Conecte-se Conosco

Mundo

Ex-policial condenado pela morte de George Floyd é solto da prisão nos EUA

Publicado

em

O ex-policial Thomas Lane, condenado a três anos por envolvimento na ocorrência em que George Floyd foi morto por um agente que pressionou o pescoço dele junto ao chão, foi solto na terça-feira (20) da prisão federal onde estava detido no Colorado, nos Estados Unidos.

Lane, 41, estava preso por ajudar e ser cúmplice no homicídio culposo. Ele segurou as pernas da vítima enquanto ela era sufocada por um policial por mais de nove minutos em maio de 2020, em Minneapolis, nos EUA. A morte de Floyd gerou muitas manifestações ao redor do mundo contra a violência policial e o racismo.

Na Justiça Federal, o ex-policial foi considerado culpado e condenado a dois anos e meio de prisão em uma unidade federal. Em acusações estaduais, ele foi condenado a três anos por auxílio e cumplicidade em homicídio. Dois desses anos foram cumpridos simultaneamente com a sentença federal, que terminou em 26 de fevereiro deste ano.

Notícias ao Minuto[Thomas Lane na prisão]© Getty Images 

Ao todo, quatro policiais foram condenados pelo crime. Segundo a NPR (National Public Radio), em acusação estadual, Derek Chauvin -que pressionou o pescoço da vítima no chão- foi condenado a 22 anos e meio de prisão. Em novembro de 2023, a Suprema Corte dos EUA negou o recurso dele e manteve a condenação, informou a CBS News. Ele se declarou culpado das acusações federais de violação de direitos civis da vítima e recebeu uma sentença de 21 anos.

O ex-policial J. Alexander Kueng também se declarou culpado por homicídio culposo e recebeu a sentença de 3,5 anos de prisão. Já o ex-agente Tou Thao foi condenado por auxílio e cumplicidade em homicídio culposo de segundo grau e sentenciado há quase cinco anos. Kueng e Thao também foram considerados culpados por violação de direitos civis e receberam sentenças de 3 e 3,5, respectivamente.

CHAUVIN É TRANSFERIDO

O ex-policial foi transferido para uma prisão federal no Texas quase nove meses após ser esfaqueado por 22 vezes na unidade onde estava detido. O ataque ocorreu em 24 de novembro na biblioteca da prisão federal de Tucson, Arizona, onde Chauvin cumpria mais de duas décadas de pena pela morte de Floyd.

Chauvin recebeu atendimento imediato e foi levado a um hospital local na ocasião.

O policial foi considerado culpado de assassinato em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau em 2021, e foi condenado a 22 anos e meio de prisão.

A morte de Floyd, registrada em vídeo, contribuiu para impulsionar uma significativa discussão sobre racismo e a atuação policial nos Estados Unidos e em todo o mundo. Uma investigação posterior do Departamento de Justiça sobre a Polícia de Minneapolis, cujas conclusões foram divulgadas em junho de 2023, indicou que seus agentes recorriam habitualmente a práticas violentas e racistas, “incluindo o uso injustificado de força letal”.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Mundo

Trump ataca Kamala em primeiro comício ao ar livre desde tentativa de assassinato

Publicado

em

Por trás de uma estrutura de vidro blindado, Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (21) que milhões de empregos “vão desaparecer da noite para o dia” se Kamala Harris vencer as eleições presidenciais de novembro, em seu primeiro comício ao ar livre desde que sofreu uma tentativa de assassinato, no mês passado.

“As economias de toda a sua vida vão desaparecer por completo”, previu o candidato republicano no museu da aviação de Asheboro, tendo ao fundo o barulho de aviões de guerra.

“Se a camarada Kamala vencer em novembro, a Terceira Guerra Mundial está praticamente garantida”, insistiu Trump, acrescentando que a adversária é “a pessoa de esquerda mais radical” que já disputou a Casa Branca.

“Ela quer fronteiras abertas. Se for presidente, em quatro anos” haverá entre “60 milhões e 70 milhões” de imigrantes de todo o mundo, disse Trump, cuja retórica contra a imigração tornou-se uma marca de sua campanha.

O republicano, 78, prometeu que fará com que o país “volte a ser forte e grande”, e ressaltou que é capaz de evitar uma guerra com um telefonema.

“Vamos devolver a paz ao mundo e, acima de tudo, posso fazê-lo com um telefonema” para alertar o país que, se entrar em guerra, não poderá “fazer negócios nos Estados Unidos” e pagará “taxas de 100%”.

O Serviço Secreto recomendou que Trump deixasse de participar de atos públicos ao ar livre. Acostumado a multidões, ele vinha fazendo comícios em locais fechados.

O ex-presidente mostrou-se tranquilo hoje. Em determinado momento, ele deixou o palanque e se aproximou da multidão para observar uma pessoa que parecia passar mal.

Estados-chave

O bilionário faz campanha nesta semana em estados-chave, com o objetivo de frear a projeção de Kamala Harris. A vice-presidente recebeu ontem o apoio formal dos delegados democratas, tornando-se a primeira mulher negra candidata à presidência do país.

Desde que o presidente Joe Biden desistiu de concorrer à reeleição, Kamala levou esperança ao partido e mobilizou multidões de até 10 mil pessoas em seus comícios, além de impulsionar a arrecadação de fundos.

O que mais preocupa Trump, porém, é a virada nas pesquisas, nas quais a democrata aparece com uma leve vantagem em alguns estados-chave. A Carolina do Norte é um desses sete estados onde a disputa é acirrada, e que devem decidir o resultado das eleições de 5 de novembro.

Restam mais de dois meses de campanha e a sorte não está lançada para nenhum dos candidatos, que terão de lutar para conquistar o voto dos jovens, dos independentes ou indecisos e das minorias, sobretudo latinos e afro-americanos.

