Conecte-se Conosco

Destaque

Ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes se coloca como alternativa do PSDB ao Governo

Publicado

em

 

Nota oficial

Por democracia, esclarecimentos da verdade e por um projeto novo para Pernambuco

Setores importantes do PSDB em nosso Estado demonstraram suas preocupações com a inércia partidária e com a falta de debate interno, ontem, ao lançarem um manifesto em defesa da democracia no partido e por uma ampla discussão sobre nossos rumos para 2018. O momento pelo qual passamos no país exige de todos os ativistas políticos, lideranças e agremiações partidárias a formulação de ideias e projetos para a superação da grave crise que é decorrente de velhas políticas e práticas danosas à nação. Esse é o momento demasiadamente complexo da história da nossa República.

O exercício democrático, a formulação de ideias e a rotatividade de nossas lideranças se traduz na salutar oportunidade dada ao vice-presidente nacional do PSDB (Tasso Jereissati), que em poucos meses oxigenou a vida partidária no BRASIL. A convocação da nossa direção nacional para que renovemos o partido não teve eco em Pernambuco, onde se desonra e se descumpre solenemente um acordo feito com o atual presidente Antônio Moraes, membros da atual executiva, avalizado pelo ministro Bruno Araújo e aclamado na última convenção estadual. É o pior exemplo que podemos dar! É isto, está clara a política que não se deve praticar.

Precisamos reanimar o nosso PSDB, reunir a nossa militância, ouvir a voz das ruas, construir propostas e conteúdos para que possamos ser também ouvidos e respeitados!  É necessário ter desprendimento, espírito público, respeito às diferenças e dar um rumo ao nosso partido, além de apresentarmos a Pernambuco a nossa proposta de governança, baseada em pontos inovadores, e fazermos a ruptura com as fórmulas tradicionais de enfrentar velhos problemas com antigas soluções.

O tucanato pernambucano não pode perder a rica oportunidade de ir ao encontro de nossa sociedade, desde as camadas mais simples, passando pela nossa intelectualidade, pela academia, movimentos sociais, com os micro, pequenos, médios e grandes empresários e a juventude. Enfim, homens e mulheres de todas as regiões e seguimentos do nosso Estado, pactuando um projeto inovador, baseado em pontos cruciais, que tenho modestamente formulado com valiosas colaborações e que pretendo apresentar ao partido e à sociedade em breve, permitindo, assim, um debate com conteúdo programático e estratégico.

Dispomos de história, envergadura e quadros políticos capazes – e com uma ideia na mente, um sonho no coração, a ousadia e a coragem no peito – para sairmos da tímida e acovardada posição de eternos coadjuvantes e ou mesmo excluídos do protagonismo político. Devemos colocar a serviço desta causa um dos nossos muitos nomes disponíveis, não como um prêmio, mas como uma honrosa missão de apresentar a Pernambuco um novo rumo, contrapondo-se a uma polarização desinteressante à democracia, à pluralidade de ideias e à construção de algo inovador na nossa política estadual.

Nesse quadro, me coloco como alternativa para a disputa ao Governo do Estado, para liderar um amplo debate em torno de princípios, ideias e estratégias que permitam oferecer ao PSDB e a Pernambuco um caminho ainda não percorrido através de um novo projeto de governança. Entretanto, o PSDB dispõe de nomes de grande envergadura a exemplo do deputado federal Daniel Coelho, dos ex-governadores João Lyra e Joaquim Francisco, do ministro Bruno Araújo, todos capazes de nos representar nessa missão.

Reitero que não estou aqui apenas cogitando nomes, mas conclamando o nosso partido a assumir uma reponsabilidade histórica, fazendo-o um partido ainda maior, ampliando a nossa representação junto à sociedade, à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.

Por um Pernambuco melhor!

Elias Gomes

Vice-presidente Estadual do PSDB

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

João Campos lidera com 75%, aponta pesquisa da Datafolha

Publicado

em

Em levantamento divulgado nesta sexta (05) sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, o Instituto Datafolha apontou que o prefeito João Campos (PSB) lidera com 75% das intenções de votos. Na segunda colocação aparece Daniel Coelho (PSD) com 7%. Gilson Machado Neto (PL) tem 6%, enquanto que Dani Portela (PSOL) 3%. Simone Fontana (PSTU) com 1% e Técio Teles (NOVO) com 1% figuram na última colocação. Brancos e nulos somam 5%, enquanto que 2% dos eleitores afirmaram  não saber em que votar ou não quiseram responder.

O DataFolha ouviu 616 eleitores do Recife entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.

