Conecte-se Conosco

Destaque

BELMONTE: Cidade comemora 161 anos de devoção e Fé ao padroeiro São José

Publicado

em

 

Festa do Padroeiro: Paroquianos de São José do Belmonte/PE celebram São José. Conheça a origem da festa religiosa mais antiga do município.

A doação do Patrimônio de São José do Belmonte, nos idos de 1856, a qual deu origem ao Distrito Policial, ao Distrito de Paz e depois ao município – sede da Comarca de São José do Belmonte – está envolta em bonita tradição, em poética história.

português José Pires Ribeiro, natural da Vila de Belmonte em Portugal nos finais do século XVIII casou com Ana Maria Diniz filha do português Manoel Gomes dos Santos e Maria Águida Diniz proprietários da fazenda Inveja, localizada na Comarca de Pajeú de Flores, Província de Pernambuco. Maria Águida Diniz era filha dos proprietários da Fazenda Panela D’Água em Floresta do Navio.

Depois do casamento, o casal José Pires Ribeiro e Ana Maria Diniz (também conhecida como Ana Gomes) passou a residir na Várzea da Fazenda Inveja. De Portugal o Sr. José Pires Ribeiro, devoto fervoroso de São José,  trouxe consigo uma pequena imagem de São José de Botas ainda hoje existente e sob a guarda de Ana Maria Alencar de Carvalho que a herdou da sua avó Donana (Ana Pires Brandão) da fazenda Oiticica.

Com a morte do português Sr. José Pires Ribeiro no ano de 1829 seus bens e parte do extenso latifúndio da Inveja foram divididos entre seus filhos: a filha Manoela Maria de Jesus que era casada com José Alves de Carvalho e Sá, coube a fazenda Santa Cruz; a filha Ana Joaquina do Amor Divino (Donana) que era casada com Manoel de Carvalho Alves, coube a fazenda Queixada (Mirandiba); a filha Francisca Maria de Jesus, esposa de Jacinto Gomes dos Santos, coube a fazenda Lagoa; a filha Rita Rosa de Jesus, esposa de Roque Pires Brandão, coube a fazenda Oiticica; a filha solteira Maria Gomes dos Santos herdou parte da fazenda Várzea;  o filho José Pires Ribeiro (que tinha o mesmo nome do pai), esposo de Antônia Teodora da Assunção, herdou a pequena imagem de São José e a fazenda Maniçoba. A outra parte dos bens ou seja a metade ficou para a viúva Ana Gomes que herdou parte da Várzea e a Fazenda Nova, onde outrora existia a casa-de-vivenda do antigo latifúndio da Inveja.

José Pires Ribeiro – Fundador de São José do Belmonte

Nos idos de 1855 a 1856 as fazendas e povoados do sertão foram assolados pela Cólera Morbus, doença infecto contagiosa que grassara na Província de Pernambuco. Foi nessa situação perigosa e incerta, nesses transes de amargura e desespero, com medo que a fazenda Maniçoba fosse atingida pelo pavoroso mal que José Pires Ribeiro se lembrou de fazer uma firme promessa a São José, santo de seu nome e de sua particular devoção. Tal promessa consistia em doar um patrimônio nas terras da Fazenda Maniçoba, onde se ergueria uma cruz, se construiria uma capela e se iniciaria uma vila, se o Santo o livrasse da terrível situação em que se encontrava. Logo em seguida à prece e promessa, quando ainda prostrado diante da pequenina imagem de São José, humildemente, suarento e desolado, José Pires invocou o Santo Operário.

São José da Fazenda Oiticica, Primitiva Imagem do Padroeiro de São José do Belmonte PE.

Ora, passado então o surto epidêmico nenhum caso foi registrado na fazenda Maniçoba. José Pires Ribeiro e sua mulher Antônia Teodora da Assunção fizeram a prometida doação datada de 1 de setembro de 1856. Ergueu-se depois uma cruz e construiu-se tosca capelinha em local, onde se encontra hoje a Igreja Matriz de São José. Com a benção poderosa de São José estava portanto doado o patrimônio que tomou o nome de Belmonte e cuja existência se deve evidentemente ao Sr. José Pires Ribeiro, seu fundador.

