Conecte-se Conosco

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 16 de setembro de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicano aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Hospital Barão de Lucena, no Recife, inicia ambulatório de reversão de ostomias

Publicado

em

O Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, iniciou nesta segunda-feira (16) os atendimentos ambulatoriais visando à reavaliação dos pacientes ostomizados. As consultas, realizadas por cirurgião oncológico, buscam identificar os pacientes aptos para reconstrução de trânsito, cirurgia que permite a remoção da ostomia e a devolução para o paciente de um trânsito intestinal habitual. 
Um paciente ostomizado é aquele que passou por uma cirurgia para criar uma abertura no corpo, chamada estoma, que permite a saída de urina ou fezes, ou auxilia na alimentação ou respiração
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, neste mês de setembro, 12 pacientes serão avaliados para definição de conduta. Neste primeiro dia de atendimento quatro deles já passaram pela consulta com o especialista. O serviço espera ampliar os atendimentos no mês de outubro, ofertando mais vagas.
Avaliação ambulatorial será baseada na doença que levou à confecção da ostomia, na possibilidade de reversão ou não dessa ostomia, e possibilitará a realização dos exames necessários para cirurgia de reversão (exames pré-operatórios de imagem, avaliação cardíaca e laboratorial), caso seja essa a definição da conduta médica. 
Caso haja a indicação para o procedimento de reconstrução, o paciente será inserido no mapa de cirurgia oncológica, conforme preenchimento de critério para reconstrução.
“Deve ser lembrado ainda que, mesmo que a pessoa com estomia apresente boa adaptação, a reversão da cirurgia é desejada e esperada. As pessoas com estomia temporária, ou seja, que têm a possibilidade de reverter a estomização, devem ser avaliadas e incentivadas a buscar pelo procedimento, uma vez que a celeridade em realizar a reversão oportunamente oferece benefícios para a qualidade de vida da pessoa, nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, destaca a representante do HBL junto ao Programa de Ostomizados, Marcela Santos.
Os pacientes que passarão por essas consultas de reavaliação estão sendo contactados pelo Barão de Lucena através do cadastro hospitalar. Os pacientes acompanhados junto ao Programa de Ostomizados também passarão por recadastramento em novo sistema integrado estadual, com atualização dos dados que também servirá para o direcionamento para esse segundo momento – reavaliação de ostomia.
Bolsas de ostomia
O Hospital Barão de Lucena recebeu as primeiras 2.630 bolsas de ostomia na última quarta-feira (11). Nos próximos dias o serviço irá receber mais insumos para suprir a necessidade de quatro grupos de ostomizados que necessitam de material mais específico.
Outra medida anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde é a elaboração de um aplicativo para o atendimento das demandas desses pacientes de forma célere e com maior proximidade. Essa ferramenta facilitará o cadastro e distribuição adequada de bolsas para cada paciente, com previsão de utilização para este mês de setembro.
Foto: Maíra Arrais
Por Adelmo Lucena

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Jovem Advocacia comemora conquistas

Publicado

em

A Jovem Advocacia de Pernambuco atendeu ao chamado para o happy hour Fazendo História e lotou o Downtown Beer Garden, no Espinheiro, nesta última quarta-feira (11), das 18h às 21h. A ideia era trocar informações sobre atividades profissionais, mercado de trabalho, fazer networking, aproximar cada vez mais advogadas e advogados da OAB-PE e se divertir. Um encontro descontraído e focado no fortalecimento desses profissionais que já representam mais de 50% dos inscritos na Ordem de Pernambuco.

Sob o comando do presidente Fernando Ribeiro Lins e da sua vice-presidente, Ingrid Zanella, as lideranças conversaram sobre as perspectivas para o futuro. Zanella fez questão de lembrar que conhece as dificuldades encontradas pela jovem advocacia, “por ter vivido parte delas”, com vista aos desafios do dia a dia e que muito afeta a quem está começando a advogar, como a necessidade de compartilhamento de espaço de trabalho, desconhecimento sobre como montar e gerenciar um escritório, a busca pelo primeiro cliente e tantos outras preocupações que a OAB tenta amenizar com a implementação de iniciativas que se constituem em uma real política da Ordem, voltada para a Jovem Advocacia.

O presidente Fernando Lins destacou iniciativa que marcou a gestão do presidente Bruno Baptista, decisão de grande importância para os presentes que foi a quebra de cláusula de barreira, com vista a limitações existentes, o que possibilitou a redução do tempo para que integrantes da Jovem Advocacia pudessem também atuar em cargos operacionais nos Conselhos Estaduais e diretorias da OAB, em Pernambuco.

Ingrid Zanella falou sobre a criação dos ambientes colaborativos, de grande serventia para os os profissionais, uma tendência atual e um cuidado com a valorização da profissão, compromisso da atual gestão. A vice-presidente destacou que a OAB–PE já inaugurou mais de 20 bem estruturados Coworking no Estado – Paulista, Palmares, Águas Belas, Petrolina, Garanhuns e em outras variadas localidades do Recife, Região Metropolitana e interior de Pernambuco, incluindo o de Boa Viagem um dos maiores do país e que gera atualmente mais de 100 postos de trabalho. “Portanto, mais que uma promessa, são os Coworking uma conquista da advocacia pernambucana”.

