Conecte-se Conosco

Pernambuco

Clima tenso e insatisfação: como foi votação da extinção de faixas salariais de policiais militares e bombeiros

Publicado

em

Com a presença de dezenas de policiais militares e bombeiros se manifestando nas escadarias da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), clima de tensão e discussões, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) aprovou, na manhã da última terça-feira (2), o Projeto de Lei do Governo do Estado que extingue gradativamente as faixas salariais das categorias até 2026.
Com quatro votos a favor e quatro votos contrários, a votação foi decidida pelo presidente do colegiado, o deputado estadual Antônio Moraes (PP), alinhado com a base da governadora Raquel Lyra. Romero Albuquerque (União Brasil), Waldemar Borges (PSB), Sileno Guedes (PSB) e Rodrigo Farias (PSB) se opuseram à matéria, enquanto a relatora Débora Almeida (PSDB), Renato Antunes (PL), Luciano Duque (SD) e João Paulo (PT) – em uma reviravolta – foram favoráveis.
Em seu discurso, o petista argumentou que seu voto junto aos aliados da governadora foi uma questão de coerência com sua luta em prol dos trabalhadores. “Não vou dar um voto que vá de encontro com minha consciência política de luta dos trabalhadores. Meu voto aqui é muito decisivo para uma categoria que está passando por tantas dificuldades, e para o momento que nós vivemos no país e em Pernambuco, que tem altos índices de violência”, discursou. “Meu voto é de quem entende o que é governo”, completou.
A pauta é uma reivindicação dos militares e bombeiros desde que as faixas foram criadas em 2017, e se tornou uma promessa de campanha da governadora Raquel Lyra às classes. O texto prevê o fim das faixas ao longo dos próximos anos, garantindo um aumento ao salário médio dos setores. Entretanto, a versão aprovada do projeto ainda não foi exatamente o que a classe queria – as emendas que tornariam a extinção e o aumento salarial imediatos foram rejeitadas pela comissão, sob a justificativa de que os valores não estavam previstos no orçamento para 2024.
O projeto, no entanto, ainda passa pelas comissões de Administração, Finanças e Segurança Pública antes de ser votado no Plenário, e as emendas podem ser reapresentadas.
A decisão foi o bastante para esquentar os manifestantes do lado de fora da Alepe, clamando por mais celeridade na garantia dos melhores salários, e diminuir a vitória do governo. Junto aos policiais e bombeiros, o deputado Joel da Harpa convocou a classe para marcar presença na votação no Plenário, e pediu que cobrassem dos 49 deputados um voto contrário ao texto, mas “com educação e sem causar nenhum tensionamento com os colegas” – uma mudança no tom do deputado após ter sido acusado de colocar a classe contra os demais parlamentares na última semana.
Clima tenso
A reunião começou com bate-boca entre os parlamentares. Antônio Moraes apresentou uma tabela dos acréscimos nos salários até 2026, e recebeu críticas do Coronel Feitosa (PL), que apontou que a tabela é apócrifa por não ter timbres do Governo do Estado ou da Alepe. O presidente tomou ofensa e rebateu, informando que os dados eram da Secretaria Estadual da Administração.
Logo depois, antes mesmo do texto começar a ser lido, Joel da Harpa acusou Raquel Lyra de “mentir” ao defender o projeto em suas redes sociais, e afirmou que Moraes apresentou a tabela para “induzir” os colegas a determinado voto. O deputado João Paulo cobrou respeito às partes, e repudiou as palavras de Joel contra a governadora.
Moraes voltou a discutir com colegas durante a reunião – desta vez, com o deputado Romero Albuquerque (União Brasil), que pediu uma suspensão de 30 minutos para ler o parecer de Débora Almeida. Rejeitado, Albuquerque se exaltou, e Moraes pediu o desligamento de seu microfone.
Fonte: DP

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Raquel Lyra destaca apoio do Estado ao empreendedorismo local durante feira do Sebrae-PE

Publicado

em

Pernambuco conta com espaços no evento para apresentar serviços e programas como o Bora Empreender, que incentiva a formalização de negócios

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira (22), a 12ª edição da Feira do Empreendedor de Pernambuco, realizada no Centro de Convenções e promovida pelo Sebrae-PE com o objetivo de reunir experiências de negócios e empreendedorismo. Na ocasião, a gestora visitou espaços do evento, além dos estandes do Governo do Estado, que contemplam a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e Corpo de Bombeiros. As secretarias e órgãos estão disponibilizando serviços e informações sobre programas estaduais.

