Conecte-se Conosco

Sem categoria

Em Portugal, Fado Bicha tira o tradicional gênero do armário

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O fado português vem se modernizando e ganhando nova cara

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) – Os característicos acordes da guitarra antecipam que está começando um fado. O intérprete não demora a soltar o vozeirão. “No Mercado da Ribeira, há um romance de amor. Entre o André, que é peixeiro, e o Chico, que é pescador.”

De barba por fazer, envergando um casaco de oncinha, cílios postiços e muito glitter, Lila Fadista entoa a canção sobre a tórrida história de dois homens.

Juntos, Lila e o guitarrista João Caçador formam o Fado Bicha, uma das sensações da noite alternativa lisboeta (e que tem cada vez mais espaço fora dela).

Gênero conhecido pela sisudez dos intérpretes e pelo tom melancólico das canções, o fado português ganha uma inesperada leveza ao incorporar temas e experiências do universo LGBT.

“O fado, e a música portuguesa em geral, não costumam ter muito espaço para a diversidade. Quisemos contar as nossas próprias experiências e a de outros que antes não se sentiam representados”, diz o cantor Tiago Lila, que nos palcos adota a alcunha de Lila Fadista, a performática voz da dupla.

Lila conta que chegou a se inscrever na escola de fado da Mouraria, uma das mais tradicionais instituições na formação dos fadistas em Portugal, mas que acabou desistindo por não se encaixar nos padrões esperados por quem se envereda pelo gênero musical.

Decidiu então se aventurar num projeto solo, cantando a capela versões com mais diversidade de fados tradicionais. Em uma das apresentações, ele acabou conhecendo o guitarrista João Caçador. Completava-se assim, há cerca dois anos, o Fado Bicha.

A dupla lançou seu primeiro videoclipe em abril, batizado de “Namorico do André”. Trata-se de uma versão gay de “Namorico da Rita”, imortalizado na voz de Amália Rodrigues, maior referência do fado.

Além de conter cenas picantes do amor de André e Chico, a produção incorpora várias referências ao universo LGBT. Uma das locações do vídeo é o bar Finalmente, point gay na região do Príncipe Real, espécie de Frei Caneca lisboeta.

Além de temáticas relacionadas ao mundo gay, o Fado Bicha também aposta em letras politizadas e com crítica social.

Em “Lisboa, não Sejas Racista”, uma versão da famosa “Lisboa, não Sejas Francesa”, também celebrizada por Amália Rodrigues, a dupla relembra episódios de violência policial e discriminação contra negros e imigrantes. Mais leve, a versão de “Nem às Paredes Confesso” acabou como “Crónica de um Maxo Discreto”.

A dupla se prepara agora para divulgar também canções originais. O guitarrista João Caçador diz admirar a maior diversidade da música brasileira, e enumera as diversas ligações que o projeto tem com o Brasil.

“O primeiro show foi no bar de um brasileiro. Muitas das pessoas que nos apoiam desde o início são brasileiros que vivem aqui em Lisboa”, conta o músico.

Embora esteja há muito tempo associada à homossexualidade, especialmente no Brasil, a palavra bicha também significa fila em Portugal. Anos de contato com músicas, novelas e muitos imigrantes fizeram com que essa conotação ao mundo gay atravessasse cada vez mais o Atlântico.

“Nós já nos acostumamos a usarem ‘bicha’ como um insulto, especialmente relacionado a um homem gay que tem características que são consideradas femininas. Quisemos nos apropriar disso, subverter essa lógica e tornar isso algo transgressor”, diz.

Por Notícias ao Minuto

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Sem categoria

Bolsonaro tem infecção controlada e deve receber alta nesta sexta-feira

O quadro infeccioso foi controlado e Bolsonaro receberá pela última vez o tratamento endovenoso de antibióticos.

Publicado

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve receber alta nesta sexta-feira (17) após internação em São Paulo desde o dia 6 de maio para tratar um diagnóstico de erisipela, infecção bacteriana que atinge a pele e pode causar inflamação, e dor abdominal.

