Conecte-se Conosco

Educação

Provas do Enem foram todas impressas

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Ao todo, foram impressas 10,3 milhões de provas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram todas impressas e metade delas já foi remetida aos locais de aplicação. “Acabou o risco de não ter Enem”, enfatizou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Mais de 5 milhões de pessoas farão o exame em 14 mil locais de aplicação de provas.

Ao todo, foram impressas 10,3 milhões de provas. A primeira remessa, de 408 mil provas, foi enviada no dia 3 de outubro, para locais de difícil acesso do Pará e Bahia. Outros malotes seguiram para Rondônia, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso. Os materiais estavam sob a guarda do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasilieiro, em Osasco (SP). 

Em café da manhã com jornalistas, na manhã de hoje (10), o ministro ressaltou que apesar dos problemas enfrentados com a gráfica neste ano, o cronograma está sendo seguido e a prova está garantida. “Não teve problema nenhum com a gráfica”, ressaltou Weintraub. 

No início deste ano, a empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato para a impressão do Enem, decretou falência. O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, em abril, a contratação de nova gráfica. Foi escolhida a Valid S.A., garantindo a impressão das provas. A Valid era a gráfica seguinte na ordem de classificação na licitação realizada em 2016.

Neste ano, a contratação da segunda colocada foi autorizada pelo TCU para que a prova pudesse ser impressa a tempo, segundo o ministro. Para 2020, será feita uma nova licitação. O processo para a elaboração de novo edital está em andamento, segundo o Inep.

A prova deste ano será focada em questões que avaliem objetivamente o aprendizado dos estudantes, segundo o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes. “A prova foi produzida da mesma forma dos anos anteriores. O que houve foi uma orientação para que [as questões] focassem na aprendizagem”, diz.

Após polêmica envolvendo questões do Enem no ano passado, o Inep criou, no início deste ano, um grupo responsável por “identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais” e, com base nessa análise, recomendar que tais itens não fossem usados na montagem do Enem 2019.

Lopes afirmou que nem ele nem o ministro tiveram acesso às provas que serão aplicadas em novembro. 

Para colocar o Enem de pé é necessária uma megaoperação de logística e segurança. São 400 mil profissionais envolvidos em todo o processo da avaliação. Só a operação de transporte dos malotes envolve 31 mil colaboradores, a maioria, agentes de segurança pública. São 4,2 toneladas de papéis, transportados em 3.746 contêiners levados em aviões, carretas e barcos.  Com informações da Agência Brasil

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

Publicado

em

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2024 será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (19) o. A lista será disponibilizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; o resultado da lista deve ser divulgado em 13 de setembro.

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Núcleo de Gestão em Projetos Sociais (NGPS) da Univasf realiza simpósio sobre agricultura familiar em Petrolina

Publicado

em

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Núcleo de Gestão em Projetos Sociais (NGPS) da Univasf realiza o “I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar”. O evento acontecerá na Biblioteca da Univasf, no Centro de Petrolina, voltado à comunidade acadêmica, agricultores das Vilas Produtivas Rurais (VPRs) e representantes de instituições.

A programação do simpósio conta com palestras e sessões temáticas que abordarão o desenvolvimento sustentável no Semiárido Brasileiro. Serão apresentadas as experiências na agricultura familiar vivenciadas e desenvolvidas nas VPRs do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no semiárido. O simpósio é uma realização do NGPS, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Univasf.

“Apresentar à sociedade essas vivências é importante para a disseminação do conhecimento, para ampliar e fomentar o debate e promover uma reflexão dos desafios futuros e das oportunidades existentes que impulsionam a Agricultura Familiar nesse cenário que vêm sendo construído a partir da execução dessa, que é a maior obra de infraestrutura hídrica da história do nosso país, e que apresenta um papel social e econômico tão relevante quanto, ou até maior, que a extensão dos canais construídos”, enfatiza Leonardo Cavalcanti, coordenador técnico do NGPS.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Veja as vagas mais disputadas do Enem dos Concursos

Publicado

em

O MGI (Ministério da Gestão e Inovação) divulgou nesta segunda-feira (19) o número de candidatos por vaga aberta pelo CNU (Concurso Nacional Unificado), realizado no domingo (18).

A mais concorrida entre todas as áreas foi a de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, vinculada ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com somente uma vaga ofertada para um total de 28.534 inscritos.

Em sequência, estão os cargos de Analista Administrativo da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), que aceitava profissionais de qualquer área do conhecimento, com 226.481 inscritos para 9 vagas (pouco mais 25 mil por vaga), e de Técnico em Assuntos Educacionais do MGI, com 44.262 inscritos para duas vagas (pouco mais 22 mil por vaga).

Veja as vagas mais concorridas de cada bloco:

Analista de Planejamento, Gestão e Infra. em Info. Geográficas e Estatísticas do IBGE: 28.534 inscritos para uma vaga (Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias)

Analista Administrativo (qualquer área do conhecimento) da Previc: 25.164,6 candidatos por vaga. Foram 226.481 inscritos para 9 vagas (Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública)

Técnico em Assuntos Educacionais, MGI: 22.131 candidatos por vaga. Foram 44.262 inscritos para duas vagas (Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 18.216,8 por vaga. Foram 182.168 inscritos para 10 vagas (Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor)
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MGI: 9.923,8 candidatos por vaga. Foram 49.619 inscritos para um total de 5 vagas (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas)

Tecnologista em Info. Geográficas e Estatísticas do IBGE: 8.208,3 inscritos por vaga. Foram 24.625 candidatos para apenas 3 vagas. (Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, IBGE: 5.018,0 candidatos por vaga. Foram 200.721 inscritos para 40 vagas (Bloco 8 – Nível Médio)

A primeira edição do concurso foi marcada por um índice de abstenção de 52,5%, mas sem relatos de atrasos na aplicação, vazamentos e outros problemas na organização.

Em declaração na noite deste domingo, a ministra Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) afirmou que quase 1 milhão de pessoas participaram do CNU. Isso representa menos da metade de pessoas fazendo a prova, tendo em vista que foram 2,1 milhões de inscritos.

O concurso, dividido em duas provas, uma na parte da manhã e outra da tarde, foi concluído às 18h do domingo.

Entre 9h e 11h30, os concurseiros enfrentaram uma bateria de questões discursivas, específicas para cada um dos oito blocos, e uma prova objetiva de conhecimentos gerais, comum a todos. Na parte da tarde, entre 14h30 e 18h, os candidatos responderam a perguntas específicas de cada bloco.

O gabarito das provas está previsto para ser divulgado na terça-feira (20), e os cadernos de resposta já foram liberados às 20h do mesmo dia da prova.

Foto Shutterstock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!