“O Sebrae tem sido um grande parceiro do desenvolvimento de Pernambuco, do fomento à capacidade empreendedora da nossa gente, e nada melhor do que reunir tudo isso na Feira do Empreendedor. O Governo de Pernambuco está presente aqui com secretarias e agências, garantindo informações sobre os nossos cursos, possibilidades através do programa Bora Empreender, com a disponibilização de crédito, especialmente voltado para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, além da Adepe, que faz toda uma articulação para o nosso Estado crescer na atração de novos negócios e no fomento aos arranjos produtivos de cada uma das nossas regiões”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro da entidade. “A governadora sempre teve atenção com o empreendedorismo, com a qualificação profissional. Hoje é o primeiro dia da feira e pela expectativa de pessoas inscritas nós acreditamos que vai ser um evento de grande qualidade, com debates, dicas de negócios na área de inovação, tecnologia, ou seja, um movimento de integração muito grande”, afirmou.

A Sedepe assinou dois convênios com o Sebrae-PE para o evento, que somam R$ 1,6 milhão, sendo 50% do Executivo estadual e 50% do Sebrae. Os convênios integram o programa Qualifica PE, que irá ofertar mais de 25 mil vagas em cursos de capacitação para a população pernambucana.

A Sedepe também marcará presença na feira com alguns dos seus principais serviços, como o Espaço Bora Empreender, o Expresso Empreendedor, e as linhas de créditos da AGE para empreendedores formais e informais. Por sua vez, a Jucepe trará informações sobre registro de atividades ligadas a sociedades empresariais, alteração e extinção de empresas.

“Estamos todos aqui enquanto Estado porque uma feira como essa nos traz um ambiente muito bom de geração de negócios, de geração de uma boa perspectiva para movimentar a renda e dar oportunidade ao empreendedor”, disse a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.

A Feira do Empreendedor segue até o dia 25 de maio, com a presença de mais de 20 espaços temáticos, que oferecerão capacitações, oficinas, orientações, rodas de conversas e diversas experiências interativas para quem busca atualização e networking.

Acompanharam a governadora no evento a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, e a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Denúncias sobre concurso da PM repercutem em reunião plenária

Publicado

em

Denúncias feitas por candidatos do último concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros repercutiram na reunião plenária desta terça (21).

Joel da Harpa (PL) levou à tribuna denúncias de candidatos que passaram na primeira fase do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros contra a banca examinadora, o Instituto AOCP, na realização dos testes de aptidão física. De acordo com o parlamentar, os candidatos alegam que a banca tem usado palavras de baixo calão, humilhação e assédio com alguns candidatos, e favorecido outros.

Joel da Harpa destacou que uma prova de natação, por exemplo, foi realizada durante à noite por alguns candidatos, sem nenhum tipo de estrutura ou iluminação, e que uma prova de barras foi feita na chuva. Para ele, caso todas as denúncias sejam comprovadas, o teste precisará ser refeito.

“Essas denúncias precisam ser avaliadas, porque existem candidatos que foram prejudicados e não tiveram a mesma oportunidade que outros de fazer o teste”, ressaltou. O deputado sugeriu ainda a realização de uma audiência pública emergencial para discutir e esclarecer o tema com a presença dos aprovados, de representantes da banca examinadora, do Governo do Estado, da Polícia e do Corpo de Bombeiros.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pauta tem previdência, questões fiscais e desoneração da folha

Publicado

em

FOLHA DE PAGAMENTO

As questões fiscais, das dívidas previdenciárias e da desoneração da folha de pagamento dos municípios estão na pauta da CNM nesta Marcha dos Prefeitos. No fim do ano passado, o Congresso aprovou o projeto de lei que reduziu de 20% para 8% da folha a contribuição para a Previdência Social de pequenos municípios. O presidente Lula vetou o texto, mas o Congresso derrubou o veto.

O governo, então, editou uma medida provisória revogando a lei aprovada. Por falta de acordo no Congresso para aprovar o texto, o governo concordou em transferir a reoneração para projetos de lei. No fim de abril, a Advocacia-Geral da União recorreu ao Supremo Tribunal Federal e, por liminar, ficou estabelecida a redução da alíquota para 8% e o prazo de 60 dias para que o Congresso aprove projetos sobre o assunto.

O governo federal vem negociando um acordo com o Legislativo e as entidades de prefeitos, que deve prever a retomada gradual das alíquotas a partir de 2025, até atingir 14% em 2027. Hoje, Lula afirmou que a matéria será detalhada no Projeto de Lei 1847/2024, do senador Efraim Filho (União-PB).

DÍVIDAS COM A PREVIDÊNCIA

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!