Conecte-se Conosco

Destaque

Escolas têm funcionamento parcial após professores decretarem greve em PE

Publicado

em

 

Em Olinda, das 89 escolas municipais, 42 aderiram à paralisação. Greve unificada é contra a reforma da Previdência e pela defesa da lei do piso nacional do magistério, que seria de R$ 2.298,80, em 2017.

Um dia após professores da rede estadual de Pernambuco e de quatro municípios decretarem greve por tempo indeterminado, a reportagem da TV Globo circulou por escolas no Recife. Das três unidades de ensino visitadas, duas funcionaram parcialmente nesta quinta-feira (16). Em Olinda, das 89 escolas municipais, 42 aderiram à paralisação, segundo a Secretaria de Educação do município. Na rede estadual, 137 escolas foram afetadas, o que representa 13% do total.

A greve unificada é contra a reforma da Previdência e pela defesa da lei do piso nacional do magistério, que seria de R$ 2.298,80, em 2017. Os alunos da Escola Estadual Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, localizada no bairro de Beberibe, na Zona Oeste do Recife, até foram para a unidade, mas não sabiam se teriam todas as aulas.

“Não tivemos aula ontem [quarta (15)] e hoje [quinta (16)] podemos largar mais cedo. Estamos esperando os outros professores. Se eles não chegarem, vamos ter que ir para casa”, contou Gabriela Costa, de 12 anos e aluna do 7º ano.

Mesmo sem lembrar muito bem da greve anterior a essa, o estudante José Vinicius Barbosa, de 11 anos, lamenta quando acontece. “É difícil por não temos aula. Atrasa a tarefa e, às vezes, nossas férias também”, disse.

Quem também não gosta nem um pouco da situação é a dona de casa Cristiane da Silva. Com dois filhos estudantes na rede pública, um na estadual e outro na municipal, ela fica preocupada ao saber que os professores não têm data definida para retornarem ao trabalho. “Um dia sem aula faz uma diferença enorme para a vida de um aluno”, pontua.

Na Escola Estadual Sizenando Silveira, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, a realidade não era muito diferente da Carneiro Leão. Isso porque a maior parte dos professores que dão aula no local aderiram à paralisação.

Por ser uma escola de ensino integral, os alunos do Ensino Médio deveriam ter dez aulas nesta quinta. Porém, apenas um professor deu aula. “Eu fico preocupado porque estamos nos preparando para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Hoje teríamos física, matemática e português, matérias de peso para o Enem”, disse Thiago Oliveira, estudante do 3º ano.

Já os alunos da Escola Estadual Ginásio Pernambucano, localizada na Avenida Cruz Cabugá, também na área central do Recife, foram avisados de que teriam aula. “Eu apoio a greve porque o professor se mata para nos educar. Sem o professor, nós seríamos o quê na vida?”, defende Adilson Gomes, aluno do 1º ano.

Balanço

A previsão é que ocorra uma nova assembleia para decidir se a greve continua ou não no começo da próxima semana. As secretarias de Educação do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes ainda não divulgaram o balanço de escolas sem aula.

Em nota, Secretaria de Educação do Estado informou que 13% das escolas registraram adesão total ao movimento de paralisação dos profissionais de educação. “Nesse contexto, a Secretaria informa que as escolas estarão abertas nesta sexta-feira (17), aguardando a presença de estudantes e professores. Assim, a pasta solicita aos pais que encaminhem seus filhos às escolas estaduais, a fim de não prejudicar o andamento do ano letivo”.

Contudo, a Secretaria de Educação de Olinda informou que, das 89 escolas municipais, 42 aderiram à paralisação e 39 aderiram parcialmente. Apenas oito seguem com aulas normais. O presidente do Sindicato de Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol), Wildson Cruz, confirmou os números.

Em nota, a Secretaria de Educação do Recife apontou que respeita a decisão do sindicato de participar da paralisação de quarta, mas que “lamenta a decisão do Simpere de deflagrar greve por tempo indeterminado, prejudicando a rede municipal de ensino, que atende um total de 90 mil estudantes. A decisão pelo movimento grevista foi definida antes mesmo da primeira reunião setorial com os professores para discutir os pleitos da categoria. A Prefeitura do Recife entende que o sindicato desrespeitou o processo de negociação”.