Leonardo Borba, vice-presidente da Comissão Estadual da Advocacia Jovem (CEAJ), um dos que integrou o grupo de convocação dos jovens profissionais para este encontro, destacou o apoio e a preocupação constante da Ordem para com o segmento e o leque de realizações em prol do fortalecimento da categoria. “Não tem como negar. Existe de fato uma grande parceria, um apoio constante da Ordem direcionando permanentes ações, atenta às necessidades, as prioridades de quem chega ao mercado, com vista a aproximar advogadas e advogados para oportunidades que surgem, seja através do seu Banco de Talentos e indo além, com a geração de novos cursos preparatórios, passando por benefícios como  anuidade reduzida,  a criação dos Coworking que muito socorre os profissionais ainda sem escritórios,  com suas excelentes estruturas operacionais”.

O Banco de Talentos, ação pioneira em todo o país, na atual gestão, mereceu destaque e agradecimentos sobre ações prioritárias em direção àqueles que estão iniciando na advocacia em Pernambuco. Foram lembrados exemplos ocorridos e ouvidos testemunhais sobre a eficiência da iniciativa. A plataforma desenvolvida pela OAB-PE  constrói pontes entre os advogados e advogadas autônomas e escritórios.

Com o Banco de Talentos, segundo o seu presidente, a OAB-PE reafirma compromisso com toda advocacia, olhando com seriedade para a empregabilidade dos advogados e das advogadas. “Prestar contas do passado é preciso. Assim podemos mostrar como podemos fazer mais”, disse Zanella aos presentes, enumerando outras iniciativas da OAB-PE que integram ampla agenda de realizações da atual gestão em prol da Jovem Advocacia.

 

 

 

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

PIB de Pernambuco volta a crescer com força e acima da média nacional

Publicado

em

A economia de Pernambuco dá sinal de recuperação, com uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima do que vinha registrando nos últimos anos. No segundo trimestre de 2024, em relação a igual período do ano passado, a alta real foi de 4,1%, enquanto o desempenho do Brasil foi de 3,3%.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12) pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional e pela Agência Condepe/Fidem. Com um crescimento de 22,3%, a agropecuária contribuiu para puxar o avanço do PIB, junto com a indústria (4,4%) e os serviços (2,8%).

“O resultado do PIB foi influenciado pelo bom desempenho da agropecuária, fortemente impulsionada pela pecuária, principalmente, aves e ovos. Mas também houve crescimento em todos os demais segmentos, como bovinos, suínos e leite”, destaca o diretor de Estudos, Pesquisas e Estatística da Condepe/Fidem, Daniel Oliveira Paiva da Silva. Esse movimento, está relacionado ao crescimento do consumo das famílias no País como um todo e seguido por Pernambuco.

Na indústria, o crescimento da energia solar e da eólica puxaram o setor. Além da eletricidade, também tiveram alta os segmentos de gás, água, esgoto e gestão de resíduos. Já no setor de serviços, que concentra mais de 70% do PIB pernambucano, os destaques foram para comércio, atividades imobiliárias e transporte.

Meta é crescer mais do que o Brasil

Com a crise econômica e a pandemia da covid-19, o PIB de Pernambuco ficou estagnado nos últimos anos, ultrapassando poucas vezes a casa de 2% de crescimento. “Pernambuco precisa crescer mais do que o Brasil por muitos anos para voltar a se diferenciar e liderar o Nordeste como uma economia importante. Para isso é necessário juntar esforços do governo e da iniciativa privada”, defende o secretário de Planejamento, Fabrício Marques.

Economista de formação, ele afirma que prefere não fazer projeções sobre a taxa consolidada do PIB para 2024, mas aponta algumas tendências que mostram uma recuperação da economia. Um deles é o investimento do governo estadual, com a retomada de obras de infraestrutura, sobretudo de abastecimento d’ água e estradas, além de programas para reduzir o déficit habitacional e aumentar o número de creches.

“Quando o Estado investe, a economia cresce. Em 2023 foram investidos R$ 1,3 bilhão, para 2024 a expectativa é alcançar R$ 3 bilhões e para o próximo ano a projeção está entre R$ 5 bilhões ou R$ 6 bilhões. Com um PIB de R$ 250 bilhões, o investimento de R$ 5 bilhões representa 2%”, observa Marques.

Emprego como termômetro do PIB

Outro indicativo de que a economia está crescendo, apontado pelo secretário, é a recuperação dos empregos no Estado. Ele aponta que os dados da Caged mostram a criação de 70 mil empregos com carteira assinada entre janeiro e julho deste ano. O número de pessoas com e sem carteira é de 300 mil. A cada trabalhador com carteira assinada em Pernambuco, existem três sem carteira.

“A queda no desemprego está acontecendo, mas o Estado ainda aparece como o segundo o terceiro com maior taxa do Brasil e acima de 10%. Precisamos tirar Pernambuco desse ranking”, enfatiza o secretário.

Resultado do semestre também é bom

No acumulado do primeiro semestre, o PIB de Pernambuco cresceu 3,4%; em relação ao mesmo período do ano passado e registrou desempenho acima do Brasil (2,9%). Setorialmente, mais uma vez, o destaque foi para a agropecuária (19,2%), seguida pela indústria (2,7%) e serviços (2,6%).

Fabrício Marques diz que apesar de a agropecuária representar apenas 5% do PIB de Pernambuco, um crescimento vigoroso, próximo aos 20% como ocorreu, significa um amento de 1 ponto percentual na economia.

O secretário finaliza lembrando a importância do crescimento da economia brasileira para impulsionar o PIB pernambucano. Como um importante polo logístico, o Estado se beneficia da movimentação de cargas provocada pelo maior dinamismo e pelo aumento do consumo das famílias. Mas é como ele diz: Pernambuco precisa consolidar um crescimento acima do nacional por vários anos para se diferenciar.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!