. Marcones Sá do PSB

Publicado

em

Em um movimento que fortalece os laços políticos e reafirma o compromisso com a progressão do município, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou seu apoio à reeleição do prefeito Dr. Marcones Sá, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O anúncio foi feito em um evento nesta sexta-feira (10), onde o prefeito Marcones Sá expressou sua gratidão pelo apoio e confiança do PT, destacando a importância dessa aliança para o avanço das políticas públicas em benefício dos cidadãos de Salgueiro.

“Com imensa gratidão, recebo o apoio e a confiança do partido do presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT). O PT é reconhecido pela sua luta incansável em defesa dos mais necessitados, uma bandeira que também levanto e que está completamente alinhada aos meus pensamentos e objetivos na política. Receber o apoio desse partido é receber a confiança de muitos, e juntos, avançaremos rumo a um futuro ainda melhor para todos!”, afirmou Dr. Marcones Sá.

O presidente estadual do PT em Pernambuco, Doriel Barros, e membros do diretório municipal de Salgueiro, incluindo o presidente Dezinho e a vice Givania, estiveram presentes no evento, demonstrando o apoio unânime do partido à candidatura de Dr. Marcones Sá.

Além disso, o prefeito expressou sua gratidão aos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa pelo apoio e confiança depositados em sua causa, destacando a importância do trabalho conjunto para o progresso da cidade.

Dr. Marcones Sá também reconheceu o alinhamento nacional do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB, ressaltando a importância dessa união de esforços em prol de um futuro melhor para a comunidade de Salgueiro.

A oficialização do apoio do PT à reeleição do prefeito Dr. Marcones Sá representa um marco na política local, fortalecendo a união de importantes forças políticas pelo desenvolvimento e bem-estar da cidade e da população mais vulnerável, causas que desde muito tempo são defendidas pelos dois partidos.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Não vai faltar arroz e povo não deve fazer estoque, dizem supermercados

Publicado

em

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) afirma que não há risco de falta de arroz nos supermercados. A entidade pede à população que não faça estoque do item para que não haja um desequilíbrio entre oferta e demanda.

As plantações de arroz foram impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, não há risco de desabastecimento de arroz neste momento, segundo a Abras, que afirma que não há risco de falta de nenhum produto alimentício ou produtos de limpeza do país.

A Abras afirma que está em contato com fornecedores e parceiros logísticos para garantir o abastecimento. “A entidade nacional está monitorando os produtos oriundos da região afetada, a exemplo do arroz, do leite, da carne suína e de frutas, e, juntamente com o governo, poderá adotar medidas adicionais, se necessário, para garantir que as famílias tenham acesso aos itens essenciais”, afirma a Abras.

O pedido da Abras é que a população não faça estoque de arroz. A Apas (Associação Paulista de Supermercados) também diz que não há risco de desabastecimento.

Por UOL

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Mães atípicas são homenageadas em campanha especial

Publicado

em

Se a lista de desafios na maternidade é grande, a carga para as mães atípicas é ainda maior. Neste mês de maio que celebramos as mães, o Instituto do Autismo (IDA) realiza a campanha “Ser Mãe de Autista É”, como forma de homenagear e abrir espaço para que todas possam se sentir acolhidas e ouvidas. Na noite desta quarta-feira (dia 8), foi lançado, nas redes sociais do IDA, o clipe da música que leva o nome da campanha, gravada pelo vocalista do Grupo Sambar & Love, Bruno Monte, com a participação das vozes de duas crianças atendidas pelo instituto, Júlia Santana e Caio Felipe.

De acordo com o diretor geral do IDA, Kadu Lins, a intenção da campanha foi uma forma de homenagear as mães das crianças do Instituto do Autismo, mas também para conscientizar a sociedade a ter um olhar mais sensível e cuidadoso com as mães atípicas. “São mulheres que, na maioria das vezes, estão exaustas, sobrecarregadas. Muitas não contam com rede de apoio e lutam sozinhas pelos filhos. Aqui no Instituto, estamos sempre realizando atividades também voltadas para as mães, para as famílias, pois sabemos o quanto esse cuidado é necessário e valioso para a saúde física, mental e emocional”, explica Kadu Lins.

MÊS DAS MÃES

Além do lançamento do clipe da campanha, todas as unidades do IDA estão com um painel em destaque, para que as mães possam expressar seus sentimentos em palavras, escrevendo o que significa ser mãe de autista. O IDA também está oferecendo botons com o tema da campanha. Como forma de reforçar ainda mais o olhar mais atento às mães atípicas, diversos vídeos estão sendo postados nas redes sociais do IDA, com o depoimento de mães, falando um pouco sobre suas experiências, lutas e rotinas.

Entre as que fazem parte dessa série de vídeos especiais para o mês de maio, está Cinthya Roberta, mãe de Lívia Caboclo, atendida pelo Instituto. “Ser mãe de autista é desafiador. Foi uma surpresa para mim e eu tive que enfrentar os medos, pois fiquei apavorada. Hoje é muito gratificante acompanhar o desenvolvimento; são pequenos ganhos, mas que hoje eu consigo enxerga-los. Até então eu vivia no escuro e hoje acredito no potencial dela e que ela vai crescer de uma forma linda”, afirma Cinthya Roberta.

“Os desafios das mães de autistas começam com o diagnóstico. Mas crianças autistas são perfeitamente capazes de se desenvolver como toda criança. E a mãe entra de corpo e alma na luta pelo acompanhamento adequado, pelas terapias e toda rotina planejada para o desenvolvimento do filho. Durante todos esses anos à frente do Instituto do Autismo, temos muitas histórias de superações para contar, com exemplos incríveis de mães, sempre lutando pelo melhor para as crianças”, comenta Kadu Lins.

Para Marcelle de Castro, mãe de Maria Melissa, apesar dos obstáculos, as vitórias são colhidas diariamente. “Ser mãe de autista é conhecer um amor incondicional. Temos dificuldades e obstáculos todos os dias e, ao mesmo tempo, a gente agradece a Deus pela oportunidade de ter sido escolhida. A gente se sente importante pela oportunidade de cuidar. Todo dia é luta, é dificuldade, mas também é vitória, é sorrir com as pequenas coisas”, define Marcelle.

Instituto do Autismo

Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. “Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!