Por telefone, o Sindicato dos Professores do Recife (Simpere) não repassou números. Ele se ateve a anunciar que a “grande maioria das escolas está sem aula”.

A Secretaria de Educação de Moreno alega que o município não aderiu a greve. A informação foi confirmada pela vice-presidente do Sindicato dos Professores em Educação do Moreno (Sinpremo), Josineide Oliveira. “Nós apenas paralisação na quarta-feira [15] em protesto contra a reforma da Previdência”, explicou.

Tanto o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) quanto o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jabotão dos Guararapes (Sinproja) anunciaram que só divulgaram o balanço na tarde desta quinta. O G1 não conseguiu entrar em contato com Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho (SINPC).

 (Do G1 PE)
Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mailblogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606.

Destaque

Mãe denuncia que criança de 3 anos foi vítima de abuso sexual em creche no Recife

Segundo ela, o crime foi cometido por um professor. Polícia Civil investiga o caso.

Publicado

em

A mãe de uma menina de 3 anos denunciou, nesta sexta-feira (24), que sua filha foi vítima de violência sexual em uma creche localizada no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Segundo a mulher, o crime foi cometido por um professor da instituição.
Em entrevista ao Diario, a mãe, de 25 anos, que preferiu não se identificar, relatou que tomou conhecimento do abuso quando a filha reclamou de dor nas partes íntimas. A criança estava matriculada na creche há cerca de um mês.
“Ela ficou duas semanas doente e retornou nessa segunda. Na terça, foi que aconteceu isso. Ao chegar na casa da avó, ela me disse que não conseguia fazer xixi. Me falou que fazia força, mas não conseguia urinar. Foi aí que ela pediu para tomar banho”, contou.
“Pedi para que dissesse a verdade. Ela me disse que ‘foi o tio que mexeu no piupiu muitas vezes’ e que doía muito”, disse a mãe.
A mulher, então, procurou a diretoria da creche para saber quem era responsável por dar banho na menina, e foi comunicada que apenas as professoras tinham esta função.
 