Levando em consideração um cenário com Túlio Gadelha (Rede) substituindo Dani Portela (PSOL), a pesquisa aponta João Campos com 74%, seguido de Daniel Coelho com 8%, Gilson pontua com 5%, Túlio Gadelha alcança 3%, já Simone Fontana e Tecio Teles figuram com 1% cada. Brancos e Nulos somam  6%, enquanto que 1% não sabem ou não responderam.

REJEIÇÃO

No levantamento o DataFolha também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. Neste quesito 38% afirmaram que não votariam em Gilson Machado Neto (PL). Já 36% consideraram o mesmo em relação a Técio Teles (Novo). 34% Túlio Gadelha (Rede), seguido por Simone Fontana (PSTU) com 31%.  Dani Portela (PSOL) apresenta 28% de rejeição, enquanto que Daniel Coelho (PSD) tem 27%. Por fim, João Campos (PSB) apresenta 8% de rejeição.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife, Agreste e Zona da Mata

O aviso é válido até este sábado (6).

Publicado

em

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuva para o Grande Recife e Zona da Mata, nesta sexta-feira (5). 
Para as duas regiões, o aviso, válido até este sábado (6), é de “estado de atenção”, o segundo dos três níveis de alerta meteorológico da agência.
Para o Agreste, foi emitido um alerta de “estado de observação”, o primeiro dos três níveis de aviso.
Um distúrbio ondulatório de leste deve provocar pancadas de chuva. Na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, a previsão indica precipitação de intensidade moderada a forte nesta sexta, se estendendo ao longo deste sábado (06).
Segundo Romilson Ferreira, meteorologista da Apac, as chuvas podem se estender até o Sertão pernambucano, mas se concentram com maior intensidade no litoral, principalmente na madrugada e na manhã deste sábado.
Foto: Antônio Gois/DP
Por: Mareu Araújo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cometa descoberto em 1815 poderá ser visto neste final de semana

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

Publicado

em

Os entusiastas da astronomia poderão ter uma chance rara na noite deste sábado (6) de observar mais de perto o cometa 13P/Olbers. O corpo celeste alcançará seu brilho máximo neste final de semana. O cometa fica visível apenas a cada 69 anos -parecido com o famoso Halley.

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

A visibilidade de um cometa depende de sua rota, segundo Rodrigo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional. “Se ele chega pelo norte, será mais visível do Hemisfério Norte, por exemplo”, explica o especialista. Nesta semana, o 13P/Olbers estará a uma distância de cerca de 280 milhões de km da Terra.

Em comparação, o cometa Halley passou a 63 milhões de km de distância da Terra em sua última aparição, em 1986. “É um processo de semanas até um cometa se aproximar da Terra, às vezes até meses, então demora muito para ficar visível”, comenta Ogando.

A visibilidade de cometas também pode ser menor do de outros corpos celestes, de acordo com o astrofísico, porque a luz destes objetos é difusa -ao contrário das estrelas, que têm luz concentrada e, por isso, são mais visíveis.

A órbita do cometa é outro fator a ser considerado para determinar sua visibilidade. “Os cometas têm órbitas elípticas alongadas e alguns têm uma órbita mais fechada, então passam perto da Terra de tempos em tempos, enquanto outros têm ela mais aberta, aí passam e vão embora”, diz o astrofísico.

Para achar um cometa, é preciso olhar para o céu constantemente. “Os corpos do Sistema Solar estão sempre em movimento, diferentemente das estrelas, que são fixas”, afirma Ogando. “Então, se você observar a mesma região do céu ao longo de dias, semanas, meses, você identifica coisas se mexendo e faz o trabalho de investigação, compara com relatos do passado.”

Mesmo sem equipamentos digitais como os atuais, astrônomos do passado fizeram registros que foram importantes para identificar cometas hoje conhecidos. O primeiro que se tem do Halley, por exemplo, é de 239 a.C. O 13P/Olbers, que se aproxima da Terra neste mês, foi visto pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers (1758-1840).

“O método é sempre mais ou menos o mesmo, o que muda são os instrumentos”, afirma Ogando. Em 2021, o cosmólogo brasileiro Pedro Bernardinelli, descobriu o maior cometa já avistado da Terra, chamado de C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein). Para isso, ele olhou para os céus -e para dados sobre corpos celestes- do passado por meio dos registros feitos pelo telescópio Hubble entre 2014 e 2019 e o ponto de luz distante chamou sua atenção.

Para observar corpos celestes, no entanto, nem sempre é preciso um telescópio moderno ou um banco de dados complexo. Algumas iniciativas, como a de Caça Asteroides, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), permitem a observação do céu pela tela do computador. “A astronomia tem esse encantamento e tem formas acessíveis de descobrir coisas, não precisa ter acesso ao Hubble”, diz Ogando.

Foto Dan Bartlett

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!