Alguns republicanos recomendam que Trump se concentre em seu programa de governo e deixe de lado os ataques pessoais à adversária. O republicano queixou-se hoje de que os democratas estão obcecados por ele e instrumentalizam a Justiça, que o condenou em maio em um processo criminal e abriu outras causas contra o magnata.

Fonte: AFP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Aeroporto do Japão cancela voos após tesoura sumir de loja

Publicado

em

O Novo Aeroporto de Chitose chegou a fechar por medo de algum ataque dentro de um avião.

Mais de 200 voos atrasaram e 36 deles foram cancelados no Novo Aeroporto de Chitose, no Japão, após uma tesoura sumir de uma loja localizada ao lado de um portão de embarque. Horas depois, o aeroporto chegou a fechar por medo de algum ataque dentro de um avião. O caso aconteceu no último sábado (17).

Segundo a BBC, enormes filas foram criadas depois que a equipe de segurança precisou rever protocolos e refazer os controles de segurança.

Só depois de algumas horas que os voos foram retomados, embora a tesoura só tenha sido encontrada no dia seguinte. Ela estava na mesma loja e foi achada por um funcionário.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo solicitou que o aeroporto de Hokkaido investigue a causa para evitar que algo do tipo ocorra novamente.

“Estamos cientes de que este também é um incidente que pode estar ligado a sequestro ou terrorismo, e trabalharemos novamente para garantir uma conscientização completa do gerenciamento”, disse o aeroporto.

Foto Pixabay

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Casal Obama reforça apoio a Kamala na convenção Democrata

Publicado

em

O ex-presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle, forma os protagonistas em Chicago do segundo dia da Convenção Nacional Democrata, que vai formalizar a candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos.

O influente casal da política americana era esperado no United Center, onde dezenas de milhares de democratas se reúnem nesta semana para aplaudir a largada e sonhar com uma vitória nas eleições de 5 de novembro.

“É bom estar em casa, em Chicago”, publicou no X Obama, que chegou à convenção Democrata duas décadas depois de seu primeiro discurso na Convenção, quando era senador por Illinois e cativou os presentes com palavras de esperança sobre um futuro de unidade.

“Esperando ansiosamente para participar da @DemConvention, com tanta gente inspiradora para compartilhar o que está em jogo nesta eleição e porque @KamalaHarris e @Tim_Walz devem ser nossos presidente e vice-presidente”, acrescentou momentos antes da convenção.

REPRESENTATIVIDADE DE OBAMA

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos chegou para defender a candidatura daquela que pode se tornar a primeira mulher a tomar as rédeas do país. Para muitos, a efervescência de Kamala lembra a emocionante corrida de Obama à Casa Branca em 2008.

Para Franklin Delano Williams, delegado da Geórgia, não há dúvida de que a presença de Obama mobiliza as bases a favor da vice-presidente. “Tem visto seus comícios? As multidões? Vamos vencer.”

As emoções também aumentam em Chicago com as especulações de uma participação de Beyoncé, que cedeu a Kamala sua potente música “Freedom” para a campanha.

Cantada à capela pela diva do Texas, a canção acompanha a propaganda mais recente de Kamala.

Republicanos na Convenção

Os pesos pesados do Partido Democrata chegam às margens do Lago Michigan para apoiar a candidata, que entrou no último minuto na árdua campanha contra o republicano Donald Trump.

Nesta terça-feira, era aguardado o marido de Kamala, Doug Emhoff. “Ele mostra aos Estados Unidos a Kamala que só ele conhece. Como o país pôde ver nas últimas semanas, ela é alegre, empática e firme. É isso que nos diferencia do outro lado”, disse Michael Tyler, diretor de comunicação da campanha.

A convenção, que antecipa uma disputa acirrada pela Presidência americana, também contou com a presença de republicanos que não apoiam um retorno de Trump ao poder.

“O verdadeiro conservadorismo foi substituído por um culto. Deixarei isso claro”, publicou o ex-deputado Adam Kinzinger no X, anunciando a sua participação no evento. Também foram notórias as presenças das ex-colaboradoras de Trump Olivia Torre e Stephanie Grisham.

ATAQUES DE TRUMP

Em meio a uma agenda cheia em estados-chave, Trump prossegue com seus ataques. Durante evento em Howell, Michigan, ele criticou o que chamou de “onda criminosa de Kamala”, afirmando, sem apresentar provas, que os crimes violentos aumentaram 43%.

KAMALA NA CONVENÇÃO

A vice-presidente fez sua estreia na convenção na noite de segunda-feira, pouco antes do emocionante e enérgico discurso de despedida de Biden.

“Estados Unidos, te dei o meu melhor”, disse o presidente, citando a canção “American Anthem” de Gene Scheer, que foi gravada por Norah Jones e à qual também fez alusão em seu discurso de posse de 2021. “Cometi muitos erros em minha carreira, mas dei o meu melhor”, insistiu.

O presidente foi aplaudido de pé por vários minutos. Momentos antes, Kamala subiu ao palco para dar o pontapé inicial à convenção homenageando Biden, a quem qualificou como um presidente “incrível”.

Kamala e seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz, participarão na noite desta terça-feira de um evento de campanha na vizinha Milwaukee, onde o Partido Republicano oficializou a candidatura de Trump em sua convenção no mês passado.

Kamala deve encerrar a convenção na próxima quinta-feira, com o discurso mais importante do evento, no qual aceitará a indicação presidencial.

Segundo a imprensa local, os hotéis de Chicago onde estão hospedados participantes da convenção democrata receberam ameaças de bomba. As autoridades municipais não comentaram o assunto.

Fonte: AFP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!