Para a construção da capela votiva, Pires Ribeiro havia encarregado o franciscano capuchinho Frei Cassimiro de Mitelo para iniciar a sua construção.

O ano de 1857 marca a data da fundação do Povoado do Belmonte com a construção da Capela de São José e a realização da primeira festa do nosso Padroeiro realizada através de um Tríduo presidido pelo Padre Manoel Lopes Rodrigues de Barros.

O fundador de Belmonte faleceu no dia 1 de janeiro de 1862 conforme transcrição do seu óbito a seguir:

“1 de Janeiro de 1862, faleceu da vida presente de hidropisia, tendo recebido os sacramentos, o Sr. José Pires Ribeiro, branco com idade de 50 anos, casado com dona Antônia Teodora d’Assunção, morador de Belo Monte e sepultado na Capela de São José em Belo Monte e encomendado pelo reverendo Gregório de Sá Barreto. Para constar fiz este assento. O vigário: Manoel Lopes Rodrigues de Barros”. (Livro de Óbitos n° 2, fls. 94/V – Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Serra Talhada).

O povoado passou a se chamar de Belmonte numa justa homenagem ao pai do fundador o Sr. José Pires Ribeiro que era natural da Vila de Belmonte em Portugal.

(Por Valdir José Nogueira de Moura)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Vereadora Professora Williane do PT, denuncia falta de aulas nas escolas municipais e descaso na Educação de Ouricuri

Publicado

em

A vereadora do PT, Professora Williane, levantou sérias denúncias sobre a situação precária da Educação no município de Ouricuri. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, a parlamentar mostrou ter recebido diversas mensagens, incluindo via WhatsApp, relatando a falta de aulas em algumas escolas da região. O motivo apontado pelos denunciantes foi a falta de pagamento aos contratados da Educação desde o ano de 2023.

Além disso, a vereadora destacou que algumas gratificações para servidores municipais estavam sendo pagas em valores altos, enquanto os contratados da Educação sofriam com atrasos salariais e a falta de condições para exercer suas funções adequadamente.

Um ponto de destaque na denúncia da vereadora foi o repasse do Fundeb de 2024 ao município, que totalizou R$ 39.502.844,06. A vereadora Professora Williane ressaltou o descaso da gestão municipal com a situação, enfatizando que recursos significativos estão sendo destinados à Educação, mas não estão sendo aplicados de forma adequada para garantir o pleno funcionamento das escolas e o pagamento dos profissionais.

Em sua fala, a vereadora encerrou dizendo que continuará agindo como desde o início de seu mandato, fiscalizando e cobrando medidas efetivas para resolver os problemas enfrentados pela população de Ouricuri, especialmente na área da Educação.

Foto divulgação

Por Blog do Edy

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Loja Maçõnica Legionários da Fraternidade n° 35: 49 anos de Fundação

Publicado

em

Hoje(27), encerram-se os eventos alusivos ao aniversário da Loja Maçônica Legionários da Fraternidade n° 35, incrustada nesta cidade de Salgueiro/PE.

Foi uma semana intensa e maravilhosa, iniciada com a realização do 1° Banquete Ritualístico Maçônico, um marco histórico para todos os Obreiros e que haverá de se repetir, tamanha foi a sua aceitação no seio da Oficina.

Em seguida, na quinta e sexta-feiras, foi feito um périplo pelas 3 emissoras de rádio locais, a saber: Salgueiro FM, Executiva FM e Rádio Vida FM, cujo valioso espaço de comunicação foi oportunamente utilizado por um grupo de abnegados e sapientes irmãos (capitaneados por Damião Dias, Antônio Ferreira e Geovane Cipriano), para contar um pouco da rica história da quase cinquentenária Loja Maçônica Legionários da Fraternidade nº 35, inclusive, reverenciando nominalmente os seus precursores e fundadores, mostrando para a sociedade e para nós mesmos que nenhuma história jamais será bem contada se a sua narrativa não fizer jus àqueles que foram os protagonistas dos fatos históricos.