“Eu ressaltei à diretora que na minha casa quem dá banho na minha filha sou eu, e que nenhum homem, nem mesmo meu ex-marido, dá banho nela. Não porque desconfiava, mas é que minha filha não se sentia confortável com um homem dando banho nela”, afirmou.
Polícia investiga o caso 
A mãe denunciou o caso à Polícia Civil. Um boletim de ocorrência foi registrado e a criança passou por exame sexológico no Instituto de Medicina Legal (IML), também em Santo Amaro. O laudo pericial deve ser concluído em até 30 dias.
A Polícia Civil de Pernambuco informou, por meio de nota, que “está investigando um caso de estupro de vulnerável contra uma criança de 3 anos” e que “foi instaurado inquérito policial para apurar todos os fatos. As diligências foram iniciadas imediatamente após o registro da ocorrência”.
“Eu pretendo, com certeza, tirar ela da creche. Não confio de jeito nenhum. Ela está tendo febre, diarreia e crises de ansiedade. Não sai de perto de mim de jeito nenhum. Ela está amedrontada. Ontem ela teve uma crise que nunca vi antes. Ficou se mordendo, puxando o cabelo e chorava muito. Não tenho condição nenhuma de procurar um psicólogo e ela precisa de um apoio médico. Espero que a prefeitura entre em contato conosco para nos oferecer esse apoio”, finalizou a mãe.
Secretaria de Educação do Recife e creche se pronunciam
O Diario entrou em contato com a Secretaria de Educação do Recife, que destacou que “repudia todo e qualquer tipo de assédio ou violência dentro das unidades de ensino que compõem a rede municipal”.
A pasta ainda disse que “está acompanhando de perto as investigações envolvendo uma criança de 3 anos vítima de abuso”.
A Secretaria de Educação também esclareceu que a creche é uma unidade em parceria e que o profissional citado no envolvimento do caso da criança não compõe o quadro de docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife.
“A pasta informa também que está ciente do caso relatado pela família da criança, já conversou com a equipe de gestão da creche e que o profissional foi desligado da unidade de forma imediata”, finaliza a nota.
O Instituto Ternura postou uma nota de repúdio nas redes sociais e expressou “sua firme posição contra qualquer forma de violação cometida contra as crianças atendidas em nossas unidades”.
“Reiteramos nosso compromisso em promover um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças, repudiando veementemente quaisquer atos que violem sua dignidade e integridade. Estamos comprometidos em trabalhar incansavelmente para colaborar com as autoridades competentes na investigação e apuração do caso”, informa a nota.
O instituto ainda destacou que está “tomando as medidas cabíveis, uma delas é informar que o ‘professor’ citado, já não faz parte do nosso quadro, bem como a disposição para esclarecimento e apoio, não recebemos notificação oficial dos órgãos competentes sobre tal ocorrência. Ressaltamos que não temos conhecimento de relatos de suspeitas por parte dos familiares da criança, mas sim por terceiros”.
Especialista ananlisa o caso 
A advogada Maria Paula explica que há uma responsabilidade administrativa por parte da prefeitura, uma vez que ela responde por qualquer ato de seus agentes, incluindo servidores terceirizados. Segundo a profissional, há uma responsabilidade objetiva.
“Mesmo ela [a prefeitura] não dando causa a isso, ela não tendo culpa ou dolo, ela responderia objetivamente por aquela situação. E existe também uma responsabilidade que seria de responder por qualquer dano causado a outra pessoa. Verifico, de acordo com as particularidades que aconteceu, que vai ter um dano psicológico, pode ter também um dano físico e um dano emocional”, explicou a advogada.
“Mesmo tendo posicionamentos diversos, entendo que existe uma responsabilidade da Prefeitura. Ela faz repasse de verbas, encaminha a criança. Sendo ONG, ela precisa fiscalizar, saber para quem está repassando. Claro que as instituições não têm como controlar determinados comportamentos humanos, mas ainda assim ela responde pelos atos de seus agentes. Por isso, em caso de condenaçoes para a instituição, ela pode se valer do seu direito de regresso, que seria, por exemplo, a Prefeitura cobrar o que pagou para a ONG ou a ONG cobrar do funcionário”, completa a profissional.
Foto divulgação
Por: Adelmo Lucena
Por: Mareu Araújo
Por: Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Moradores da comunidade Jacaré II em Parnamirim estão indignados por conta de construção irregular

Publicado

em

Moradores da Comunidade Jacaré II, localizada no município de Parnamirim, Sertão Central do Estado de Pernambuco, manifestam indignação por conta de uma construção que eles classificam como irregular.

Segundo relatos enviados à redação do Blog do Didi Galvão, o proprietário de um imóvel resolveu construir um muro. O problema é que esse muro torna uma rua da comunidade em um ‘beco sem saída’, o que causa sérios transtornos na vida de muitos moradores.

Por essa razão, os moradores da Comunidade Jacaré II, pedem que as autoridades competentes adotem medidas urgentes. Isso para que, ninguém seja prejudicado com essa construção absurda.

Fonte: Didi Galvão

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Concurso Nacional Unificado já tem nova data; confira as mudanças

Publicado

em

Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público (MGI) divulgou, nesta quinta-feira (23) a nova data de realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). As provas seriam aplicadas no dia 5 de maio, mas em virtude do desastre ambiental no Rio Grande do Sul, o governo decidiu adiar o chamado “Enem dos Concursos”.

Agora, o CNPU será realizado no dia 18 de agosto. A prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. Segundo o MGI, o cronograma completo será divulgado em breve.

A pasta também afirmou que todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação.

Coordenada pelo MGI, a rede é formada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.

LOCAIS DE PROVA

O Ministério da Gestão explicou que vai iniciar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais definidos anteriormente. No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado.

Os candidatos terão de acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado. O cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto.

O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!