Segundo boletim divulgado pelo hospital Vila Nova Star nesta quinta-feira (16), o quadro infeccioso foi controlado e Bolsonaro receberá pela última vez o tratamento endovenoso de antibióticos.

Devido à internação, Bolsonaro chegou a cancelar todas as agendas de maio. Ele tinha compromissos em diferentes estados relacionados a lançamentos de pré-candidaturas para as eleições deste ano.

O ex-presidente foi transferido para a capital paulista após ter sido internado no dia 5 de maio em Manaus para tratar os sintomas de erisipela. Ele estava na região para uma série de eventos, que incluíram um encontro do PL Mulher ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro. No dia anterior, o político já havia procurado assistência médica para tratar da infecção, mas deixou o local para continuar a agenda.

Em Manaus, ele participou de evento para lançamento da pré-candidatura pelo PL do deputado federal Capitão Alberto Neto para a Prefeitura de Manaus e recebeu a visita do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).

“Quando cai a imunidade da gente, por problemas mais variados, a erisipela é comum de acontecer, então já estou medicado, tranquilo, pronto para outra aí”, afirmou Bolsonaro em vídeo publicado na tarde de sábado por Alberto Neto.

A transferência para São Paulo ocorreu porque o ex-presidente sentiu também sintomas de obstrução intestinal, quadro que o político costuma tratar no Vila Nova Star, na capital paulista.

Bolsonaro já havia tratado o quadro no hospital em setembro de 2023, quando médicos do aventaram a possibilidade de fazer uma cirurgia de correção de alças intestinais para tratar o mau funcionamento do intestino. Na ocasião, porém, o procedimento não ocorreu porque os médicos consideraram que o ex-presidente tinha “função intestinal adequada”, sem obstrução.

Distúrbios digestivos têm se tornado comuns no quadro de saúde do ex-mandatário e podem estar relacionados com traumas como a facada desferida contra o político em 2018 e com a realização de cirurgias anteriores. Sintomas comuns da obstrução intestinal são dor, inchaço e perda de apetite.

Já a erisipela é um tipo de infecção bacteriana que atinge a pele e causa uma inflamação. Em geral, as bactérias costumam entrar no organismo por meio de algum ferimento e se instalam nas camadas superficiais de pele e gordura.

As alterações na pele mais comuns são vermelhidão, inchaço e dor. Outros sintomas como febre e calafrios também podem ocorrer. Além da medicação, repouso e a manutenção da região elevada também costumam ser indicados para o tratamento da doença.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Sem categoria

Programa Ponto a Ponto(03Abr24)

Publicado

em

Acompanhe o Programa Ponto a Ponto com o Jornalista Silva Lima, desta Quarta-feira, 03 de Abril de 2024.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Sem categoria

Haddad diz que MP do hedge cambial vai abarcar três propostas para destravar crédito no Brasil

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 27, que a medida provisória do novo hedge cambial vai abarcar três propostas para destravar o mercado de crédito no Brasil. A expectativa é de que as medidas seja anunciadas na semana que vem.

De acordo com Haddad, a primeira medida propõe a criação de um mercado secundário de recebíveis imobiliários no País. “O banco financia uma casa e ele pode pegar os títulos de recebíveis dessa casa financiada e que tem imóvel como garantia e repassar para liberar seu balanço para novo financiamento. Este tipo de mecanismo, que é comum em todo mundo, é raro no Brasil, isso vai alavancar muito a construção civil”, explicou o ministro.

A segunda proposta, de acordo com Haddad, prevê a renegociação de dívidas dos beneficiários pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o programa de socorro a empreendedores e companhias de pequeno porte.

“Foi um programa bem sucedido, mas tinha uma trava de negociação inaceitável. Então hoje tem muita gente inadimplente que não consegue renegociar suas dívidas. E penso que é um defeito do Pronampe que precisa ser corrigido pelo atual governo”, disse Haddad.

A última medida mencionada pelo ministro diz respeito à criação de uma linha de microcrédito para pessoas que recebem Bolsa Família, mas querem empreender e se emancipar do programa de transferência de renda.

Fonte:ESTADAO CONTEUDO

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!