Estes foram os baluartes, os idealizadores e fundadores desta Loja Maçônica: Cícero Pereira dos Santos, Renato Avelar Bergamini, José Tavares de Sá (“Sazinho”), Abdoral Pereira da Silva, José Teixeira Coelho, Erick Alves Ribeiro e Silva, Manoel Tobias da Cruz (“Professor Manoel Tobias”), Rosário Leopoldo, Isnard Soares Bezerra, Pedro Granja, José da Cunha Barros, Valdomiro Alves da Silva, Severino Pereira Gomes, Milton Moreira Romão, Valdomiro Alves da Silva e o protopatriarca Severino Alves Atayde.

Também na sexta a noite, no Salão de Eventos da Loja, fomos literalmente brindados com 2 palestras abençoadas, brilhantemente conduzidas por um Doutrinador Kardecista (Professor Ubirajara, do Centro Espírita) e por um Pastor Evangélico (Joldemir Oliveira, da Igreja Presbiteriana Renovada), os quais, cada um a seu tempo e modo, expuseram importantes ensinamentos extraídos das Escrituras Sagradas, reforçando em todos nós a crença perene e inabalável no Princípio Criador, no Deus Supremo, no Grande Arquiteto do Universo, que nos protege, nos guia e a todos ilumina diuturnamente. Merece especial registro outro presente que nos foi dado no exato dia da fundação da Loja Maçônica (26/04): A participação do Coral do Centro Espírita, que a todos encantou pela performance, sintonia e a escolha de um repertório belíssimo de canções e louvores.

Hoje, sábado (27/04), com os trajes que nos caracterizam maçonicamente (calça, paletó, gravata e sapatos pretos e camisa branca), findaremos a Semana de Comemorações no nosso Clube das Acácias, localizado no centro de Salgueiro/PE, em ato de congraçamento e regozijo da Família Maçônica, que ali estará reunida em reverência e gratidão pelo transcurso dos 49 anos de história da A.’.R.’.G.’.B.’.L.’.S.’. LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE Nº 35, “Loja-Mãe” e “Loja-Avó” de tantas outras espraiadas pelo interior de Pernambuco. À oportunidade, alguns abnegados membros serão agraciados pelas suas explendorosas vidas Maçônicas e pelos relevantes e extensos serviços prestados à Loja e à Maçonaria regional e estadual, medida necessária e inadiável, porque, sem o justo reconhecimento a história nunca será verdadeiramente contada.

Alegremo-nos, pois, pelo aniversário da nossa Loja Maçônica; uma Casa Simbólica e Filosófica; uma Oficina de Construtores; de Pedreiros devotados à Arte-Real; lugar de estudos e de labores que não almeja outra coisa, senão, transformar a pedra bruta em pedra cúbica; levantar templos à virtudes e, por fim, cavar masmorras aos vícios, tudo fazendo com um único e desinteressado propósito: fazer feliz a humanidade!

Como bem sintetizou o saudoso irmão Luiz Gonzaga: “Aquela casa direita, que é tão justa e perfeita, onde eu me sinto tão bem…”

VIDA LONGA A LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE!!!

Por GILSON ALVES,
Ven.’. M.’. da A.’.R.’.G.’.B.’.L.’.S.’. LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE Nº 35.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Governo do Município divulga Calendário de Pagamento da 3ª Parcela do Precatório do FUNDEF em Cabrobó

Publicado

em

O Governo do Município de Cabrobó divulga o calendário de pagamento da 3ª parcela do precatório do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para todos os beneficiários, ainda vinculados ao município, aposentados e sem vínculo com a prefeitura.

BENEFICIÁRIOS / PRAZO PARA PAGAMENTO
Beneficiários atualmente vinculados a Prefeitura de Cabrobó – 26/04/2024;
Beneficiários Inativos (aposentados) – 01/05 até 08/05/2024;
Beneficiários sem vínculo com a Prefeitura de Cabrobó – 09/05 até 15/05/2024

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Governo Municipal com a transparência e a valorização dos profissionais da educação, garantindo o cumprimento dos direitos estabelecidos por lei.

Agradecemos a atenção de todos os envolvidos e reiteramos nosso compromisso em promover uma gestão responsável e inclusiva em benefício de toda a comunidade cabroboense.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Cabrobó

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!