RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Fiesp manifesta preocupação com renovação de cota zero para importação de veículos elétricos

A Fiesp criticou a decisão do governo de estender por seis meses a cota de importação sem impostos para veículos eletrificados desmontados, alegando riscos...

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) expressou sua preocupação em relação à decisão do Gecex-Camex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) que renovou as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados e semidesmontados. Essa medida foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços na terça-feira (23 de junho de 2026).

As novas cotas, que entrarão em vigor a partir de 1º de julho, terão duração de seis meses e um limite total de US$ 463 milhões. O benefício se aplica a veículos CKD, que são totalmente desmontados, e SKD, que são semidesmontados. Para as importações que ultrapassarem esse limite, a alíquota de 35% será mantida para veículos SKD, enquanto a de 14% se aplicará aos CKD. Importações de carros já montados não serão beneficiadas pela cota.

Em nota, a Fiesp manifestou sua insatisfação com a decisão, ressaltando que a renovação das cotas prejudica diretamente a indústria nacional que realiza investimentos no Brasil. A entidade também apontou que a medida vai na contramão de deliberações anteriores do próprio Gecex, criando um cenário de incertezas.

As cotas para a importação de kits de veículos elétricos já haviam sido encerradas em fevereiro de 2026, conforme o cronograma estabelecido pelo governo após discussões com representantes do setor produtivo. A alteração nas regras, segundo a Fiesp, compromete a segurança jurídica e a previsibilidade regulatória, penalizando toda a cadeia automotiva brasileira que havia planejado investimentos com base na estabilidade das decisões governamentais.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, declarou que a mudança abrupta nas regras representa uma violação da confiança do setor, que investiu para gerar empregos e fomentar a inovação no país. A discussão sobre a tributação dos veículos eletrificados teve início em 2023, quando o governo começou a reimplementar o imposto de importação sobre modelos híbridos e elétricos.

Em 2025, o Gecex adiantou para janeiro de 2027 a aplicação da alíquota cheia para kits CKD e SKD. Uma cota temporária com isenção de impostos foi criada para o período de agosto de 2025 a janeiro de 2026. A partir de julho, os carros elétricos importados montados estarão sujeitos à alíquota de 35%, enquanto os kits continuam com a cota zero por mais seis meses.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.